Ex-secretário de Floripa acusado de corrupção ganha liberdade pelo STJ
O ministro Antonio Saldanha Palheiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ordenou a soltura nesta sexta-feira, 23, de Ed Pereira (foto), ex-secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis. O secretário, um dos nomes fortes do prefeito Topázio Neto (PSD), havia sido preso pela operação Presságio, por suspeita de participação em um esquema de corrupção....
O ministro Antonio Saldanha Palheiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ordenou a soltura nesta sexta-feira, 23, de Ed Pereira (foto), ex-secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis. O secretário, um dos nomes fortes do prefeito Topázio Neto (PSD), havia sido preso pela operação Presságio, por suspeita de participação em um esquema de corrupção.
Na segunda fase da operação, levada a cabo pela Polícia Civil catarinense em 29 de maio, Pereira estaria no centro de um esquema voltado para pagamentos indevidos ao poder público para a participação em eventos. O grupo que ele comanda ainda estaria envolvido em um esquema para produzir notas fiscais frias em nome da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) da capital.
A polícia acusa Ed dos crimes de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e emissão de notas fiscais falsas — se valendo de dados da sua esposa, Samantha Brose, que tinha recebido parte do valor das transações suspeitas..
A soltura do ex-secretário é um alívio para Topázio Neto, que busca a reeleição na capital catarinense. Liderando as pesquisas de intenção de voto, o atual prefeito tem atualmente o apoio dos bolsonaristas na cidade. O PL levará também a vice na chapa de Topázio, com a hoje vereadora pela cidade, Maryanne Matos.
Ao atrair parte da ala bolsonarista — e, inevitavelmente, alienar parte do eleitorado que se identifica como antibolsonarista — o PSD também conseguiu mostrar influência ao ter o apoio do governador Jorginho Mello. O envolvimento do secretário no esquema de corrupção pode estragar seus planos.
Os principais concorrentes do atual prefeito vêm da esquerda. O Psol concluiu lançou o deputado estadual por Santa Catarina Marquito ao cargo de prefeito de Florianópolis. O PT quase na na mesma hora fechou questão sobre uma candidatura própria com Vanderlei "Lela" Farias.
Leia mais em Crusoé: Na capital catarinense, esquerda vai rachada às urnas
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Amaury G Feitosa
2024-08-24 08:53:06Os corruptos infelizmente mandam e desgovernarm este pardieiro que chamam república ... a prova é que os ladrões da Laca Jato menos um mero boi de piranha que não é político voltou pra cana ... na farra chefões do trafico humilharam a nação saindo de táxi da cadeia para o Paraguai ... haja lixo !!!
SONIA ADONIS FIORAVANTI
2024-08-24 08:44:18Bandido bom tem sempre blindagem
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2024-08-23 18:48:43JUSTIÇA DE MERDA. A POLÍCIA PRENDE E A JUSTIÇA??? SOLTA.