Ex-deputado flagrado com R$ 1,9 milhão vira réu por lavagem de dinheiro
Flagrado pela Polícia Federal com 1,9 milhão de reais escondidos em caixas de aparelhos de televisão e sacos plásticos, o ex-deputado Adail Carneiro (foto) tornou-se réu por lavagem de dinheiro. O ex-parlamentar cearense está preso desde novembro, quando policiais federais o surpreenderam com o dinheiro na sede de uma empresa de locação de veículos em...
Flagrado pela Polícia Federal com 1,9 milhão de reais escondidos em caixas de aparelhos de televisão e sacos plásticos, o ex-deputado Adail Carneiro (foto) tornou-se réu por lavagem de dinheiro.
O ex-parlamentar cearense está preso desde novembro, quando policiais federais o surpreenderam com o dinheiro na sede de uma empresa de locação de veículos em Fortaleza, durante a Operação Km Livre 2.
Na denúncia, o procurador da República Luiz Carlos Oliveira Júnior afirmou que, embora Carneiro tenha admitido ser o dono dos recursos, ele não detalhou a origem da verba ou seu destino, o que indica a prática de lavagem de dinheiro.
"Quem ganha recursos licitamente e tem um mínimo de raciocínio crítico, sobretudo a partir de uma atividade empresarial, não deixa simplesmente 'parados' e 'ocultados' 2 milhões de reais em espécie, em um pequeno quarto do seu escritório. Muito menos o guarda dentro de uma caixa de papelão", argumentou o procurador.
Ao aceitar a denúncia, o juiz federal Danilo Fontenele Sampaio Cunha afirmou que a peça está “lastreada em elementos indiciários concretos” e ressaltou a prisão em flagrante do ex-deputado, convertida em preventiva posteriormente.
“Da leitura dessa peça, percebe-se narrar ela a conduta atribuída ao denunciado, descrevendo a contento os fatos cuja responsabilidade criminal lhe é imputada, identificando de forma suficiente a sua ligação com as supostas práticas delitivas, permitindo-lhe o exercício do direito de ampla defesa, não havendo de se falar em sua inépcia”, anotou o magistrado.
Carneiro está entre os alvos de uma investigação que mira fraudes na contratação de serviços de locação de veículos e motocicletas, com desvio de recursos públicos, fraudes em licitações e lavagem de capitais. Na primeira fase da operação, a PF apreendeu quase 6 milhões de reais no cofre de uma empresa ligada ao ex-parlamentar. Segundo o Ministério Público Federal, outras denúncias devem ser apresentadas à Justiça em decorrência da apuração.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
José
2021-01-04 10:14:08Fosse do núcleo duro da democracia de compadrio estaria solto. Como foi parlamentar inexpressivo, serve como boi de piranha, para tirar a atenção da gatunagem estrelada que, mesmo flagrada com mais de R$ 50 milhões de dinheiro vivo acondicionados em malas num apartamento, consegue benefícios da justiça.
Cesar
2021-01-03 16:24:09Estes barrabostas FDP tinham que parar naqueles cárceres que foram feitos pra 2 presos e que estão hospedando 10. É ralacu na certa pra estes porras de merda!
Ageu
2021-01-02 18:36:14Já já o seu amiguinho Gilmar vai resolver tudo. O grande protetor dos corruptos e lavradores em apuros.
SÉRGIO
2021-01-02 12:44:01Ô ex-deputado Adail Carneiro, pode ficar tranquilo, é só entrar com um pedido lá pro Gilmarzão que ele tira essa no peito ...
Antonio
2021-01-02 11:47:44E nada acontecerá por que no Brasil, nem os condenados em Segunda instância vão para a cadeia.
MARCOS
2021-01-02 11:15:16Esses são os fascínoras que elegemos para nos representar.
Nilson
2021-01-02 09:00:04Pilantras como este mereciam prisão perpétua, mas em se tratando de Brasil cuja pena máxima é 30 anos não ficará nem 10 anos preso e o restante da grana roubada pulverizado com terceiros pra nunca mais ser encontrada.
Assis Lacerda
2021-01-02 08:35:23Apertem mais que ele falará e, assim, grande parte da cúpula da política podre do Ceará cairá. Fala Adail!
Jose
2021-01-02 08:33:43Certamente um Bozista. Tem a mesma origem do presidente genocida (PP).