Lula Marques/Agência PT

Ex-assessores acusam Joice de criar perfis para atacar adversários; deputada rebate

05.06.20 15:54

Ex-assessores de Joice Hasselmann acusam a deputada do PSL de ordenar a criação de perfis falsos nas redes sociais para elogiá-la e disseminar ofensas e fake news contra adversários políticos. As informações são da CNN.

Em áudio atribuído à Joice, ela determina a elaboração de um vídeo para atacar a deputada bolsonarista Carla Zambelli. “Faz um videozinho bem curtinho aí e bota a cara da Carla com áudio e faz um sarcasmo… Viu? Todo mundo sacou que Lula e Bolsonaro são a mesma coisa, até o PT ajudando contra Moro. Vai nessa linha”, teria orientado a deputada a um assessor.

Ao ser ouvida sobre o caso, Zambelli afirmou que o vídeo mencionado foi publicado no Twitter de Joice e continha falas distorcidas. “É um áudio que mandei para o Tome Abduch falando sobre o Plano Mansueto. Quer dizer, olha só, eu falo ‘já falei com ele, está tudo bem, tudo certo, podem ficar tranquilos, até o PT está ajudando’. Ela pegou esse áudio e transformou em outro, colocando: ‘já falei com ele (como se eu estivesse falando com o presidente da República), até o PT está ajudando a tirar o Moro’”, disse.

Outro áudio obtido pela CNN mostra Joice voltando a artilharia contra Bia Kicis. “A gente precisa criar aí uma hashtag Beatriz a Sórdida, é… Vou para o ataque com essa vagabunda. Bia sórdida. Bia sórdida, Bia Kicis sórdida. Uma coisa assim”, explicou. 

Os assessores entrevistados alegam que a cobrança pela criação de contas falsas para disseminar as ofensas e ataques era frequente. “Teve uma época que ela pediu para a equipe toda fazer pelo menos cinco perfis em cada rede social”, disse uma funcionária, que pediu para não ser identificada. Em outro caso, a ordem da deputada teria sido pelo uso das contas para elogiar sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo.

Havia, contudo, dificuldade para implementar as ações. Isso porque novos perfis exigem a vinculação de números telefônicos. Estes, por sua vez, são registrados somente com a apresentação de CPF.

Em um áudio, uma das ex-funcionárias explica a um interlocutor que, para gerar a documentação necessária, recorreria a um programa específico. “É um site que gera CPFs que não são reais e que dá para usar; porque o CPF tem uma lógica, né? O número. Não dá para a gente simplesmente colocar 1,2,3,4,5,6. E aí esse site gera CPF válido e… a gente pode cadastrar os chips com esses CPFs e não se fuder”.

Nas redes sociais, Joice rebateu as acusações. “Acabo de assistir a denúncia patética e mentirosa da @CNNBrasil (a mando do governo) que usou montagens para simular conversas com ‘assessores’ meus. Na super denúncia aparecem dois ‘assessores’ mascarados, no escuro falando uma sequência de mentiras ensaiadas”, escreveu.

A parlamentar argumentou que o assunto é “requentado” e os áudios, “forjados”. Ela ainda apresentou prints de conversas para demonstrar a distorção. “A troca de mensagens (VEJAM O PRINT) é claramente uma MONTAGEM. É sempre alguém dizendo que eu disse isso ou aquilo. É mais um crime cometido pela milicia digital do governo @jairbolsonaro. Mais uma FAKE NEWS! Vocês não vão escapar da CPI, nem do STF, canalhas”.

Mais notícias
Assine agora
TOPO