EUA vão designar Cartel de los Soles como organização terrorista
Organização criminosa é liderada pelo "ilegítimo" Nicolás Maduro, segundo Marco Rubio
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou no domingo, 16, que o governo dos Estados Unidos irá declarar o Cartel de los Soles, liderado pelo "ilegítimo" Nicolás Maduro (foto), como organização terrorista.
"Departamento de Estado pretende designar o Cartel de los Soles como uma Organização Terrorista Estrangeira (FTO, na sigla em inglês). Liderado pelo ilegítimo Nicolás Maduro, o grupo corrompeu as instituições governamentais na Venezuela e é responsável pela violência terrorista realizada por e com outras FTOs designadas, bem como pelo tráfico de drogas para os Estados Unidos e a Europa", escreveu Rubio no X.
O governo Trump acusa Maduro e outros integrantes do alto escalão do Estado venezuelano de comandarem o Cartel de los Soles.
Leia também: Trump vai conversar com Maduro?
Organização Terrorista Estrangeira
Segundo a Casa Branca, as designações Organizações Terroristas Estrangeiras (FTOs) e Terroristas Globais Especialmente Designados (SDGTs) fornecem às forças de segurança americanas ferramentas adicionais para tornar os Estados Unidos mais seguros.
Pelo menos oito cartéis de drogas já foram designados FTOs.
São eles: Tren de Aragua, Mara Salvatrucha (MS-13), Cartel de Sinaloa, Cartel de Jalisco Nueva Generación (CJNG), Cartel del Noreste (CDN), La Nueva Família Michoacán, Cartel do Golfo e Carteis Unidos.
Em uma ordem executiva de 20 de janeiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que "os cartéis controlam, na prática — por meio de uma campanha de assassinatos, terror, estupro e força bruta — quase todo o tráfico ilegal através da fronteira sul dos Estados Unidos".
Leia também: Dias de Maduro à frente da Venezuela estão contados, diz Trump
Maduro e o Cartel de los Soles
Os Estados Unidos anunciaram em 25 de julho a designação do Cartel de los Soles, da Venezuela, como apoiador de “organizações terroristas estrangeiras”.
Em publicação no X, o Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental acusou o ditador Nicolás Maduro de gerenciar o cartel que financia o grupo criminoso venezuelano Trem de Aragua e o cartel mexicano de Sinaloa.
“Os Estados Unidos estão sancionando o Cartel de los Soles, sediado na Venezuela, por apoiar as organizações terroristas estrangeiras Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa, designadas pelos EUA.
Gerenciado pelo ditador Nicolás Maduro, esse grupo apoia terroristas que invadem nosso país para traficar drogas, enriquecer e infligir violência às comunidades americanas. Com essa designação, os Estados Unidos usarão todos os recursos à nossa disposição para impedir que Maduro continue lucrando destruindo vidas americanas e desestabilizando nosso hemisfério”.
Na prática, a decisão do governo americano permite o congelamento de bens de membros do cartel que estejam sob a jurisdição americana ou em bancos internacionais que cooperem com os EUA.
O governo americano também aumentou de 25 milhões de dólares para 50 milhões de dólares a recompensa por informações que levem à prisão de Maduro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)