Estados processam Trump e construção do muro deve atrasar
Quatro dias após o presidente americano Donald Trump (foto) declarar uma emergência nacional para construir um muro na fronteira com o México, dezesseis estados americanos entraram com um processo na Justiça para impedir o desvio de recursos para esse fim. O argumento central dos estados é o de que o presidente não tem o poder...
Quatro dias após o presidente americano Donald Trump (foto) declarar uma emergência nacional para construir um muro na fronteira com o México, dezesseis estados americanos entraram com um processo na Justiça para impedir o desvio de recursos para esse fim.
O argumento central dos estados é o de que o presidente não tem o poder de realocar fundos uma vez que é o Congresso que determina o destino dos gastos públicos.
Outras críticas a Trump falam de abuso de poder e xenofobia. "O presidente Trump está fabricando uma crise e declarou uma emergência nacional com o objetivo de acumular poder e minar a Constituição", disse o governador democrata Gavin Newsom, da Califórnia, que está liderando a coalizão de estados contra o presidente. “Em vez de se concentrar em combater as vulnerabilidades reais que os americanos enfrentam, o presidente está usando os poderes do mais alto cargo dos Estados Unidos para atiçar as chamas do nativismo e da xenofobia."
Com a declaração de emergência nacional, Trump pode se apropriar de 8 bilhões de dólares que tinham outros fins para erguer o muro. A disputa na Justiça, contudo, deve atrasar os planos. "Esse processo provavelmente irá atrasar a declaração de emergência por anos", diz Kevin Johnson, reitor da Escola de Direito da Universidade da Califórnia, em Davis.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Ruy A
2019-02-19 20:18:23Algum assessor precisa arrumar outro assunto para o Thrump ter o que fazer. Bater de frente com esse muro não vai mais adiantar.
Cirval
2019-02-19 18:46:56Esse sujeito tem sorte que a geração de empregos vem se comportando em ordem crescente desde governos anteriores e tem atingido ótimos índices. Se os governos anteriores tivessem deixado o país da forma que o Lula deixou o Brasil, ele estaria em palpos de aranha.
Nilo Wander O. Aguia
2019-02-19 13:55:02As últimas manchetes que enfocam algumas das ’maiores autoridades’ por este mundo afora, assustam pelas suas infantilidade, arroubos e mediocridades. Espantoso o que colocam como prioridade de um povo, de uma nação. Está muito baixo o nível, lá e cá. Rezemos, pô!
MARCIO
2019-02-19 13:03:42É só a Suprema Corte entrar em ação para baixar a bola do Estados esquerdistas que querem impedir a proteção do povo americano.
Flávio
2019-02-19 12:48:18Lá como cá a esquerda atua ativamente contra o país. Vai ser complicado o congresso americano redefinir o papel do presidente.
Elisandro
2019-02-19 12:42:12Adoro o Trump mas nesta questão ele está errado. Tem que ter outras formas de controle. Mesmo que erga o muro o próximo presidente vai destruílo. Perda de tempo.