'Esse STF não se destrói, não se verga e não se fecha', diz Cármen Lúcia
Após os atos de Sete de Setembro pregarem a destituição de ministros, Cármen Lúcia (foto) afirmou nesta quinta-feira, 9, que o Supremo Tribunal Federal não se "destrói", se "verga" ou se "fecha", porque a corte é "a projeção da Justiça". A ministra discursou ao final da sessão plenária, em homenagem a Luiz Fux, que completa...
Após os atos de Sete de Setembro pregarem a destituição de ministros, Cármen Lúcia (foto) afirmou nesta quinta-feira, 9, que o Supremo Tribunal Federal não se "destrói", se "verga" ou se "fecha", porque a corte é "a projeção da Justiça".
A ministra discursou ao final da sessão plenária, em homenagem a Luiz Fux, que completa um ano à frente do STF nesta sexta-feira, 10. O pronunciamento aconteceu depois de Jair Bolsonaro divulgar uma declaração à nação em que diz que jamais teve a intenção de agredir quaisquer poderes.
Cármen Lúcia ressaltou que os tempos não são fáceis, mas lembrou que "tempestade não é para timoneiro fácil, nem para timoneiro fraco". "É um ano de calendário, mas seria uma vida se fosse para ser contada. Um tempo nada fácil. Tranquilidade não é nome que se usa para esses dias, mas Vossa Excelência tem a força adequada para a demanda deste tempo", comentou.
Após a ofensiva de Jair Bolsonaro contra Alexandre de Moraes, relator dos inquéritos que apuram a difusão de fake news e a organização de atos antidemocráticos, a ministra disse que nenhum juiz atacado no exercício de seu cargo é "atingido isoladamente".
"Qualquer afronta atinge a todos. O trabalho é de todos porque somos um STF. Sob a presidência de Vossa Excelência [Luiz Fux], persistimos, porque a Justiça é permanente e necessária e o Brasil é mais que uma pessoa ou um ato de voluntarismo", emendou.
Cármen Lúcia acrescentou que Fux segue o histórico de compromisso com a verdade processual "em tempos de mentiras que contaminam endemicamente". "Neste país de tantas chagas e lutos, neste momento trágico da nossa história, ao poder Judiciário cabe atuar em seu limite e em sua função para suprir o desalento e a angústia social que assombram o cidadão que reclama por justiça e liberdade."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ricardo
2022-02-24 15:37:17É uma COMEDIANTE
NEWTON JOSE DOS SANTOS
2021-09-11 11:53:52Já vi este filme. Chama-se "ILHA DA FANTASIA"
Carlos Renato Cardoso da Costa
2021-09-10 11:14:42Os ministros podem descer dos seus majestosos cavalinhos. Não pelo ataque mais forte ter partido de um bando de ensandecidos que faz com que o Brasil aprove o trabalho do STF. Eu, por exemplo, não esqueço a virada de casaca da sra. Cármen Lúcia no julgamento da parcialidade do Moro, sob pressão do Gilmar.
Marcos Rezende Souza
2021-09-10 07:36:21Carminha a maior decepção do Supremo. Subjugada ao Gilmar, o dono do STF, COM A COMPLACÊCIA
Joao
2021-09-10 03:06:57"porque a corte é 'a projeção da justiça' ". Realmente o STF projeta todos males dos juízes das várias instâncias. Venda de sentenças, aceitação festiva de viagens e estadias grátis, liberação da prisão de pessoas com quem tem vínculos, inanição para que crimes de pessoas graúdas prescrevam, desprezo pelas pessoas comuns que sofreram danos de pessoas ricas, etc Carmen Lúcia tem apego as benesses do cargo, ficará até completar os 75 anos.
Geraldo
2021-09-10 01:58:18Que este STF seja capaz de resistir, que a erva daninha na presidência do país seja dela retirada para que o país possa seguir seu destino com resiliência e dignidade para superar este momento tão difícil. Que este STF Cujas chagas, nada dignas e posturas anti democráticas e irresponsáveis, se minimizam diante do personagem nocivo, incapaz e medíocre do presidente, reflita sobre sua grande responsabilidade e desempenhe dignamente seu papel.
Ivan Lima
2021-09-10 00:22:03Não se destrói, não se verga e não se fecha......Mas negocia, muda voto.... Não enganas mais ninguém, Carminha!
Olivia
2021-09-09 22:23:16Essa mudou de categoria. Suas palavras soam vazias agora.
Silvana
2021-09-09 22:00:48Passou o tempo em que a Carmem tinha alguma credibilidade.
Vera
2021-09-09 21:49:21Deixa de ser hipócrita, Carmem Lúcia, vergonha pra nós mineiras.