Escolha de novo corregedor causa apreensão no MPF
A eleição do próximo corregedor-geral do Ministério Público Federal, que ocorrerá em outubro, causa apreensão entre procuradores que estão ou já atuaram na linha de frente de investigações mais sensíveis envolvendo a elite política e econômica do país. O receio é de que se o nome escolhido for alinhado ao procurador-geral da República, Augusto Aras...

A eleição do próximo corregedor-geral do Ministério Público Federal, que ocorrerá em outubro, causa apreensão entre procuradores que estão ou já atuaram na linha de frente de investigações mais sensíveis envolvendo a elite política e econômica do país.
O receio é de que se o nome escolhido for alinhado ao procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), a Corregedoria do MPF possa virar um instrumento para perseguir com procedimentos disciplinares quem contraria os interesses do PGR, a exemplo do que já tem ocorrido no Conselho Nacional do Ministério Público, o CNMP.
É no CNMP que tramita, por exemplo, o procedimento disciplinar no qual o corregedor Rinaldo Reis, próximo de Aras, defendeu a demissão dos procuradores da extinta força-tarefa da Lava Jato do Rio de Janeiro porque eles distribuíram um comunicado à imprensa com informações sobre uma denúncia ajuizada contra os ex-senadores Romero Jucá e Edison Lobão, ambos do MDB.
A atual corregedora-geral, Elizeta de Paiva Ramos, que deixa o cargo no próximo mês, já desagradou a Augusto Aras quando inocentou três procuradores do antigo núcleo da Lava Jato na PGR acusados de vazamento de informações relacionadas às delações da Odebrecht e OAS, que citam o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Depois que Elizeta apontou indícios envolvendo um assessor direto de Aras no episódio do suposto vazamento, o PGR fez uma manobra para levar a apuração para o CNMP, onde o procedimento voltou para a estaca zero nas mãos do corregedor Rinaldo Reis.
O nome preferido de Aras para substituir Elizeta é o da subprocuradora Célia Regina Delgado, que coordena o gabinete encarregado de apurar casos relacionados à pandemia e é muito próxima da subprocuradora-geral Lindôra Araújo, braço-direito do PGR.
A eleição é feita por meio de lista tríplice definida pelos membros do Conselho Superior do MPF. A escolha final entre os três mais votados cabe a Aras. Hoje, o conselho formado por dez integrantes tem uma situação de equilíbrio, com cinco membros de oposição e cinco que apoiam o procurador-geral, que dá o voto de minerva em caso de empate.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Lucia
2021-09-28 15:05:11Depois do STF, a PGR. Sem falar no MPF e na PF que foram desmantelados! Nossas instituições nunca foram tão ruins!
Jose
2021-09-27 09:16:48Aparentemente ainda ha muares que pensam que o Bozismo é diferente do Petralhismo, kkkkkkkkkkkk. Quanta indigência intelectual. São criaturas bestializadas por uma ideologia necrófila.
Albino
2021-09-27 09:01:44Mais uma instituição que está manchada. #ForaAras
Jan
2021-09-27 08:22:27Tsc, tsc, tsc...coisas da RBUC, Republiqueta Unidos pela Corrupção...
MARCELO
2021-09-26 23:04:15Bolsonaro conseguiu acabar com a PGR. Os criminosos poderosos estão felizes.
Elcio Morais de Oliveira
2021-09-26 22:53:23Aras é uma vergonha, Não à toa é um protetor de Bolsonaro.
Regina
2021-09-26 22:32:20Lamentável!Cargos de poder usados para fins vergonhosos.Eterno “toma lá dá cá”!
MARIA 2
2021-09-26 17:59:43Qual a razão da surpresa? Aras foi indicado por Bolsonaro e aprovado pelo Senado, sob os aplausos de ministros do STF e STJ e da maioria dos políticos de todos os partidos, exatamente para garantir que os grandes corruptos continuem livres, leves e soltos e que todos os que lutam contra a corrupção sejam severamente punidos. O que se pode esperar de um dos assassinos da Lava-Jato? Não é à toa que os corruptos de todos os poderes sonham com Aras no STF.
Odete6
2021-09-26 15:02:28Sásinhora.... estamos nos tornando o país das """instituições de mentirinha""": existem mas são fakes!!!! Esse capacho ordinário não tem escrúpulo algum em ser amestrado e tentar domesticar os demais!!!! É um da subespécie "canalha exponencial" a serviço do demente e do seu séquito de iguais a ele!!!!!
Maria
2021-09-26 13:58:09Falta pouco para o aparelhamento total da instituição. Alguém dúvida que não será um preferido de Aras? O órgão que deveria investir crimes, está se tornando um arquivo de processos. Aqui jaz um país que ainda tinha um pouco de decência.