Reprodução

Erro estratégico de Trudeau favorece direita em eleições do Canadá

05.09.21 18:34

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, convocou uma eleição antecipada no mês passado. Com isso, o país terá um novo pleito em 20 de setembro, em vez de esperar até 2023.

O cálculo de Trudeau foi o de que ele poderia se fortalecer no cargo, com o governo tendo controlado muito bem a pandemia do coronavírus. Ele também apostava que seu Partido Liberal, de esquerda, manteria a dianteira nas pesquisas. Em agosto, a legenda estava três pontos percentuais à frente do Partido Conservador, de direita. Só que, agora, os dois trocaram de posição: os conservadores é que estão com três pontos de vantagem.

A mudança de ânimo entre os canadenses se deve, em primeiro lugar, a uma revolta com a própria decisão de Trudeau de antecipar as eleições. “A maioria dos canadenses está inconformada com essa convocação para uma eleição antecipada. Passamos por esse processo há apenas dois anos e o país está neste momento registrando um aumento no número de casos de Covid e de hospitalizações“, diz o cientista político canadense Nelson Wiseman, da Universidade de Toronto.

Outro fator que explica a mudança de humor é que muitos canadenses, depois que o pior da pandemia passou, começaram a se preocupar com a política. Quando se inteiraram do noticiário, se identificaram com as ideias do candidato conservador Erin O’Toole (foto), que hoje tem pouca rejeição.

O’Toole defende, entre outras propostas, a transferência de renda para famílias afetadas pela pandemia. O discurso atrai boa parte da população que se prejudicou economicamente com a disseminação do coronavírus.

Por fim, Trudeau pode estar perdendo apoio entre o público feminino. No início de 2019, uma ex-ministra da Justiça acusou o primeiro-ministro de interferir em um processo contra uma construtora, acusada de subornar membros da ditadura do líbio Muamar Kadafi para obter contratos. Mais recentemente, muitas mulheres que votavam nos liberais começaram a se interessar por uma nova legenda, o Partido Nova Democracia, que é social-democrata e promete políticas como ampliar as creches, moradias populares e investir em outros programas sociais.

No Canadá, as campanhas eleitorais são muito breves. Pouco mais de 30 dias separam a dissolução do Parlamento das eleições. Se conseguirem manter o bom momento de agora, os conservadores terão boas chances de comandar o próximo governo. “Como muitos eleitores dos liberais ficaram insatisfeitos com a convocação da eleição, é possível ainda que eles não se aninem para sair para votar, o que seria muito ruim para Trudeau“, diz Wiseman.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Nao entendi: Fiz um comentario sobre o artigo sobre o Lula e nao apareceu nada.Repeti e aconteceu a mesma coisa Nao estamos em uma Democracia ou a Cruzoé esta virando PT, ou estso se inspirando no Alexandre de Morais.

Mais notícias
Assine agora
TOPO