Adriano Machado/Crusoé

Ernesto Araújo: ninguém precisa de uma nova ‘iniciativa para a Amazônia’

26.08.19 19:36

O ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo (foto), publicou nesta segunda-feira, 26, uma série de mensagens comentando as falas do presidente francês Emmanuel Macron.

“O presidente Macron não conseguiu emplacar sua ideia de uma ‘iniciativa para a Amazônia’ no comunicado do G7, mas a apresentou na conferência de imprensa para dar a impressão de que foi consenso dos países do grupo”, escreveu Araújo, apontando para a contradição entre a falta de uma citação a queimadas na Amazônia no comunicado oficial da cúpula e as falas insistentes de Macron sobre o tema. A proposta de Macron, aparentemente, não prosperou por causa da realpolitik dos demais líderes presentes, principalmente da chanceler alemã, Angela Merkel.

“Ninguém precisa de uma nova ‘iniciativa para a Amazônia’ como sugere o presidente Macron quando já existem no âmbito da Convenção do Clima da ONU vários mecanismos para financiar o combate ao desmatamento e o reflorestamento”, escreveu o ministro.

Segundo Araújo, “está muito evidente o esforço, por parte de algumas correntes políticas, de extrapolar questões ambientais reais transformando-as numa ‘crise’ fabricada, como pretexto para introduzir mecanismos de controle externo da Amazônia”.

“O Brasil não aceitará nenhuma iniciativa que implique relativizar a soberania sobre o seu território, qualquer que seja o pretexto e qualquer que seja a roupagem”, concluiu Araújo.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ernesto Araújo deixa claro o que a ONU tem como soberania de uma nação. Fala o necessário e polidamente, como se espera de um alto posto executivo. Esperamos *todos* que sirva de exemplo como se deve comportar um executivo, assim como um amigo colaborador fiel e honesto deve ser tratado, com respeito e fidelidade. Quem tem ouvidos escute, enquanto há tempo.

  2. O presidente não se comporta como estadista infelizmente os brasileiros vão pagar por isso.Semprr acha que está certo isso e derivado de sua ignorância

    1. Mais um? Você precisa rever os seus conceitos e estudar um pouco mais os investimentos chineses no Brasil. A Amazônia está internacionalizada desde que os militares deram terras enormes para os americanos (Jari) para os alemães (Volkswagen) fazerem besteira. Desde lá, a região nunca mais foi brasileira.

    2. Os americanos e europeus vieram antes dos chineses , os chineses são só mais um interessado na internacionalização da Amazônia . 🇧🇷

    3. Quanto besteirol. A Amazônia hoje pertence aos chineses. Compram tudo que por ela é produzido. Além disso, já dominam a Guyana, o Suriname e o Peru. Bozistas sempre atrasados.

  3. Um pais soberano protegeria teria como prioridade proteger a sua principal riqueza. Nos comportamos como um país soberano? Não. Portanto, chanceler, ou o senhor arruma dinheiro de verdade para exercemos de fato a nossa soberania ou você cala a boca e sai pelo mundo mendigando algumas coroas para fazer o que é preciso pela região. Já basta de discurso nacionalista e ufanista. Ou somos um país rico de verdade ou somos apenas mais um pais metido a besta governado por um bando de apedeutas sem rumo.

    1. Mariano — Com certeza. Infelizmente, a roubalheira continua. No mesmo ritmo que no passado recente.

    2. Com o que esses indivíduos corruptos e criminosos roubaram do Brasil dava para ter gerado prosperidade para a nossa população.

  4. Vamos resumir: A Amazônia no território Brasileiro e do Brasil, como as Malvinas é dos Argentinos e pertence a Argentina, incluindo as fofuras dos Pinguins.

  5. Todas as políticas para desenvolver a região devem ser revistas sem um estudo minucioso dos recursos da floresta amazônica Brasileira EA forma correta de explorar seu potencial estaremos sempre comentando estás tragédias ambientsis .Estamos no século 21 não é roubando madeira nobre e botando fogo no que restou que iremos desenvolver a região....

  6. Muito bem, Ministro Araújo! A soberania brasileira sobre a nossa Amazônia é o que importa. Acredito que isto seja o real motivo para as atitudes de Bolsonaro, desde o princípio. Para um militar, isso é muito importante e ele está certo! Poderia ter um pouco mais de diplomacia, no entanto, para não criar tantos atritos. Da mesma forma que a pragmática Angela Merkel disse não ter nada a ver Amazônia com acordo de comércio com o Mercosul, tampouco tem a ver a mulher de Macron com a Amazônia.

    1. Concordo mais uma vez com você , por isso votei no Bolsonaro para não trazer de volta o PT, mas isso não significa que deva fica alienada e aplaudir qualquer asneira dita por ele!

    2. Apesar da língua furada, continuo achando que está muito melhor que o PT que queria continuar afundando o Brasil.

    3. Boa, Fernando! Não sabem separar questões de estado de vida particular, isso está mais do que claro!

  7. Por falta de um rei de verdade, colocamos no trono brasileiro o Bobo da Corte (que está destruindo o reino com suas palhaçadas trágicas).

    1. Dois bozistas zurrando abaixo. Zurrem bozistas, zurrem. Depois voltam para o mundo escatológico onde vocês passam grande parte das suas vidas infelizes e medíocres.

    2. Cretino, vc é realmente um imbecil que deveria ser pessoalmente identificado como quinta-coluna e deportado do Brasil.

    3. Pelo seu comentário, você acertou na mosca ao escolher seu apelido.

  8. essa ajuda financeira criada por Macron é para encobrir a burrice no inicio de tentar excluir o Brasil do tratado de livre comercio com a UE. como ficou muito feio para o anfitrião resolveu sair bem na fita

  9. A Guiana Francesa é vizinha do Amapá e, mais precisamente, da reserva Raposa Serra do Sol. Ainda bem que as tropas podem, por lei, garantir a integridade do território nacional por dentro dessas terras. ⚔️⚔️⚔️

    1. Vamos ser invadidos por alienígenas! Pior que não tem fronteira que segure , eles vem de cima! rsssss

    2. Bastava dar uma olhadinha no mapa antes de escrever a besteira acima. Assustador o nível de desinformação de muitos comentaristas. E ainda achar que seremos invadidos por país A ou B. Esse sujeito está jogando muito video game.

    3. É Louro José, é melhor você voltar para aquele programa da Globo, nem sei se ainda existe, ou então vá estudar um pouco de geografia, meu filho. E sossegue, que não vai ter invasão nenhuma não, isso daí é só um joguinho de cena do Micron.

    4. Como se pode ver com este exemplo, nem geografia os bozistas sabem. A terra indígena raposa serra do sol fica em Roraima, rapaz. Depois ainda vem gente se dizer patriota por aqui.

  10. Podem falar o que quiserem, mas o mundo já sabe que quem colocou fogo na Amazônia foram os Bozistas grileiros. Criaram até um grupo do fogo para incendiar tudo que estivesse pela frente, inclusive as florestas públicas. Cabe agora o Messias mandar prender os seus protegidos. Bozistas falam muito de soberania mas pouco sabem que quem manda na região são os comunistas chineses. Basta ver para onde vai a maior parte da produção regional. Soberania de araque!

    1. Como é maravilhoso. Fazer bozistas zurrarem. Como zurram esses bozistas. Atentem para a profundidade e qualidade dos argumentos dessas criaturas decrépitas. Bozistas, vocês são a escória da humanidade. Favor voltarem para os seus esgotos, pois de lá vocês nunca deveriam ter saído.

    2. Olá José, sem acento. Fiquei um tempo afastado mas agora voltei e notei que você continua o mesmo. O tempo não lhe ajudou em nada. Continua caindo em todas as pegadinhas junto com Cretino e outros idiotas úteis. Pena que seu alter ego, o JOSHUA sumiu. Vocês dois, juntos, um fazendo o contraponto do outro eram divertidos. Sempre falando asneiras, mas eram engraçados. Sem ele você está ainda falando asneiras, mas chato, amargo. Chega de espalhar veneno, está com fome? Vá pegar sua mortadela logo.

    3. Acabou a mortadela o usuário de tóxicos! Logo logo os pelegos sindicalistas ligados ao ICMBio vão ser responsabilizados e presos por crime ambiental. E as ONGs sugadoras de dinheiro público terão ainda mais descrédito junto à opinião pública brasileira.

  11. Obrigado Mícron, por aproximar ainda mais a cúpula das forças armadas ao Pr Bolsonaro e a estimular em nos o sentimento de patriotismo. Na próxima nos avisa pq propaganda tão boa merece ser recompensada. Te mandaremos bananas!

    1. Observador — Messias foi considerado pelo NY Times como o mais medíocre dos líderes ocidentais. Até mesmo o The Economist, a revista liberal mais lida pelos investidores, caíram matando em cima do Messias. Internacionalmente, ele já está morto. Com ele, morre também a nossa boa reputação como um país que tinha a agricultura mais sustentável do planeta. O impacto sobre a nossa já combalida economia será enorme. E os bozistas ficam comemorando a mediocridade. Viva eles!

    2. Gente, Bolsonaro criou essa crise por declarações e ações desde.a campanha - o desprezo à pauta ambiental. Deu argumento de graça pros lobistas agricultores europeus que não querem o acordo UE-Mercosul. Deixou o agronegócio sério do Brasil de cabelo em pé com os riscos. Tem que ser pragmático, ainda mais em áreas de interesse global. Dizer da Amazônia “a bola é minha, se eu quiser eu furo” combina com uma criança de 10 anos. Não com um Presidente da República. Que fez troça da mulher do outro.

  12. Está tardando uma urgente mobilização governamental visando a modernização com consequente aumento de efetivo das nossas Forças Armadas. A cobiça internacional de todo o NOSSO território amazônico desde muito é feita sem qualquer parcimônia por aqueles que buscam assenhorar-se das nossas riquezas minerais e do elemento mais valioso no futuro do planeta: ÁGUA LIMPA ! Com forças de defesa pífias, sucateadas e mal treinadas o objetivo se consumará em breve. "SI VIS PACEM, PARA BELLUM"

    1. O Observador não faz jus ao seu nickname, o coitado é um péssimo observador, onde ele acha que 40.000 tropas a pé, vão conseguir debelar as chamas naquela área enorme? É muita falta de observação. Eu digo que é a pé porque é mesmo, não tem outro jeito de se locomover por dentro daquela área!

    2. Marcelo, não acha que antes essas tropas poderiam apagar as queimadas?

    3. Se os governos cuidassem melhor de nossas florestas, com certeza episódios como este não existiriam. O fato é que este governo deixou correr solto e para isso desmontou o Ibama e outros órgãos fiscalizadores, cortou verbas e deu a Amazônia de mão beijada para os grileiros, serrarias, mineradores, etc. O grande culpado é veste governo que só começou va agir quando houve a manifestação internacional.

  13. O que atrasa o Brasil é o QUARTO PODER, que se julga oficial porque tem muita informação e faz jogo político, sempre em prol de corporações e orcrims partidárias e instituições aparelhadas. Mas venceremos esta barreira. É difícil pq é imprensa, mas vamos rompendo, ainda q devagar. P a população pensante é excelente, pois a vitória do bem contra o mal, da extirpação do comunismo, será ampla e definitivamente desta nossa terra querida, será em alto nível, c 1 grande parte da população politizada

  14. Excelente posicionamento Ministro Araújo, nítido e conciso. Infelizmente, vi que alguém não entendeu no rol de comentários.

    1. Mal do nosso País, muita gente escreve e lê, mas não entende nada

  15. Não entendi. Não era esta ministro que era contra qualquer acordo celebrado via a ONU? Não era este ministro que queria tirar o Brasil da Convenção do Clima? O que aconteceu? Deixou o anti-globalismo de lado e passou a ser pragmático? Ou simplesmente levou uma bronca danada do setor do agronegócio?

  16. Esse Ministro está cada vez melhor! A comunistalha tem ódio visceral a ele; por aí já se vê que é brasileiro mesmo! E que se dane a imprensa antinacionalista, antipatriótica e...antibrasileira!

  17. Isso, apoiado, Macron tentou jogar o verde , não colheu maduro ,´porque Maduro tá mais pra cima. Cortem a asinha dele antes que cresça , só deixem a mulher dele de fora porque ela não faz parte do assunto.

Mais notícias
Assine agora
TOPO