Pedro Ladeira/Folhapress

Equipe da CPMI das Fake News deve auxiliar a CPI da Covid

28.06.21 12:20

O senador Renan Calheiros (foto), do MDB, propôs que a equipe técnica da CPMI das Fake News atue junto à CPI da Covid. O emedebista quer que os profissionais atuem na linha de investigação que mira a difusão nas redes sociais de informações falsas sobre vacinas contra o novo coronavírus e o uso de medicamentos comprovadamente ineficazes para o tratamento da doença, como a cloroquina.

Em requerimento protocolado na última semana, Renan afirma que os servidores apurariam a existência de uma ação coordenada para a divulgação de fake news, identificando os integrantes e o modo de atuação do grupo.

O relator da CPI anotou que a prática, durante a pandemia, teve o objetivo de “tornar o ambiente profícuo à disseminação de uma determinada ideologia política visando a sua hegemonia, bem como, para o atingimento de outros objetivos ilícitos, inclusive de caráter econômico e financeiro“.

É de vital importância apurar o alcance de temas relacionados à disseminação de mentiras, ofensas e notícias falaciosas, além da investigação acerca da existência de organizações criminosas, constituídas por células interdependentes, as quais, por meio do uso da violência como estratégia de atuação política, buscam afastar do debate, através de intimidação ou agressão, pessoas que tenham opinião ou pensamento diferente“, emendou.

O requerimento deve ser submetido ao plenário da CPI nesta semana e, na sequência, aprovado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. QUEM FALOU MESMO, QUE ERA O RESPONSÁVEL POR AZEITAR À DEMANDA, PARA OS MEDICAMENTOS SEM EFICÁCIA? Carlos Wizard. É de suma importância para a CPI, a quebra de sigilo do bilionário. Estas redes de desinformação, que contou com médicos, celebridades e envio de mensagens pelas redes sociais, foram financiadas por quem? Carlos Wizard? E quem lucrou com o Esquema da Cloroquina?

    1. A velha malandragem bolsonarista. O governo Bolsonaro foi ferido de morte, com o Esquema das Vacinas. E ainda tem o Esquema da Cloroquina e o Esquema da Madeira Ilegal. Agora Bolsonaro no máximo pode afirmar, que o seu governo é tão corrupto, quanto foi o governo do Lula. O ex-governador Witzel, que é apontado como corrupto, falou que os hospitais federais do Rio tem dono. Vou te dar uma pista. Segundo Witzel, o dono é o senador que comprou uma mansão recentemente, mesmo sem ter renda para isso.

    2. Cara Ivete, você está com sua mira errada, os PODRES são da maioria dos Governadores particioantes do Consorcio Nordeste e de varios Prefeitos que desviaram recursos públicos enviados pelo Governo Federal aos Estados e Municípios. procure se informar melhor pra não ficar falando "merda" por aí. Fake News é crime.

    3. Se não fosse esse Senhor que vocês xingam não iriam saber dos podres do Governo, e de tanta corrupção com o dinheiro que poderia estar salvando vidas e não matando tantos! Vocês não devem ter perdido ninguém com a Covid né?! Cuidado viu!

    1. Renan Calheiros é o Jean Valjean. O Brasil perdoou Renan. O trabalho que ele tem feito na CPI, é digno de um quase santo. O senador de Alagoas tem a coragem e a hombridade necessária, para combater o maior mal que pode acometer um país, um governo genocida e corrupto. O Brasil depois de Bolsonaro será outro. São tantas mortes que esse sociopata causou, que todos os que erraram, poderão se redimir. Afinal a vida é o bem mais valioso de um ser humano. E ver tantas vidas ceifadas, faz refletir.

    2. Ordinários são todos os que defendem Renan Calheiros, com 17 Processos no STF, Omar Aziz investigado por desvio de verbas da Saúde quando era governador do Amazonas, inclusive sua esposa e seus 2 irmãos foram presos nesse processo, Otto Alencar investigado por desvio de recursos da Saúde quando era Prefeito na Bahia.

Mais notícias
Assine agora
TOPO