Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Entre a renúncia e a vigilância

09.09.19 14:25

Ainda desnorteados com a indicação de Augusto Aras (foto) para chefiar a Procuradoria-Geral da República, os chefes das unidades do Ministério Público Federal nos estados ainda avaliam a melhor estratégia de “resistência” a uma futura gestão que não foi chancelada pela lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República.

Eles apoiam a iniciativa dos dois procuradores que foram escolhidos para chefiar o órgão em Sergipe, mas renunciaram após o anúncio da indicação de Aras. Mas pesa a avaliação de que uma eventual renúncia coletiva pode abrir um flanco para que sejam indicados para os cargos meros “cumpridores de ordem”. Várias unidades do MPF passaram por eleições recentes para escolher as chefias, que têm mandato de dois anos e são designadas pelo procurador-geral da República.

Neste cenário, os chefes das unidades no estados avaliam manter-se no cargo com uma postura vigilante em relação a Aras, que precisa ainda ter o nome chancelado pelo Senado antes de assumir o posto.

Procuradores de ao menos 14 estados e do Distrito Federal realizam hoje manifestações contra a indicação de Aras por Bolsonaro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Essa matéria tem dupla intensão não é assim que faz reportagem, pois tem que ser clara e precisa, continuem pecando pois um dia não terão volta, ver o caso da globo!

  2. Os chefes ou os donos do MPF? Vê-se logo que são todos uns tuiuius, pois nem interpretação de lei sabem fazer. Hoje todos já sabem o significado da lista tríplice, que só serve para manter o status quo dos tuiuius. Vão se catar ativistas espertalhões.

  3. Um monte de dementes aqui, que veem esquerdistas até na própria sombra, sem enxergar o óbvio, tentando justificar a traição de seu ídolo patético.

  4. Começou mais uma onda patética de ninguém solta a mão de ninguém... Pelo amor de Deus, ninguém merece esse bando de bebês chorões...

  5. Que renúncia que nada. Ninguém quer perder a boquinha. Eles não são capazes disso. Olham só para os umbigos. Que se dane a militância. Bye bye Brasil.

    1. exatamente, chega de darem pitacos, que vão trabalhar e cumprir a Lei, basta

  6. Para entender melhor esta questão da escolha do Aras pelo Bolsonaro é importante ler em http://www.puggina.org/artigo/outrosAutores/pgr-os-tuiuius-e-a-farsa-da-lista-triplice/16756

    1. Permite entrever alguma coisa. Pena que o autor, querendo divulgar um livro, apenas anuncia de que tratará.

  7. Que País é esse onde até Procuradores estão fazendo manifestos! . Cadê a "elegância das canetas donde emanam brilhantes pareceres"??!

  8. O Ministério Público não é dos funcionários públicos . O Ministério Público é do povo brasileiro . É o povo que paga o salário dos funcionários públicos . Já estamos cansados de pagar auxílios moradia de 4 mil reais . Chega de privilégios pagos pelo povo . Nós não queremos um procurador geral da república corporativista e sindicalista . Não é a Lava Jato que está em perigo . São os privilégios corporativistas que estão em perigo . 🇧🇷

  9. Nunca ouvi falar deste servidor Mas como se trata de nomeação de BOÇALnaro, à revelia da sistemática vigente, já não dá pra confiar....

    1. Não fique nessa de ouvir falar e repetir o que os outros falam. Vá ler, vá pesquisar, vá estudar, caso contrário será mais um Lula da vida.

  10. Alô Crusoé! O pessoal que atende lá no WhatsApp de vcs só vai lá pra comer merenda? Incrível! Êta pessoalzinho ruinzinho! Fiz uma pergunta na 5a.-f., estou aguardando resposta até hoje. Não é a 1a. vez q isso acontece. São terceirizados? Pensei que seu pessoal fosse melhor que os do 0800 das operadoras de telefonia. Sinceramente.

  11. O "sindicato" dos Tuiuiús, queriam que fossem nomeados os esquerdistas da lista tríplice? Negativo!! Estamos com o Presidente.

  12. O presidente Bolsonaro acertou novamente ao indicar Augusto Aras para PGR, pois associação de classe não tem que mandar em instituição pública, foi assim que o Partido das Trevas (PT) aparelhou o serviço público. O interesse público do Brasil tem que prevalecer em detrimento de associação de classe, os Procuradores dessas associações, buscam sempre tirar mais do Estado. Os procuradores comprometidos com o Brasil muitas vezes nem são associados.

  13. Esses procuradores sindicalistas achavam que a ideia da lista tríplice inventada no governo do presidente presidiário iria vingar para sempre. Eles tem mais é que rasgar o C com a unha. Essa lista é mais um engodo desses Petralhas. Chorem à vontade pois o choro é livre. Buuuaaaaaaa!!!

  14. Evidentemente, se existe um projeto de paralisar ao máximo as ações do MPF, o ideal é que se mantenham em seus cargos e suas tarefas, do contrário irão contribuir com os planos de desmantelamento.

  15. Está todo mundo agindo como criancinha mimada, que é contrariada na brincadeira, embirra, bate o pezinho e grita que assim não quer mais brincar: “Só se fizer o que eu quero, senão mixou, não brinco mais” É na mão dessas pessoas que o país está. O bom é que acordamos e queremos uma outra postura daqueles que estão no poder. O povo mudou.

    1. Isso mesmo , quem já ocupou cargo de confiança em alguma empresa privada sabe como funciona.

  16. Ainda que uma parcela dos procuradores possam estar descontentes com a indicação do PGR extra lista tríplice, o respeito às prerrogativas constitucionais estão acima dos "costumes corporativistas". Ao trabalho procuradores! Vossas senhorias são pagos para isso e nós, contribuintes, esperamos resultados a favor dos interesses republicanos.

  17. Sugiro a estes procuradores descontentes que peçam exoneração. Venham trabalhar aqui na iniciativa privada, onde dormimos com emprego e acordamos sem saber se teremos no outro dia.

    1. Sugestão perfeita!!! É trabalhar de verdade bandidos!!!

  18. Realmente caiu a ficha, esses procuradores são malas cheias de esquerdas atuando em um cartel para acabar com o Brasil uma verdadeira maracutaia independente!

  19. O cara deve ser muito bom, já que a nata do sindicalismo e do corporativismo do MP está lutando contra todas as forças para impedir o homem de trabalhar. Seria bom a renúncia de todos que se consideram “democráticos” mas não podem ser chefiadas por outro que não concordam e que foi, constitucionalmente , nomeado pelo presidente da república. Vcs envergonham o MP.

  20. O que será que Procurador indicado pelo presidente tem de grave? Nunca vi tanta manifestação contrário a sua escolha. Principalmente de seus pares. Preocupa!

    1. Principalmente o fato de não fazer parte do corporativismo e do assembleísmo dos procuradores.

Mais notícias
Assine agora
TOPO