Alan Santos/PR

Enquanto afaga o Nordeste, Bolsonaro trabalha para ‘fidelizar’ o Sul

09.08.20 11:02

Apesar da recente investida no Nordeste, a fim de inaugurar obras herdadas e tentar se cacifar politicamente na região, o presidente Jair Bolsonaro (foto) priorizou o Sul do país na hora de assinar novos contratos de infraestrutura.

Quase 30% dos 2,6 bilhões de reais em contratações feitas pelo ministério comandado por Tarcísio de Freitas desde o início da atual gestão foram direcionados aos estados da região onde Bolsonaro teve votação expressiva nas eleições de 2018 e derrotou com sobras o petista Fernando Haddad.

A maior parte dos recursos, cerca de 550 milhões de reais, foi para obras viárias no Rio Grande do Sul, estado mais beneficiado do país com novas obras do governo federal.

A última contratação, assinada em maio pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT, foi para melhorias na BR-472, que cruza o interior gaúcho e é considerada a mais perigosa da região.

O valor repassado ao Rio Grande do Sul é maior do que a soma dos recursos destinados para obras viárias em outros 14 estados. O segundo estado mais beneficiado pelos novos contratos de infraestrutura da gestão Bolsonaro foi Minas Gerais, com 383 milhões de reais de janeiro de 2019 a julho de 2020.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Impressionada com essa reportagem e sua manchete que incita a um entendimento errôneo de realizações de obras iniciadas demagogicamente, superfaturadas e vergonhosamente não acabadas em governos anteriores. Enfim, mesmo a contragosto da esquerda que mantinha um povo sofrido pela seca como seu curral eleitoreiro, essas obras foram terminada em prazo recorde . A situação agora mudou, perderam e, absurdamente, mesmo em cima dessas grandes realizações atacam.

  2. Barbaridade tche, capitão cloroquina não faz mais que obrigação redistribuir o imposto na sua origem, percebo que o gado anda muito agitado...

  3. Bozo é o protagonista de um dos maiores genocídios da história. Temos que encarcera-lo e submete-lo a julgamento no tribunal de Haia. Que, o apoia após o crime deveria ser considerado cúmplice e ser banido tudo país também. Possivelmente para o esgoto, onde os seres bestiais se sentem confortáveis!

    1. Quando o presidente diz que é uma gripezinha e o rebanho segue atrás, não importando a recomendação da ciência que o correto seria o isolamento sócial, não há dúvida da culpa do dirigente do país que já possuía as informações corretas fornecidas pela ABIN

    2. José, meu bom José, anote aí. Gilmar, Rosa, Carminha, Fux, Alexandre de Imorais, Marco Aurélio (relator) Toffoli, Lewandowski e Fachin decidiram em 15/04/20 que os GESTORES do enfrentamento à Covid 19 seriam os Governadores e Prefeitos. Portanto, se há genocidas, são os tais GESTORES. Para esclarecer sua sua mente escura, consulte a matéria a respeito publicada pela Folha/Uol. Ah!, a Côrte Internacional de Haia nem deu bola aos boçais e Vestais de almas vendidas.

    3. Na boa, votei no Bolsonaro, não votaria mais, mas dizer que ele é responsável pelas mortes é ridículo.. tem de ser verificado se essas pessoas tiveram o atendimento correto e avaliar se o dinheiro repassado pelo governo federal foi bem gasto pelos governadores.. aí sim da julgar o presidente.

  4. Apesar da lástima que é o presidente, não é correto desmerecer o excelente trabalho do ministério da infraestrutura, adjetivando como “obras herdadas” o que irá beneficiar pessoas necessitadas, ou de “distribuição política de verbas”. Mesmo se for, ainda é melhor do que concentrar tudo em uma só região. Que ele faça no país todo até o fim do mandato. Cadê Andressa nos deputados para votarem o fim da reeleição?

  5. clamam por um estadista mas não reconhecem a esperteza do atual PR com um único sopro derrubou o pior que existe no país que era o quarto poder, fez com que todos e A a Z colocassem a cabeça de fora e foram solenemente degolados extinguindo de vez os pais da pátria. sinto-me de alma lavada, jamais imaginava que tais e tantos eram contra o Brasil e a favor da sua grana. parabéns mil vezes.

    1. Pois é Manoel, os inconformados, vão continuar incomodados. Afinal o esquema anterior era muito mais fácil de agradar aos corruptos,aos afilhados, e aos Antipatriotas.

  6. Moro em Porto Alegre e aqui no Sul já está reeleito. Não apareceu nenhum candidato com condições de derrubar essa reeleição. Duas pesquisas já demonstram essa tendência.. Mas o quê os chatos de sempre dirão quando democraticamente o povo escolherem Jair de novo?

    1. Há controvérsias , Até se ele será elegível . Muita água pra correr embaixo da ponte ...

    1. Tire a emoção e fale com racionalidade. Entendi que tendes a apoiar o time que destroçou o país e que continua destroçando com o "fique em casa".

  7. Todos sabiam que deixar na mão de governadores prefeitos não daria certo. Vidas e crise financeira poderiam ser melhores gerenciadas.Agora assumam a culpa os governadores prefeitos.

    1. Vai entender, se não trabalha é leviano, um não faz nada, se trabalha tá de olho na reeleição, e agora?

    2. Não é desespero, demonstra apenas as únicas coisas que o BOZO realmente quer. Manter-se no poder de forma autocrática, indefinidamente, e proteger a si e a familícia das garras da justiça. Nada diferente da velha política!!!!

  8. Ah, gente, dá um tempo!! Nunca se trabalhou tanto pelo país como agora. E sem roubos! Não sei como este presidente aguenta tanta torcida contra.

    1. Meu caro Lourival, os seus argumentos pueris em defesa do genocida são de uma mediocridade tão grande, mas tão grande, que você deve ter, possivelmente, o QI equivalente a de uma ameba. Em uma república federativa o governo federal coordena e apoia os estados e municípios nas atividades críticas, inclusive na área da saúde. Para isso, o presidente precisa dar o exemplo, apoiar as ações do seu ministério, e, principalmente, mostrar liderança. O Bozo fez o inverso. Desminta? Coragem!

    2. Meu bom José, o ódio que vc destila é compreensível por sua indigência moral e tergiversação quando se precisa discutir fatos. Não vou me alongar, porque quem pensa com o fígado como vc não merece atenção. Vc é movido pelo ódio e pelo ranço e isso explica sua acefalia e honestidade seletiva. Fale, se não for uma afronta à sua acefalia, se o STF não DETERMINOU que o enfrentamento à Covid 19 deveria ser gerida pelos Governadores e Prefeitos. Me desminta. Coragem!

    3. registros de mortes do Centro Cartorial de Óbitos do Brasil. De Janeiro a Junho de 2019 - 608.265 Óbitos registrados. no mesmo período de 2020 - 667.258 foram 58.993 a mais que supostamente podem ser atribuídos a pandemia. A diferença para 100K fica por conta da imaginação dos legistas da mídia.

    4. Renata, esse pessoal reclama e reclama. Votaram errado na última eleição, votarão errado de novo...e perderão de novo.. E teremos que aguentar a choradeira..de novo!

    5. Meu caro Lourival acéfalo. Pelo simples fato de você defender o genocida já mostra o tipo que você é. Não tem memória e muito menos consciência. Não passa de mais um bovino que rumina e cospe o que o Carluxo dita no seu ouvido. 100 mil mortos, todos vítimas do bozismo e da delinquência dos bozistas.

    6. José, meu bom José. Vc deve ter algum problema platônico para imputar a Bolsonaro as mortes de pessoas como eu, vc e nossos familiares, pois o STF DETERMINOU serem os Governadores e Prefeitos os GESTORES do enfrentamento à Covid 19. Tá ficando chato e feio pra vc essa postura de ruminante acéfalo, meu bom José. Quem decretou lockdown, comprou insumos superfaturados sem os receber, quem prendeu pessoas e as amontoou em casa não foi Bolsonaro. Ser ruminante acéfalo dá nisso, José. Tome tento!

    7. Kkkkkkkkkkkkkk. Mais de 100 mil mortos em menos de cinco meses e você ainda vem defender este presidente genocida? Você tem algum sendo de ridículo?

  9. A Cruzoe se tornou irmã gêmea do Antagonista.obras herdavas que não foram acabadas por vinte anos e que consumiu todo o nosso dinheiro que esses bandidos sucatearam nosso país. Põe a mão na consciência Cruzoe, chega de tanta maldade.

    1. Perfeita observação, de que adianta e iniciar e nunca terminar? Temos centenas, quiçá milhares de obras pequenas e grandes que só serviram para desviar recursos.

  10. A questão é que tinha obras já iniciadas, enxovalhadas por CORRUPÇÃO e com Bolsonaro e sem mutretas estão sendo terminadas! Com custo justo, qualidade e TRANSPARÊNCIA!!

    1. Ele e a família pisicopata dirigem o Brasil para os Bulsolulas. Esses estão felizes.

    2. Somente a verdade ofende. E a verdade é que o presidente Bolsonaro está recuperando o Brasil !!

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO