Governo do Estado de São Paulo

Empresários doam R$ 700 mil ao PSDB após vitória de Doria nas prévias

06.02.22 10:11

Dois empresários paulistas decidiram contribuir com generosas doações para o PSDB depois da vitória do governador João Doria (foto) nas prévias tucanas, no fim do ano passado.

No dia 30 de dezembro, segundo declaração feita pelo diretório nacional do PSDB à Justiça Eleitoral, José Ricardo Rezek, fundador do grupo imobiliário Rezek, repassou 500 mil reais a título de doação para “manutenção do partido”.

Rezek é amigo de Doria e sua empresa investiu pesado nos últimos anos na construção de um megaempreendimento habitacional em São Paulo, para cerca de 60 mil pessoas. A obra já foi alvo de questionamentos na Justiça envolvendo questões ambientais.

No dia 22 de dezembro, Emilio Guttler, diretor da ECG Engenharia Construções, já havia doado outros 200 mil reais para o PSDB. A empresa que Guttler dirige tem contratos com a prefeitura de São Paulo para reformas de unidades de saúde.

Doações feitas por pessoas físicas são permitidas pela legislação eleitoral, mas costumam ser feitas aos partidos em ano de eleições. Como mostrou Crusoé no ano passado, empresários endinheirados passaram a tirar recursos do próprio bolso para financiar campanhas e partidos depois da proibição de doações de pessoas jurídicas, em 2016.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Qual o problema ? Foi ilegal? Foi imoral? O brasileiro comum tem o hábito de doar a partidos. Faça melhor seu trabalho seu Fábio, amplie isso, veja os demais candidatos e partidos, inclua TODOS.

    1. Sonho distante … cada vez mais

  2. Quem garante que é do próprio bolso que estão retirando o dinheiro? Será que depois, no balanço, não estará evidenciada a maquiagem da doação da empresa?

  3. Parece ser o velho modelo. Cobra a mais e depois doa para campanha. Não consigo nem imaginar ser participante desse modelo, de votar em candidato com essas práticas

  4. Candidatos já dispõem de recursos do Fundo Eleitoral para sua campanha. Fundo Eleitoral, tem recursos de impostos pagos pelos contribuintes, para custear campamnhas eleitorais de políticos.

    1. Sim 700 mil ?! Kkk Só o Lira e seus cumpadres terão 1 bi para brincar este ano !!!? Ou to errado ? 5,7 bi + 18 Emendas secretas …..

    2. Verdade Cláudio. Isso mostra que o Dória não engatará! Por outro lado o dono do comentarista aí embaixo está se preparando para ir para a cadeia!

Mais notícias
Assine agora
TOPO