Embaixadores criticam tom ameno do Itamaraty após bombardeio russo
Após o Itamaraty classificar como "hostilidade" o bombardeio russo à Ucrânia, dois embaixadores brasileiros baseados em países estratégicos — e com potencial bélico — criticaram o tom adotado pelo Ministério das Relações Exteriores. Em conversas com Crusoé, esses diplomatas reconheceram a excessiva brandura do texto divulgado nesta quinta-feira, mas ponderaram que é tradição o Itamaraty...
Após o Itamaraty classificar como "hostilidade" o bombardeio russo à Ucrânia, dois embaixadores brasileiros baseados em países estratégicos — e com potencial bélico — criticaram o tom adotado pelo Ministério das Relações Exteriores.
Em conversas com Crusoé, esses diplomatas reconheceram a excessiva brandura do texto divulgado nesta quinta-feira, mas ponderaram que é tradição o Itamaraty primar pela cautela em temas como esse. Ressaltaram, ainda, que Jair Bolsonaro esteve na Rússia com Vladimir Putin este mês e que o Brasil não tem poderio bélico para falar grosso no cenário internacional.
"O presidente Bolsonaro se reuniu com Putin dias atrás em uma conversa muito amistosa. Hoje, a nota — embora utilize o termo 'hostilidade', que na minha visão é equivocado — pede a cessão dos ataques. Já é uma mudança. De uma postura mais alinhada com a Rússia a uma posição equidistante", disse um dos embaixadores ouvidos, ressaltando que a Rússia é um país estratégico economicamente por exportar fertilizantes para o Brasil.
Esses diplomatas afirmam que o governo não acredita na eclosão de uma Terceira Guerra Mundial. "Por conta das bombas nucleares em posse da Rússia e também dos Estados Unidos e de países europeus, uma Terceira Guerra acarretaria em destruição mútua assegurada. Por isso não acreditamos nessa possibilidade", pontuou um dos ouvidos.
Apesar de o mundo despertar em alerta após os ataques desta quinta-feira, o governo brasileiro ainda não acionou embaixadas estratégicas para discutir o cenário.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Fernao
2022-02-25 01:13:58Bolsonaro mais uma vez agindo corretamente, devemos ter posicao de equilibrio entre as Potencias Ocidentais e nossos parceiros China e Russia no Brics
Roberto
2022-02-24 20:39:47Uma terceira guerra só não ocorre em razão do comportamento omisso do ocidente.
Daniel
2022-02-24 20:13:10Hahaha o país não tem poderio bélico pra aguentar nem 15 minutos de combate com o próprio crime organizado! Cada dia nesse bostil é um recorde de sobrevivência! Já perdemos a sensibilidade ao mais básico dos direitos, que é viver. Ninguém mais se espanta com nada nesse país, a não ser separações de casais ex-BBBs...
FERNANDO EDUARDO GOULART DE ANDRADE
2022-02-24 19:21:02O que mais entristece é saber que esse "martírio" só terminará no final do ano. Moro presidente!!!
PAULO
2022-02-24 19:08:321- O imbecil do Bolsonaro foi até a Rússia, e viu a foto do potencial conflito. Mesmo com todos os líderes mundiais apontando para uma invasão, ele resolveu fazer molecagem. O filme está correndo, e pela fala do Putin, podemos deduzir que não é auspicioso. Qual é a lógica desse governo?
MARCIO
2022-02-24 18:40:14Brasil de me.rda, vergonha e nojo de ter nascido nesse país