Foto: Adriano Machado/Crusoé

Em semana delicada, Guedes embarca para Washington

11.10.21 11:23

O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), embarcou na manhã segunda-feira, 11, para Washington, nos Estados Unidos, para participar da reunião anual do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, além de encontros com ministros da Fazenda e presidentes de Bancos Centrais dos países que integram o G-20.

A viagem acontecerá na semana em o presidente da Câmara, Arthur Lira, pretende colocar em votação a reestruturação do modelo de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, ICMS, a fim de frear a alta dos combustíveis.

Lira propõe que o tributo incida sobre o valor médio dos combustíveis nos dois anos anteriores — pelas regras atuais, o ICMS tem como base o preço médio nos 15 dias anteriores.

O parlamentar ainda estuda junto ao governo federal a criação de um fundo estabilizador para arcar com as oscilações dos preços da gasolina, do etanol e do diesel — não há, no entanto, consenso sobre as fontes de abastecimento deste caixa.

Além disso, nesta semana, Lira pode agendar a sessão em que Guedes terá de prestar esclarecimentos à Câmara sobre a offshore mantida por ele nas Ilhas Virgens Britânicas. A convocação do ministro da Economia foi aprovada na última quarta-feira, 6, enquanto o presidente da Câmara estava em viagem a Roma.

A audiência tende a ser um momento delicado para Guedes. Como mostrou Crusoé, nos últimos tempos, o fastio dos parlamentares, em especial os do Centrão, em relação ao titular da Economia, aumentou significativamente.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO