Em semana delicada, Guedes embarca para Washington
O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), embarcou na manhã segunda-feira, 11, para Washington, nos Estados Unidos, para participar da reunião anual do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, além de encontros com ministros da Fazenda e presidentes de Bancos Centrais dos países que integram o G-20. A viagem acontecerá na semana em o...
O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), embarcou na manhã segunda-feira, 11, para Washington, nos Estados Unidos, para participar da reunião anual do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, além de encontros com ministros da Fazenda e presidentes de Bancos Centrais dos países que integram o G-20.
A viagem acontecerá na semana em o presidente da Câmara, Arthur Lira, pretende colocar em votação a reestruturação do modelo de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, ICMS, a fim de frear a alta dos combustíveis.
Lira propõe que o tributo incida sobre o valor médio dos combustíveis nos dois anos anteriores -- pelas regras atuais, o ICMS tem como base o preço médio nos 15 dias anteriores.
O parlamentar ainda estuda junto ao governo federal a criação de um fundo estabilizador para arcar com as oscilações dos preços da gasolina, do etanol e do diesel -- não há, no entanto, consenso sobre as fontes de abastecimento deste caixa.
Além disso, nesta semana, Lira pode agendar a sessão em que Guedes terá de prestar esclarecimentos à Câmara sobre a offshore mantida por ele nas Ilhas Virgens Britânicas. A convocação do ministro da Economia foi aprovada na última quarta-feira, 6, enquanto o presidente da Câmara estava em viagem a Roma.
A audiência tende a ser um momento delicado para Guedes. Como mostrou Crusoé, nos últimos tempos, o fastio dos parlamentares, em especial os do Centrão, em relação ao titular da Economia, aumentou significativamente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Ramon
2021-10-11 23:22:09Coitado, ele só foi ver a quantas anda o seu investimento em U$$
Peter
2021-10-11 18:36:14Proponho que o valor do imposto dos combustíveis seja fixado com um valor fixo por litro. Pronto.
Humberto
2021-10-11 15:47:41Não esperem Moral de quem é Ministro de um Miliciano Genocida e progenitor de uma família de corruptos , cara que cresceu Financeiramente nos governos PSDB e PT , tem ciúmes dos economistas do plano cruzado e fala mal da esquerda , tem quase 75 anos e está realizado economicamente, só pode estar mal resolvido Mentalmente!!Esta provando o que os outros falavam , que ele era só GOGÓ, só andava com ajuda do Estado(fundos de pensão)!!Processo até hoje parado na Mão de quem???Gilmar Sapo Mendes!!!
PAULO
2021-10-11 14:26:41Toda vez que olho para a cara nojenta do Paulo Guedes, me vem a mente a imagem de um paquiderme. Esta história da offshore é imoral. O cargo de ministro da Economia não é disputado por ser bem remunerado. É uma oportunidade para servir ao país. É óbvio que aumenta o valor do passe do ocupante, posteriormente. É inadmissível o conflito de interesses suscitado na questão da conta do Guedes. GUEDES NÃO TEM MAIS MORAL PARA PERMANECER NO CARGO. Pela moralidade, é Moro. Moro Presidente 🇧🇷.
MARCOS
2021-10-11 13:36:38COLOCA O LIRA COMO MINISTRO.
José
2021-10-11 12:49:35Essa viagem do ministro Guedes para Washington estava prevista ou foi agendada após movimentação da Câmara para que ele explique seu patrimônio em offshores?