Em reunião secreta, Heleno e Ramagem dizem a parlamentares que Abin não comprou Pegasus
O general Augusto Heleno (foto), ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, e Alexandre Ramagem, diretor-geral da Abin, asseguraram a deputados e senadores que o serviço secreto do Palácio do Planalto "não comprou" o sistema de espionagem Pegasus, da empresa israelense NSO Group. A informação foi transmitida em reunião secreta da Comissão de Controle...
O general Augusto Heleno (foto), ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, e Alexandre Ramagem, diretor-geral da Abin, asseguraram a deputados e senadores que o serviço secreto do Palácio do Planalto "não comprou" o sistema de espionagem Pegasus, da empresa israelense NSO Group.
A informação foi transmitida em reunião secreta da Comissão de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso, na tarde desta terça-feira, 10. Chamados a prestar esclarecimentos pelo presidente da comissão, deputado Aécio Neves, do PSDB, Heleno e Ramagem compareceram ao Senado presencialmente, acompanhados de militares da ativa.
Crusoé apurou que a tecnologia israelense foi um dos principais assuntos dos questionamentos feitos por congressistas. Também estavam na pauta temas como o leilão do 5G e as acusações sobre o uso político da Abin para instruir a defesa do senador Flávio Bolsonaro no caso do "rachid".
A oposição a Jair Bolsonaro no Congresso se preocupa com a compra do Pegasus. O receio se intensificou com a revelação de que o programa foi usado em diversos países para espionar opositores e jornalistas. Senadores da CPI da Covid chegaram a suspeitar que encontros fora da agenda oficial mantidos por Ernesto Araújo e Filipe Martins na "viagem do spray" a Israel, em março, pudessem ter alguma relação com a tecnologia.
Tempos atrás, como mostrou Crusoé, a Polícia Federal reuniu delegados de elite para demonstrar as funcionalidades do programa. A instituição assegura que não adquiriu o sistema.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Carlos
2021-08-11 16:22:38Caro ANDRÉ, sistemas de espionagem são secretos. Certo? Assim, o país que os adquire jamais afirmará que os comprou. Ora Bolas... Geralmente usam, como cobertura, comprovantes de compras de bens de consumo imediato. Do contrário, não seriam secretos... (Risos).
Jose
2021-08-11 12:25:10O difícil é acreditar nestes dois capachos!! A mentira faz parte do DNA deste governo!!!!!
Olívia
2021-08-11 10:09:12Comparsas do comparsa de meu pai.
BOCCA DELLA VERITÀ
2021-08-11 09:11:50my name is PONGA, ARAPONGA.
Maria
2021-08-11 09:05:38Quem acredita no que General Heleno diz. Alexandre Ramagem é pior ainda, ambos capachos da famiglia Bolsonaro
EDISON
2021-08-11 08:49:27Esperar para ver! Dessa laia deve se esperar pouco. A verdade não é o melhor dos seus atributos.
Júlio
2021-08-11 07:59:29O serviço de inteligência de um país deve ter o pegasus. O que não pode é utilizá-lo para investigar opositores, mas vagabundos é pila trás sim. Eis a razão para os mesmos estarem preocupados. Ou será que os leitores acreditam que USA, ALEMANHA, FRANÇA etc. Não tem?
Odete6
2021-08-11 06:38:33Compraram o ""pegasus"", não há dúvida! Ótimo!!!! É uma ferramenta para fins lícitos e útil para que o feitiço vire também contra os feiticeiros!!! E por falar em ""pegasus"", tomara que a usem igualmente como um ""pega-SUS"", com os problemas ""insolúveis"" de sempre e, peguem as pesadas falcatruas do sistema, onde a facção criminosa com toda certeza deve estar, tentacularmente, envolvida também. Essa é outra ""misteriosa"" caixa preta, jamais inteiramente aberta!!!
Odete6
2021-08-11 06:38:06Compraram o ""pegasus"", não há dúvida! Ótimo!!!! É uma ferramenta para fins lícitos e útil para que o feitiço vire também contra os feiticeiros!!! E por falar em ""pegasus"", tomara que a usem igualmente como um ""pega-SUS"", com os problemas ""insolúveis"" de sempre e, peguem as pesadas falcatruas do sistema, onde a facção criminosa com toda certeza deve estar, tentacularmente, envolvida também. Essa é outra ""misteriosa"" caixa preta, jamais inteiramente aberta!!!
Claudio Arraez
2021-08-10 23:04:53Num governo montado na mentira e autoritarismo, quem pode acreditar nesses dois!!!