Em meio à crise interna, Toffoli minimiza divergências
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, afirmou nesta segunda-feira,3, que o Judiciário cumpriu “com desvelo” sua missão de promover a “segurança jurídica e a pacificação social” em 2019 e disse que a corte desempenhou um papel crucial no equilíbrio da República e na manutenção da paz social. “Em 2019 o poder Judiciário...
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, afirmou nesta segunda-feira,3, que o Judiciário cumpriu “com desvelo” sua missão de promover a “segurança jurídica e a pacificação social” em 2019 e disse que a corte desempenhou um papel crucial no equilíbrio da República e na manutenção da paz social.
“Em 2019 o poder Judiciário cumpriu com desvelo sua elevada missão de promover a segurança jurídica e a pacificação social”, afirmou Toffoli em sua fala de abertura dos trabalhos do ano do Judiciário. "Em 2020, permaneceremos empenhados e destemidos em garantir os direitos fundamentais, as liberdades públicas, e em pacificar os grandes conflitos do país, como forma de promover a segurança jurídica necessária à retomada do desenvolvimento", seguiu o ministro em seu discurso marcado pelo tom moderador.
Toffoli não mencionou diretamente o embate com Luiz Fux sobre o juiz das garantias, mas falou das divergências internas. “É óbvio que em todo colegiado há divergências, porque a razão de ser é a multiplicidade das visões que somam e que trazem, ao fim e ao cabo, a síntese daquilo que deve prevalecer como uma somatória das diferentes visões, como sempre nos lembra o nosso ministro Marco Aurélio, hoje o mais antigo na sessão”.
Em janeiro, o presidente do tribunal teve uma decisão sobre a implementação do juiz das garantias derrubada pelo vice-presidente da corte, ministro Luiz Fux. Criado no pacote anticrime sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, o juiz das garantias atua somente nas fases de investigação, mas não julga o processo. Sua implementação, que estava prevista para o começo deste ano, tem sido alvo de questionamentos de diferentes setores do Judiciário.
Defensor da iniciativa, Toffoli chegou a criar um grupo de trabalho no Conselho Nacional de Justiça e determinou no começo do ano que a adoção do novo modelo fosse adiada por 180 dias. A decisão, contudo, foi derrubada por Fux, que a prorrogou por tempo indeterminado, até que o plenário do STF se debruce sobre o tema.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Rafael
2020-02-04 19:22:28O caralho! Desde quando soltar bandido, impedir a prisão de bandido, impedir a investigação sobre bandido e responder consultas sobre o comportamento do STF em um eventual golpe contra Bolsonaro é pacificação? O Senado precisa fazer o impeachment desse petista para ontem!
PAULO
2020-02-03 17:55:10Essa cara tá brincando! Lógico! Como sempre!
Raimundo
2020-02-03 16:29:21O eterno lacaio do LULADRÃO com cara de vampiro.
Rita
2020-02-03 15:43:38Opções para definir Toffoli: 1- cinismo. 2- falta de caráter 3- falta de vergonha na cara. 4 - todas as anteriores. Eu sou opção 4
Luiz
2020-02-03 15:31:02Deixou o STF igual ao congresso , parece piada dizer que promoveu a segurança jurídica e pacificação , quando fez exatamente o oposto , acabou com o combate a corrupção , com a prisão em segunda instância , e ainda fala de aumento de verbas para o judiciário mais caro do planeta , somos mesmo o país das inversões.
Cleuza
2020-02-03 14:54:42Essa "Fala" do min. Toffoli, é mais uma Vergonhosa mentira dele. Nosso Judiciário, especialmente o STF, é a "Maior Vergonha Deslavada Comunista" que nós patriotas já vimos. Min. - eu teria mta vergonha e seria mto hipócrita, em dizer essas "frases chavões", pensando que o "Povo" vai acreditar...kkkkkk Toma Vergonha ministro 😤😤😤😤👹👹👹👻👻👻💩💩💩💩💩
Cleuza
2020-02-03 14:41:25D.Toffoli, "Amigo do Amigo do Meu Pai"...kkkkk...Defende e Solta Bandidos e Corruptos o Tempo td...Ainda vai sentir na pele, tds as "falcatruas e improbidades que cometeu e comete contra o País que "ele" escolheu morar. Nada como 1 dia após o outro!!! Vai sim, experimentar o "Castigo dos Bandidos Corruptos" - A CADEIA...💪🏼💪🏼💪🏼🙌🙌🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Cleuza
2020-02-03 14:37:24D.Toffoli, é um simples advogado. Não tem conhecimento do que é ser um "Juiz", para estar como min.do STF...COMUNISTA INSANO, LESA-PATRIA(SÓ APROVA O QUE PREJUDICA O DESENV. DO BRASIL), É CONTRA O POVO PATRIOTA 🇧🇷...TEM QUE SER IMPEACHADO DO STF....ESSE, NÃO SERVE PARA O BRASIL...ALIÁS, SO SERVE PARA SER ADVOG. DE PORTAS DE CADEIAS, E OLHE LÁ!!! 😤😤😤💩💩💩💩💩
Guy
2020-02-03 14:03:49Segurança jurídica requer que Toffoli caia fora do STF.
Jose
2020-02-03 14:02:14Criando regras novas e proibindo a prisão em segunda instância, que acabou soltando vários criminosos, é isso que esse sujeito chama de promover a segurança jurídica.