Edu Andrade/ME

Em meio à pressão para anular provas do ‘rachid’, Receita abriu investigação interna para atender Flávio Bolsonaro

04.01.21 15:58

Surtiu efeito a pressão de Flávio Bolsonaro e de seus advogados dentro do governo para identificar os auditores da Receita Federal que supostamente foram os responsáveis pela apuração que, mais tarde, deu origem à investigação sobre o “rachid” no antigo gabinete do filho 01 do presidente Jair Bolsonaro.

Em um documento a que Crusoé teve acesso, a própria Receita afirma que abriu um procedimento para apurar as alegações da defesa de Flávio, segundo as quais uma suposta “organização criminosa” em funcionamento dentro do Fisco teria produzido relatórios ilegalmente destinados a incriminar o senador e seu ex-assessor Fabrício Queiroz.

O resultado da apuração realizada pelo Fisco, segundo esse mesmo documento, foi encaminhado à Corregedoria do Ministério da Economia, comandado pelo ministro Paulo Guedes, para “ciência e providências cabíveis”.

A caça às bruxas na Receita começou ainda no segundo semestre do ano passado e, desde então, o esforço para identificar e tentar punir auditores ligados à apuração que colocou Flávio Bolsonaro em apuros com a Justiça já resultou em alguns embaraços para o Palácio do Planalto — até a Abin, o serviço secreto do governo, foi acionada.

Na visão da defesa de Flávio Bolsonaro, elucidar a ilegalidade supostamente cometida por funcionários da Receita poderia derrubar toda a investigação sobre o filho do presidente. Seria, na leitura dos defensores do hoje senador da República, um vício de origem que permitiria a anular o caso na Justiça. Daí o esforço para, por meio da estrutura do governo, identificar a tal “participação ilegal” de auditores do Fisco.

Ainda em agosto de 2020, duas advogadas de Flávio se reuniram no Planalto com o próprio Bolsonaro, com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno Ribeiro, e com o diretor da Abin, Alexandre Ramagem, para tratar do assunto.

No mês seguinte, como mostrou a reportagem de capa da edição 138 de Crusoé, Ramagem enviou, pessoalmente, às defensoras de Flávio dois relatórios produzidos pela Abin para auxiliar a defesa do senador.

Em paralelo, o comando do Fisco também foi acionado. Em setembro, o secretário da Receita Federal, José Tostes (foto), se reuniu com Flávio Bolsonaro. O encontro se deu fora da agenda. Uma semana depois, igualmente sem registro oficial, Tostes se reuniu no Planalto com o próprio presidente da República.

A confirmação da abertura de um procedimento interno pela Receita a pedido da defesa de Flávio Bolsonaro consta de um ofício enviado à Câmara dos Deputados em resposta a um requerimento de informações da bancada do Partido Novo.

“As representantes legais do Senador Flávio Bolsonaro apresentaram duas petições formais à Secretaria Especial da Receita Federal. A notícia sobre supostas irregularidades trazidas ao conhecimento da Secretaria Especial da Receita Federal instruiu procedimento específico, encaminhado à Corregedoria do Ministério da Economia para ciência e providências cabíveis”, admite a Receita. Confira o principal trecho do documento:

O ofício contendo a resposta foi enviado pela Receita ao Ministério da Economia. Coube ao ministro Paulo Guedes encaminhá-lo, em seguida, à Câmara dos Deputados. Não restam claras, no documento, quais foram as conclusões da apuração interna realizada pelo Fisco. O ofício também não diz se, depois de receber o procedimento, a pasta de Guedes adotou alguma providência.

No início de dezembro, a Receita exonerou o auditor que chefiava a Corregedoria do órgão no Rio de Janeiro, Christiano Paes Leme Botelho. O nome dele era citado nas queixas apresentadas pela defesa de Flávio Bolsonaro. As advogadas questionavam a forma como se deu o acesso a dados do senador na apuração sobre o rachid. Na ocasião, o sindicato dos servidores da Receita Federal informou que a exoneração já estava programada e não tinha relação com o caso de Flávio Bolsonaro. A Receita se negou a informar as razões da saída de Paes Leme.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. ESTA ACAO MOSTRA QUE OS RELATORIOS PARTICULARES DA ABIN DO BOZO ESTAO AJUDANDO OS ADVOGADOS DO RACHADINHA, COMO DENUNCIADO PELA IMPRENSA. E A ABINGATE! E O PGR, CADE ELE? D. CARMEN, VOLTA DAS FERIAS! O STF PRECISA CORRER ATRAS DESSE ESCANDALO, SE NAO A PGF - PROCURADORIA GERAL DA FAMIGLIA VAI MANDAR TUDO PRO ARQUIVAO DA CORRUPCAO.

  2. Olha a mente diabolica por traz disso, a quadrilha do Rachid esta alegando que a tem formacao de quadrilha na Receita Federal para travar o caso e as investigacoes, provar que nao teve Rachid nada, e o governo esta usando a maquina publica para defender os acusados de Rachid? meu deus do ceu!!! esse governo esta baguncado mesmo, tudo pela famiglia. E o PGR Aras? nao ve nada de errado? MPF? STF? tudo aparelhado!! quem vai tomar a frente disso e prender os culpados de Rachid por todo o Brasil.

    1. Mário, os filhos do bozo podem roubar e os filhos do lula não?

    2. Mario. você precisa ir a um psiquiatra rápido. precisa se livrar dessa paixão que tem pelo lula. é amor forte.

  3. "Bolsonaro é aquele tiozão sem noção no poder". Leso engano. Nas entrelinhas de acontecimentos como este citado na reportagem vê-se que, no mínimo, é bem assessorado e sagaz na hora de proteger suas crias corruptas. E, assim, torna-se (se já não era) um igual larápio da dignidade de uma nação vítima de seu estelionato eleitoral, porquanto usou o discurso contra a corrupção como forma de alcançar o Planalto.

  4. A defesa continua tentando incriminar o mensageiro. Fica evidente que não conseguindo o senador não tem como escapar da acusação.

  5. Ler matérias como está causam náusea. Presidente eleito para combater a corrupção, neste mar de lama. Quem resgatará o país ?

    1. São 30 anos na escola de canalhices , aprendeu direitinho, fora que já tinha uma passagem explosiva pelo exército...capitãozinho reaça esse...aí se articula como o milico político mais bem intencionado e patriótico desse país!!!Até convence ser anti corrupção, coisa que vem milicianamente exercitando a tempos...dá de louco , cria o gênero povão bregão de governar , tudo em nome de Jesus! É um boçal na cultura ,mas um gênio na estratégia em levar o gado a loucura.Conseguirá o golpe AI 6 q sonha?

    2. O exército podia dar uma forcinha aí, sair da cola do genocida e deixar ele afundar rapidinho. Afinal, com um vice como o Mourão, seria questão de muito pouco tempo para o Bozo cair sem apoio do exército. Depois temos o Moro e o pessoal da Lava Jato q tenho certeza ajudariam em uma otima chapa anti corrupção para 2022. Mas convenhamos, q forças armadas mais hipócrita e omissa, não?

  6. Assim o “mecanismo” continua agindo nas sombras, para inocentar os bandidos e incriminar os mocinhos. Afinal, são os bandidos que pagam gordos honorários a advogados, com o dinheiro afanado de nossos impostos.

    1. Sinval, bom ponto! O drama, como v. sabe, é geral. Ao eleger alguém, v. remunera, quase sempre, uma família inteira. Ao contrário da família média do País, que tem menos de 2 filhos, os FDP (filhos da pátria) costumam arrastar uma penca de filhotes, além de uma fieira de ex-cônjuges, pelicanos beiçudos ávidos por peixes pagos pelo contribuinte. Meu primo, profissional de carreira por concurso, fala muito do Pecari, que oferece favores a próceres debilitados, visando a TETAS para seus familiares.

  7. Todo um aparato do Estado trabalhando para o clã e seus amigos, não sou PTISTA longe disso, mas o Brasil afundou de vez, quem vai tirar esse Trump Tropical do poder?

  8. É como aquele pai que pede que à diretora da escola despeça a professora que corrigiu seu filho e ela o faz! Por si só isso já seria NOJENTO, se se tratasse mesmo de um pai negligente e uma escola subserviente. Em se tratando de um órgão público de fiscalização, um senador, um Ministério e um partido que se denomina "novo", é no mínimo TRÁGICO, VERGONHOSO E LAMENTÁVEL.

  9. Isso está igual casos de Lula até parece wue essas advogadas fazdm parte do escritorio do Zani/Roberto TeixeirA tudo uma vergonha.

  10. Parabéns a Crusoé pela reportagem. Meu raciocínio é o seguinte. Leva uma certo tempo para o desmonte das instituições. Constatamos no presente que esse desmonte está adiantado, pois usaram instituições de estado para invalidar um processo de um crime cometido no passado. O PT roubou demais. Mas a corrupção sistemática adotada pelo PT foi alvo da PF, Receita Federal e Ministério Público. Não existe evidência de um grande esquema corrupto nesse governo.

    1. Mas ele pode estar sendo orquestardo agora e pela contaminação dos órgãos de controle, nós nem ficaremos sabendo. Isso é muito sério. Já que o presidente se distanciou da mídia séria, espero que essa mesma mídia não tire os olhos do presidente.

  11. Ameaçam CRUCIFICAR INOCENTES pra livrar um marginal!!!! Essa conduta criminosa, é típica desses covardes, cheios de antecedentes do gênero, que VITIMAM E MARTIRIZAM CIDADÃOS ÍNTEGROS, PROBOS E CUMPRIDORES DO SEU DEVER LEGAL, SAPATEIAM SOBRE A REPÚBLICA , HUMILHAM o POVO BRASILEIRO e DESMORALIZAM o BRASIL para encobrir seus crimes!!!! "*MUDA BRASIL*"!!!!!!

  12. A verdade é uma só: onde tem fumaça tem fogo. Tanto empenho para apagar os malfeitos da prole Bozista é porque tem culpa no cartório. Quem não deve prova. Não apaga provas.

  13. Na condição de contribuinte cumpridor das minhas obrigações junto à receita federal, apavorado com a total ineficiência de ministérios como saúde, economia, justiça e educação, entre outros, me pergunto: será que a justiça, a economia e todos os demais institutos, agências e organismos estatais, não têm mais nada para fazer além de “trabalhar” para livrar o rabo de Flávio Bolsonaro?

    1. Assino embaixo e reitero suas declarações, que constrangem e envergonham os brasileiros que têm vergonha na cara!

  14. O Bolsonaro queima o filme da direita. Se os eleitores de direita não reagir, o bolsonarismo vai pavimentar o caminho para retorno da esquerda ao poder. Está na hora de abrir uma CPI para investigar tanto a acusação de vazamento da Receita Federal quanto a acusação de uso indevido da ABIN para Beneficiar o filho do presidente.

    1. A direita não é melhor em nada que a esquerda. Acima das ideologias está o caráter das pessoas. Populistas são todos da mesma cepa podre. Desonestos mau caráteres a gente vê pra todo lado. Para quem presta tanto faz se tem um pé cá outro lá. Quando o povo é evoluido, qualquer sistema funciona. A Nação é o seu povo. Povo rastaquera, que só quer levar vantagem em tudo, que não sabe dividir nem pensar no coletivo, tem os representantes que merece- pois se identificam com eles.

  15. Estratégia dos corruptos são quase idênticas, vejam as teses da defesa do Lula, são todos iguais independente de ideologia ou partido, vamos npróximas eleições eliminar ao máximo esses bandidos através do nosso voto.

  16. Alguém deveria perguntar ao Flávio: as privas foram inventadas? NUNCA houve movimentação atípica em suas contas? Tudo honesto? Vc tenciona fazer uso de um recurso deplorável, e que fatalmente fará com que outros auditores abstenham-se de denunciar corrupção com medo de retaliação, simplesmente para fugir de uma acusação que, se nada tem a esconder, para quê temer? Seu pai, o PR, alega não haver corrupção no governo, mas ignora gaver corruptos/corruptores em sua própria casa?

  17. A reforma administrativa não pode acabar com a estabilidade dos servidores públicos, ou eles se tornarão servidores do governante de plantão.

  18. Mas, por que o espanto?. O propósito do Bolsonaro ao afastar o Sérgio Moro, que não se rendeu aos seus métodos criminosos, era exatamente proteger o filho ladrão do dinheiro público na modalidade rachadinha. Outra coisa estranha nesse embroglio é a situação dos ladrões colegas do 01 na ALERJ. Sem a investigação dos demais ladrões, a opinião pública vai comprar a ideia de o 01 estava sendo perseguido. Abaixo a corrupção!!! Ladrão fora da prisão é extremamente nocivo à Nação!!!

  19. Dizem que entre os chamados barões das rachadinhas, o filho de JB foi dos menos gananciosos. Li que a prática, certamente irregular, era comum entre os AlérJicos. Como se comportam os que tiveram mais acesso ao angu de caroço? Recorreram a Papais-Papaizões em sua tentativa de explicar o inexplicável? Ou estarão seguindo o caminho previsto pela justiça? Persiste uma pergunta simples, apesar do emaranhado: as rachadinhas, com ou sem recurso a galhos protetores, existem de fato? Que dano causaram?

  20. Lamentável. Ao invés de se defender legalmente Flávio Bolsonaro procura incriminar aqueles que fazem seu trabalho corretamente. Um escárnio.

  21. Nojo e a sensação que tenho...Asco de pessoas que deveriam servi ao povo pois são pagos pra isso e não estão nem aí.... deitam e rolam enquanto muitos morrem!!! Triste muito triste!!!

  22. Nojo e a sensação que tenho...asco de pessoas que deveriam servi ao povo pois são pagos pra isso e na maior cara de pau ...deitam e rolam enquanto muitos morrem!!! Triste muito triste...

  23. Que vergonha, instituições de estado agindo como órgãos de governo. Nossa Democracia está em risco. Até quando a Elite Brasileira irá trabalhar por um país melhor. Não basta toda desigualdade e injustiça social!

    1. O Lula tem os seguidores fanáticos do Lula Livre (mortadelas desmioladas), já o Bolsonaro e Cia tem o bovino Afranio. Como são patéticos esses dois extremos idiotizados.

    2. Primeiro a revista tem que responder: pq a Micheque recebeu 89 mil do Queiróz??

  24. A teoria de que "NADA É TÃO RUIM QUE NÃO POSSA SER PIORADO" foi confirmada de pois que derrubamos Dilma, PT e Lula e jogamos no lixo...O que entrou piorou o caldo. complicou o futuro do Brasil.

    1. Verdade! Nunca poderíamos imaginar que haveríamos de conhecer estelionatário maior que o Lula com Dilma, seu poste. Estão superando-os. Inclusive na incompetência e irresponsabilidade. Uma família de aproveitadores e mentirosos.

    2. Essa foram as palavras mais idiotas que eu li este ano. Parabéns seguidor de Cid Gomes !(tratoristas ?)

  25. Ainda há quem afirme que a CONSTITUIÇÃO está acima de todos...mas vemos que há controvérsias. Depende de quem está embaixo e do acusado. Há sim os mais iguais. Acima de todos e da Constiruição e ao lado de Deus e do Edir Macedo, está o magnâmico ser JMB...o presid anto do Brasil.

  26. chegaremos a considerar os petistas mais democráticos que os bolsonaristas, pois permitiram a lava jato o que não ocorre, de modo algum, com o atual governo. Este governo protege corruptos!!!!

  27. Que absurdo. E o rabo abanando o cachorro. Essa família faz o que quer com as instituições da república que um dia foram independentes. Republiqueta essa que vivemos. Rumo a venezuelização.

  28. O que dizer???? Chorar o fato de ter ajudado um incompetente, mentiroso, “mandrião” como bem o chama o Villa a assumir a presidência da República!!! Isto sem falar dos filhos rachadinhas!!! 😢😢😢🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  29. "É vedado à autoridade administrativa deixar de tomar providências ou retardar as que são relevantes ao atendimento do interesse público."

    1. Perfeito PAULO! Pena q os bozistas são incapazes de compreender o q vc escreveu.

    2. Ricardo, ausência de evidência não é evidência de ausência. O governo Bolsonaro, como bem mostrou a reportagem, está aparelhando instituições de estado para fabricar provas de uma suposta ingerência nas contas do filho. Talvez para descobrir se existem extraterrestres, basta vasculhar melhor o Universo. Já no caso de 1 hipotético esquema de corrupção no governo Bolsonaro, estão estragando todas as naves espaciais. Sem nave, sem investigação. Existe extraterrestre no governo Bolsonaro? Quem sabe?

    3. Mas que falta de vergonha na cara: outro processo aberto a partir de evidências ilegais, que nada provou ou concluiu, mais uma vez. Me espanta ver pessoas que não percebem que está revista já virou instrumento de manipulação contra um governo que está milhares de quilômetros distante da corrupção dos antessessores.

Mais notícias
Assine
TOPO