Crusoé
15.04.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Em meio à pressão para anular provas do 'rachid', Receita abriu investigação interna para atender Flávio Bolsonaro

Surtiu efeito a pressão de Flávio Bolsonaro e de seus advogados dentro do governo para identificar os auditores da Receita Federal que supostamente foram os responsáveis pela apuração que, mais tarde, deu origem à investigação sobre o "rachid" no antigo gabinete do filho 01 do presidente Jair Bolsonaro. Em um documento a que Crusoé teve...

Crusoe
Redação Crusoé
4 minutos de leitura 04.01.2021 15:58 comentários 10
Em meio à pressão para anular provas do 'rachid', Receita abriu investigação interna para atender Flávio Bolsonaro
49728965281_73dd2e750e_o
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Surtiu efeito a pressão de Flávio Bolsonaro e de seus advogados dentro do governo para identificar os auditores da Receita Federal que supostamente foram os responsáveis pela apuração que, mais tarde, deu origem à investigação sobre o "rachid" no antigo gabinete do filho 01 do presidente Jair Bolsonaro.

Em um documento a que Crusoé teve acesso, a própria Receita afirma que abriu um procedimento para apurar as alegações da defesa de Flávio, segundo as quais uma suposta "organização criminosa" em funcionamento dentro do Fisco teria produzido relatórios ilegalmente destinados a incriminar o senador e seu ex-assessor Fabrício Queiroz.

O resultado da apuração realizada pelo Fisco, segundo esse mesmo documento, foi encaminhado à Corregedoria do Ministério da Economia, comandado pelo ministro Paulo Guedes, para "ciência e providências cabíveis".

A caça às bruxas na Receita começou ainda no segundo semestre do ano passado e, desde então, o esforço para identificar e tentar punir auditores ligados à apuração que colocou Flávio Bolsonaro em apuros com a Justiça já resultou em alguns embaraços para o Palácio do Planalto -- até a Abin, o serviço secreto do governo, foi acionada.

Na visão da defesa de Flávio Bolsonaro, elucidar a ilegalidade supostamente cometida por funcionários da Receita poderia derrubar toda a investigação sobre o filho do presidente. Seria, na leitura dos defensores do hoje senador da República, um vício de origem que permitiria a anular o caso na Justiça. Daí o esforço para, por meio da estrutura do governo, identificar a tal "participação ilegal" de auditores do Fisco.

Ainda em agosto de 2020, duas advogadas de Flávio se reuniram no Planalto com o próprio Bolsonaro, com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno Ribeiro, e com o diretor da Abin, Alexandre Ramagem, para tratar do assunto.

No mês seguinte, como mostrou a reportagem de capa da edição 138 de Crusoé, Ramagem enviou, pessoalmente, às defensoras de Flávio dois relatórios produzidos pela Abin para auxiliar a defesa do senador.

Em paralelo, o comando do Fisco também foi acionado. Em setembro, o secretário da Receita Federal, José Tostes (foto), se reuniu com Flávio Bolsonaro. O encontro se deu fora da agenda. Uma semana depois, igualmente sem registro oficial, Tostes se reuniu no Planalto com o próprio presidente da República.

A confirmação da abertura de um procedimento interno pela Receita a pedido da defesa de Flávio Bolsonaro consta de um ofício enviado à Câmara dos Deputados em resposta a um requerimento de informações da bancada do Partido Novo.

"As representantes legais do Senador Flávio Bolsonaro apresentaram duas petições formais à Secretaria Especial da Receita Federal. A notícia sobre supostas irregularidades trazidas ao conhecimento da Secretaria Especial da Receita Federal instruiu procedimento específico, encaminhado à Corregedoria do Ministério da Economia para ciência e providências cabíveis", admite a Receita. Confira o principal trecho do documento:

O ofício contendo a resposta foi enviado pela Receita ao Ministério da Economia. Coube ao ministro Paulo Guedes encaminhá-lo, em seguida, à Câmara dos Deputados. Não restam claras, no documento, quais foram as conclusões da apuração interna realizada pelo Fisco. O ofício também não diz se, depois de receber o procedimento, a pasta de Guedes adotou alguma providência.

No início de dezembro, a Receita exonerou o auditor que chefiava a Corregedoria do órgão no Rio de Janeiro, Christiano Paes Leme Botelho. O nome dele era citado nas queixas apresentadas pela defesa de Flávio Bolsonaro. As advogadas questionavam a forma como se deu o acesso a dados do senador na apuração sobre o rachid. Na ocasião, o sindicato dos servidores da Receita Federal informou que a exoneração já estava programada e não tinha relação com o caso de Flávio Bolsonaro. A Receita se negou a informar as razões da saída de Paes Leme.

Diários

Irã comprou satélite espião chinês para monitorar bases dos EUA

Redação Crusoé Visualizar

Rússia lucra bilhões com afrouxamento de sanções ao petróleo

João Pedro Farah Visualizar

Lula aproveita mensagem à CNBB para cutucar Trump

Redação Crusoé Visualizar

Zema rebate Gilmar: "O intocável ataca novamente"

Redação Crusoé Visualizar

Papa Leão XIV prega a "paz" após críticas de Trump

Redação Crusoé Visualizar

Qual era o papel do criador da Choquei e de funkeiros em lavagem de dinheiro?

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

Carlos Bolsonaro contra o "sistema" em Santa Catarina

Carlos Bolsonaro contra o "sistema" em Santa Catarina

Visualizar notícia
Flávio está emplacando como Bolsonaro “moderado”

Flávio está emplacando como Bolsonaro “moderado”

Visualizar notícia
Flávio passa Lula no 2º turno, indica Quaest

Flávio passa Lula no 2º turno, indica Quaest

Visualizar notícia
Janja se explica sobre carne de paca

Janja se explica sobre carne de paca

Visualizar notícia
Lula reduz diferença para Flávio no 2º turno, indica Apex/Futura

Lula reduz diferença para Flávio no 2º turno, indica Apex/Futura

Visualizar notícia
O blá-blá-blá de Gleisi em defesa do STF

O blá-blá-blá de Gleisi em defesa do STF

Visualizar notícia
O duplo fracasso de JD Vance

O duplo fracasso de JD Vance

Visualizar notícia
"País tem o dever de proteger" o STF e PGR da "infiltração criminosa", diz TI

"País tem o dever de proteger" o STF e PGR da "infiltração criminosa", diz TI

Visualizar notícia
País vive "agressão permanente às instituições republicanas", diz Alcolumbre

País vive "agressão permanente às instituições republicanas", diz Alcolumbre

Visualizar notícia
Por que o relator da CPI do Crime Organizado quer indiciar Gonet

Por que o relator da CPI do Crime Organizado quer indiciar Gonet

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Câmara dos Deputados

Corregedoria

Corregedoria do Ministério da Economia

Fabrício Queiroz

Flávio Bolsonaro

Operação Furna da Onça

Partido Novo

Paulo Guedes

Receita Federal

< Notícia Anterior

Lewandowski intima juiz sobre ordem para acesso de Lula a mensagens obtidas por hackers

04.01.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

São Paulo confirma dois casos de variante inglesa do coronavírus no estado

04.01.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Araújo

2021-01-05 11:00:07

O genocida botando na c do Guedes.


Luciana

2021-01-05 09:59:40

A culpa agora é do mensageiro 🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️


Carlos

2021-01-05 03:10:49

ESTA ACAO MOSTRA QUE OS RELATORIOS PARTICULARES DA ABIN DO BOZO ESTAO AJUDANDO OS ADVOGADOS DO RACHADINHA, COMO DENUNCIADO PELA IMPRENSA. E A ABINGATE! E O PGR, CADE ELE? D. CARMEN, VOLTA DAS FERIAS! O STF PRECISA CORRER ATRAS DESSE ESCANDALO, SE NAO A PGF - PROCURADORIA GERAL DA FAMIGLIA VAI MANDAR TUDO PRO ARQUIVAO DA CORRUPCAO.


Voto Salva 2022

2021-01-04 22:35:03

Olha a mente diabolica por traz disso, a quadrilha do Rachid esta alegando que a tem formacao de quadrilha na Receita Federal para travar o caso e as investigacoes, provar que nao teve Rachid nada, e o governo esta usando a maquina publica para defender os acusados de Rachid? meu deus do ceu!!! esse governo esta baguncado mesmo, tudo pela famiglia. E o PGR Aras? nao ve nada de errado? MPF? STF? tudo aparelhado!! quem vai tomar a frente disso e prender os culpados de Rachid por todo o Brasil.


Isolina

2021-01-04 21:35:48

e Guedes se ocupando para livrar o filhinho do rei? quem se mistura com porcos merece comer Mérida.


RENATO

2021-01-04 21:21:45

Família Acima de Tudo! Brasil que se dane...


Mário

2021-01-04 21:17:35

Vão procurar o dinheiro dos filhos dos Lula que nem emprego tinham e ficaram milionários.


Plínio

2021-01-04 20:56:53

"Bolsonaro é aquele tiozão sem noção no poder". Leso engano. Nas entrelinhas de acontecimentos como este citado na reportagem vê-se que, no mínimo, é bem assessorado e sagaz na hora de proteger suas crias corruptas. E, assim, torna-se (se já não era) um igual larápio da dignidade de uma nação vítima de seu estelionato eleitoral, porquanto usou o discurso contra a corrupção como forma de alcançar o Planalto.


João

2021-01-04 20:19:46

Esse bolsonaro pretende ser o ditador do Brasil. Enquadrou tôdas as instituições


Antonio

2021-01-04 20:09:04

Troca de valores. No Brasil se pune os honestos para cobrir os desonestos. Brasil não permita isso. Reaja.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Araújo

2021-01-05 11:00:07

O genocida botando na c do Guedes.


Luciana

2021-01-05 09:59:40

A culpa agora é do mensageiro 🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️


Carlos

2021-01-05 03:10:49

ESTA ACAO MOSTRA QUE OS RELATORIOS PARTICULARES DA ABIN DO BOZO ESTAO AJUDANDO OS ADVOGADOS DO RACHADINHA, COMO DENUNCIADO PELA IMPRENSA. E A ABINGATE! E O PGR, CADE ELE? D. CARMEN, VOLTA DAS FERIAS! O STF PRECISA CORRER ATRAS DESSE ESCANDALO, SE NAO A PGF - PROCURADORIA GERAL DA FAMIGLIA VAI MANDAR TUDO PRO ARQUIVAO DA CORRUPCAO.


Voto Salva 2022

2021-01-04 22:35:03

Olha a mente diabolica por traz disso, a quadrilha do Rachid esta alegando que a tem formacao de quadrilha na Receita Federal para travar o caso e as investigacoes, provar que nao teve Rachid nada, e o governo esta usando a maquina publica para defender os acusados de Rachid? meu deus do ceu!!! esse governo esta baguncado mesmo, tudo pela famiglia. E o PGR Aras? nao ve nada de errado? MPF? STF? tudo aparelhado!! quem vai tomar a frente disso e prender os culpados de Rachid por todo o Brasil.


Isolina

2021-01-04 21:35:48

e Guedes se ocupando para livrar o filhinho do rei? quem se mistura com porcos merece comer Mérida.


RENATO

2021-01-04 21:21:45

Família Acima de Tudo! Brasil que se dane...


Mário

2021-01-04 21:17:35

Vão procurar o dinheiro dos filhos dos Lula que nem emprego tinham e ficaram milionários.


Plínio

2021-01-04 20:56:53

"Bolsonaro é aquele tiozão sem noção no poder". Leso engano. Nas entrelinhas de acontecimentos como este citado na reportagem vê-se que, no mínimo, é bem assessorado e sagaz na hora de proteger suas crias corruptas. E, assim, torna-se (se já não era) um igual larápio da dignidade de uma nação vítima de seu estelionato eleitoral, porquanto usou o discurso contra a corrupção como forma de alcançar o Planalto.


João

2021-01-04 20:19:46

Esse bolsonaro pretende ser o ditador do Brasil. Enquadrou tôdas as instituições


Antonio

2021-01-04 20:09:04

Troca de valores. No Brasil se pune os honestos para cobrir os desonestos. Brasil não permita isso. Reaja.



Notícias relacionadas

Irã comprou satélite espião chinês para monitorar bases dos EUA

Irã comprou satélite espião chinês para monitorar bases dos EUA

Redação Crusoé
15.04.2026 17:33 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Rússia lucra bilhões com afrouxamento de sanções ao petróleo

Rússia lucra bilhões com afrouxamento de sanções ao petróleo

João Pedro Farah
15.04.2026 15:40 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Lula aproveita mensagem à CNBB para cutucar Trump

Lula aproveita mensagem à CNBB para cutucar Trump

Redação Crusoé
15.04.2026 15:37 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Zema rebate Gilmar: "O intocável ataca novamente"

Zema rebate Gilmar: "O intocável ataca novamente"

Redação Crusoé
15.04.2026 15:16 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

A ciência sugere que os sonhos treinam o cérebro para enfrentar perigos e riscos

A ciência sugere que os sonhos treinam o cérebro para enfrentar perigos e riscos

Visualizar notícia
Este problema comum de sono pode aumentar o risco de demência em 40%

Este problema comum de sono pode aumentar o risco de demência em 40%

Visualizar notícia
Segundo a psicologia, as pessoas criadas nos anos 60 e 70 desenvolveram uma resiliência hoje quase desaparecida

Segundo a psicologia, as pessoas criadas nos anos 60 e 70 desenvolveram uma resiliência hoje quase desaparecida

Visualizar notícia
Como beber água perto da hora de dormir influencia sua saúde

Como beber água perto da hora de dormir influencia sua saúde

Visualizar notícia
A descoberta do século: encontrados na Antártida animais aquáticos nunca vistos

A descoberta do século: encontrados na Antártida animais aquáticos nunca vistos

Visualizar notícia
Pessoas que vivem até os 100 anos compartilham estes 3 fatores biológicos

Pessoas que vivem até os 100 anos compartilham estes 3 fatores biológicos

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso