Tony Winston/MS

Em fevereiro, Brasil vai ‘ultrapassar todo mundo’ em número de vacinados, aposta Pazuello

14.01.21 20:56

Criticado pelo atraso no início da imunização contra a Covid-19, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (foto), afirmou na noite desta quinta-feira, 14, que, em fevereiro, o Brasil vai “ultrapassar todo mundo” em número de vacinados.

O general argumentou que o país conta com três estruturas capazes de produzir imunizantes. Pazuello citou a Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, que desenvolve a vacina de Oxford, em parceria com a AstraZeneca; o Instituto Butantan, à frente da Coronavac junto ao laboratório chinês Sinovac; e uma empresa privada, que atua em conjunto com o Instituto Gamaleya, na Rússia, responsável pela Sputnik V.

Em transmissão ao vivo ao lado de Jair Bolsonaro, o ministro afirmou que, pelo que se recordava, os Estados Unidos somavam 7 milhões de vacinados, o que considerou “muito pouco“, e indicou que o Brasil deve ultrapassar o país norte-americano. Pazuello, entretanto, se equivocou. De acordo com levantamento do projeto “Our World in Data“, ligado à Universidade de Oxford, 11,15 milhões de americanos já foram imunizados.

O que a gente precisa compreender: há uma estratégia do governo federal com o SUS [Sistema Único de Saúde]. Essa estratégia foi desenhada há seis meses. Estamos na cronologia correta e vamos, em janeiro, começar a vacinação. A partir do início, com 2 milhões, 6 milhões ou 8 milhões de doses, em janeiro, já vamos nos tornar o segundo, talvez o primeiro, país que mais vacinou no mundo, dependendo dos EUA“, garantiu, errando mais uma vez, dado que a China já inoculou 10 milhões de cidadãos.

Quando entrarmos em fevereiro, com nossa produção em larga escala e nosso PNI [Plano Nacional de Imunização], que tem 45 anos, vamos ultrapassar todo mundo. Inclusive os EUA”, completou.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, agendou para o domingo, 17, a reunião em que a Diretoria Colegiada vai decidir se libera ou não o uso emergencial e temporário da Coronavac e da vacina de Oxford. O sinal verde às solicitações garantiria a aplicação inicial de 8 milhões de doses dos imunizantes.

Senhores, nós queremos muito que isso dê certo, que seja aprovado o uso emergencial e, depois o registro, para que a gente possa vacinar nosso país, independentemente de qual seja a vacina. É a Anvisa que tem que nos proteger e dizer qual é o melhor caminho.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. esse generaleco latino americano é apenas um LEÃO MARINHO RASTEJANTE , que caga baldes para o povo brasileiro. mais um incrivel militar brasileiro que se formou em tintura de cabelos.

  2. Este general devia ter amor-próprio. Nosso Exército deve sentir vergonha dele (mas não faz nada). Isso é o "GENERAL DA BANDA".

  3. caso o brasil entre em conflito armado, o gen STRONZO pazuelo "especialista " em logishhhhtica vai avisar aos combatentes MARICAS que levem suas marmitas e suas muniçoes de casa.

  4. Jamais pensei que os governantes deste país fossem tão " palhaços " ,despreparados e ridículos//Na iniciativa privada morreriam de fome...

  5. O generaleco nunca vai entender que a vacinação não é um campeonato de quem vacina mais e é campeão. Utilizando o vocabulário da caserna, ele é o exemplo claro de um "nulidade" (militar que não presta para nada). Devemos vacinar o máximo de brasileiros, e torcer para que todos os outros países também consigam vacinar o máximo. Só um nulidade não entende que este deve ser o pensamento de uma pessoa decente.

    1. Como cloroquina. É a vacina seria aplicada na jugular. Na jugular!

  6. Eu sei que o viés da mídia que se voltou contra o Governo Bolsonaro determina que se encontre erros, falhas e pessimismo em relação a toda ação do Ministro da Saúde, mas a minha posição é de confiança e torcida. É preciso que sejamos campeões nacionais da vacinação. Temos capacidade para tanto.

    1. Sr Vinícius SILENCE DAY..!! proclamado por bia kicis e outros notáveis.. kkkk DIA SEM POSTAGEM.. na rede..!! em protesto pela censura q bolsonoráveis.. acham q é serem desestimulados a postar MENTIRAS..

    2. VINÍCIUS, a Poliana desvairada. Acha que tem uma torcida contra a governo. O Bolsonaro errou em tudo. Você prefere não enxergar? Enfiou o dedo no cu e saiu assobiando, como se nada de trágico estivesse acontecendo no Brasil. Se serviu para você, não serve para mim.

    3. Só não temos vacina, nem seringas e nem agulhas.

  7. O Pres é um retardado negacionista !! Olha aí Manaus !! É a so a ponta do Iceberg !! Deveria ser impuchado e eesponder processo !! Louco da porra

  8. Parabéns Dória, Parabéns ex Ministro da Saúde Nelson Taich que se demitiu, pelos absurdos que acontecia, Pazuello e Jair Bolsonaro vcs não merecem nenhum agradecimento, pois não fizeram nada, agora vem todo orgulhoso, como se tivesse feito algo, vão plantar batata, isso sim! Vocês não merecem respeito da população brasileira.

  9. Bolsonaro e Pazuelo negaram e negam a pandemia e em consequência não planejaram nada ! Agora tem que competir com 7 bilhões do mundo que também estão atrás da vacina ! Estamos nas mãos destes débeis mentais !

    1. esse governo é responsável por por todas essas mortes # FORA Bolsonaro e sua cateva. lena

  10. RUBINHO PAZUELLO, QUE ESTÁ NA ÚLTIMA FILA E AINDA NÃO LARGOU, ESPERANDO A VACINA CHEGAR NO DIA D E NA HORA H, DIZENDO QUE EM FEVEREIRO ELE VAI ULTRAPASSAR TODO MUNDO, INCLUSIVE O LEWIS HAMILTON QUE LARGOU NA POLE POSITION EM DEZEMBRO E QUE JÁ TEM PRATICAMENTE VACINA PARA TODA A POPULAÇÃO DO REINO UNIDO. CONTA OUTRA PAZUELLO, NÃO SEJA RIDÍCULO COMO O SEU CAPITÃO AMIGÃO DO QUEIROZ. ESSA PIADA SÓ NÃO É PIOR QUE AS LOROTAS DO CAPITÃO SOBRE OS MICHEQUES DO AMIGÃO, HOMEM DE CONFIANÇA QUEIROZ.

  11. Esse idiota! Peito de pombo! Fica calado que melhor, imbecil! As pessoas morrendo vim esse covudce ele falando em fazer mágica! Tenho horror a essas pessoas que fazem parte desse desgoverno.

  12. Se tem plano, se tem estratégia desde o meio do ano passado. Pq os governadores e prefeitos ainda estão tateando no escuro? Pelo que sei e tenho visto, eles estão completamente perdidos com essa "estrategia" e "Logística" do MS, pois não sabem como, quando, onde e a quantidade de vacinas q receberão. A falta de mínima comunicação é resultado de completa incompetência do MS. Ou seria puro e simples mau caratismo?

  13. General intendente lambe-botas. Esse senhor deveria voltar imediatamente p o lugar de onde veio. Poucos no Brasil iriam perceber sua ausência.

  14. MENOS MINISTRO! MENOS! O DIA D HORA H AINDA NEM CHEGOU E JÁ VAMOS PRO VELHO DISCURSO DO BRASIL GRANDE DA ÉPOCA DA DITADURA. NINGUÉM SEGURA ESTE PAÍS! EM POUCAS SEMANAS ESTAREMOS BATENDO OS OUTROS PAÍSES QUE COMEÇARAM A VACINAR EM DEZEMBRO. TÍPICO DISCURSO DE MILICO DO BRASIL GRANDE. O GENERAL ESTÁ EM UMA FUNÇÃO CIVIL, MAS, NÃO PERDE O CACOETE DO DISCURSO DE QUARTEL. MENOS GENERAL! MENOS!

  15. Tipo de pessoa q não duraria três meses na iniciativa privada.. O q ele diz não se realiza.. o que começa a realizar para por falhas. Desfala o q falou um dois dias depois de afirmar. Duvido q qquer empresa séria teria uma criatura dessas em um cargo médio q fosse.

    1. Jair Bolsonabo entao coitado seria no max engraixate da Faria Lima !!!

  16. Se tivesse trocando ideia deste Pazzuelo na minha quebrada, eu diria que ele é um comédia. Ele nem começou a porra do negócio e já vende a ilusão que em breve seremos o primeiro. Fabricaremos vacinas aqui. Teremos os insumos necessários? Isso não está claro para mim. Esse idiota está falando que vai começar a treinar agora e já vai vencer o Usain Bolt. É um pesadelo ter um paspalho desse tratando de algo que implica na morte de pessoas. O BRASIL MERECE COISA MELHOR QUE ESTE INCOMPETENTE.

  17. O povo tá se lixando pra esta estatisca comparativa do ministro, o que querem saber é se haverão vacinas e qdo serão vacinados. O resto é mimimi......

  18. Seria bom se fosse verdade. Digno de nota e que quem está salvando o Brasil são dois países vermelhos: Rússia e China. O que aconteceu com o anti-comunismo radical dos bozistas? Já sei, já sei! Foi para o esgoto na primeira dificuldade. Este é o Bozismo que conhecemos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO