Em carta, governadores dizem que adotarão medidas sob 'orientação de profissionais de saúde'
Após reunião de mais de duas horas por videoconferência nesta quarta-feira, 25, governadores de 26 estados brasileiros elaboraram uma carta aberta em que "convidam" o presidente Jair Bolsonaro a "liderar" o processo de combate ao novo coronavírus e a "agir em parceria" com os governadores e demais poderes. No mesmo documento, defendem ainda que o Congresso...
Após reunião de mais de duas horas por videoconferência nesta quarta-feira, 25, governadores de 26 estados brasileiros elaboraram uma carta aberta em que "convidam" o presidente Jair Bolsonaro a "liderar" o processo de combate ao novo coronavírus e a "agir em parceria" com os governadores e demais poderes.
No mesmo documento, defendem ainda que o Congresso Nacional deve assumir o protagonismo em defesa do pacto federativo, "conciliando os interesses dos entes da federação, compatibilizando ações e canalizando demandas de estados e municípios".
Os chefes dos governos estaduais ressaltam que a prioridade deve ser “cuidar da vida das pessoas, não esquecendo da responsabilidade de administrar a economia”, e afirmam que continuarão adotando medidas "seguindo orientação de profissionais de saúde".
O trecho é um contraponto dos governadores a Bolsonaro, que, desde a noite de terça-feira, 24, passou a defender o fim do isolamento da população, contrariando as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Em atrito com o presidente, os governadores pedem ainda a criação de um canal de acesso direto ao Ministério da Saúde e pleiteiam ao Banco Mundial e ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, a suspensão de parcelas de pagamento de dívidas no período de vigência do estado de calamidade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Lygia⁸
2020-03-27 04:28:39Realmente, estes políticos brasileiros são de última categoria, neste caso os governadores. Que história petulante é essa de "convidar" o Presidente a fazer isso ou aquilo? Se fossem crianças, mereceriam um belo castigo. Falta de noção!
Uira
2020-03-26 18:29:24... assim como {{ MAIS }} RECURSOS para SUPRIR a CRIAÇÃO e GERAÇÃO DE RIQUEZA durante o CICLO ECONÔMICO = ... assim como {{ MENOS }} RECURSOS para SUPRIR a CRIAÇÃO e GERAÇÃO DE RIQUEZA durante o CICLO ECONÔMICO
Uira
2020-03-26 18:18:49Os RECURSOS que deixarem de ser GERADOS agora são os mesmos que FALTARÃO lá na FRENTE. Afinal, os RECURSOS PÚBLICOS que deveriam ter sido APLICADOS NA SAÚDE PÚBLICA não estão fazendo FALTA agora? ALGUÉM TEM QUE PAGAR O PREÇO, a QUESTÃO É QUEM. Se não forem os CRIMINOSOS e CORRUPTOS, serão os INOCENTES e os TRABALHADORES.
Uira
2020-03-26 18:16:04Eles significam RESPECTIVAMENTE, MENOS PRODUTOS e SERVIÇOS (ou seja, RIQUEZA) sendo CRIADOS e GERADOS, assim como MAIS RECURSOS para SUPRIR a CRIAÇÃO e GERAÇÃO DE RIQUEZA durante o CICLO ECONÔMICO. BONDADE é uma COISA MUITO LINDA NO PAPEL, mas no MUNDO REAL CUSTA CARO, MUITO CARO. A PARTE MAIS SENSÍVEL DO CORPO HUMANO é o BOLSO, o que não falta é PICARETA e GENOCIDA fazendo DISCURSOS BONITOS e PROMETENDO O BEM com DINHEIRO e TRABALHO ALHEIOS.
Uira
2020-03-26 18:12:33Mesmo assim, NO MÍNIMO deveria haver um PERÍODO DE TRANSIÇÃO onde DOENÇAS CONGÊNITAS e GENÉTICAS teriam que ser IDENTIFICADAS, MAPEADAS e PRÉ-TRATADAS para que deixassem de INCAPACITAR os INDIVÍDUOS PORTADORES delas pelo menos até um NÍVEL que os permitisse CUSTEAR os PRÓPRIOS GASTOS DE SAÚDE. Mas neste MUNDO QUASE-IDEAL, os CUSTOS com SAÚDE deveria REPRESENTAR só uma FRAÇÃO DO PIB e serem ESTÁVEIS. É MAIS do que ÓBVIO que APOSENTADORIA e SAÚDE tem CARÁTER DEPRIMENTAL no CICLO ECONÔMICO.
Uira
2020-03-26 18:07:21É claro que isto pode ser REVERTIDO pela CRIAÇÃO DE RIQUEZA, que serve para elevar a PRODUTIVIDADE e REDUZIR os GASTOS COM SAÚDE, mas ainda assim, a NATUREZA DA RELAÇÃO e a TENDÊNCIA não são ALTERADAS. Na MELHOR DAS HIPÓTESES o que poderia ser feito seria alcançar um PLATÔ onde a PRODUTIVIDADE DOS INDIVÍDUOS fosse SEMPRE SUFICIENTE para COMPENSAR os GASTOS COM SAÚDE deles, seja pq PRODUZIRAM EXCEDENTE, seja pq TRABALHARAM ATÉ MORRER.
Uira
2020-03-26 18:04:16A partir do PICO DE PRODUTIVIDADE onde a RELAÇÃO PRODUTIVIDADE/SAÚDE NATURALMENTE passaria a SER DECRESCENTE, o INDIVÍDUO cada vez CAMINHA MAIS para se TORNAR uma FONTE DE DESPESAS. É LÓGICO e RAZOÁVEL que este PICO DE PRODUTIVIDADE e a TRAJETÓRIA DESCENDENTE DA RELAÇÃO PRODUTIVIDADE/SAÚDE esteja CORRELACIONADOS à IDADE DO INDIVÍDUO. Portanto, o RESULTADO PRÁTICO de OFERECER MAIS SAÚDE e ELEVAR A EXPECTATIVA DE IDADE da POPULAÇÃO é MINAR O CICLO ECONÔMICO e a SAÚDE ECONÔMICO.
Uira
2020-03-26 18:00:11Não é assim com as CRIANÇAS e os GASTOS com ela, MAIS NOTADAMENTE com EDUCAÇÃO e SAÚDE? Se elas NÃO PAGAREM o que TIRARAM, não estãrão MINANDO a SAÚDE ECONÔMICA e, consequentemente, a SAÚDE PÚBLICA (por isto que os ESTUDANTES NO CHILE e MUNDO AFORA SÃO UM BANDO DE VAGABUNDOS, até agora só TIRARAM SEM DEVOLVER NADA ou PRATICAMENTE NADA, quem é VAGABUNDO SÓ QUER TIRAR SEM DEVOLVER). Para GASTO COM SAÚDE elevar o NÍVEL DE RIQUEZA ele tem que AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA ECONOMIA.
Uira
2020-03-26 17:56:22Se esta RELAÇÃO for INVERSA, enquanto a PRODUTIVIDADE do INDIVÍDUO aumenta, os GASTOS COM SAÚDE não deveriam ser ESTÁVEIS ou DECRESCENTES? Não deveria haver um PICO DE PRODUTIVIDADE que FATALMENTE estaria CORRELACIONADO à IDADE e a partir do qual a TENDÊNCIA se REVERTE (a PRODUTIVIDADE CAI e os GASTOS COM SAÚDE AUMENTAM)? Se a PRODUTIVIDADE CAI e os GASTOS COM SAÚDE AUMENTAM, não chegará o MOMENTO em que o INDIVÍDUO RETIRARÁ MAIS do CICLO ECONÔMICO do que o que CONTRIBUI?
Uira
2020-03-26 17:51:14Ou seja, conforme a TECNOLOGIA AVANÇA e a ECONOMIA SE DESENVOLVE, o CUSTO REAL POR INDIVÍDUO de um SISTEMA DE SAÚDE CRESCE. A RELAÇÃO entre PRODUTIVIDADE e SAÚDE deveria ser INVERSA, quanto MENOS GASTOS com SAÚDE um INDIVÍDUO DEMANDA, teoricamente, MAIS PRODUTIVO ele não deveria ser (com RARAS EXCEÇÕES, que seria um INDIVÍDUO IMPRODUTIVO que DEMANDA MENOS GASTOS COM SAÚDE, provavelmente pq a EXPECTATIVA DE VIDA dele é BAIXA devido a alguma DOENÇA INCURÁVEL e MAL SÚBITO)?