Eleições 2020: uso de máscara será obrigatório para votação em todo o país
Ao ir às urnas neste ano, eleitores deverão, obrigatoriamente, usar máscara de proteção facial e higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar em todo o país -- o material de limpeza será disponibilizado em todas as seções. As regras constam do plano de segurança sanitária apresentado pelo presidente do Tribunal Superior...
Ao ir às urnas neste ano, eleitores deverão, obrigatoriamente, usar máscara de proteção facial e higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar em todo o país -- o material de limpeza será disponibilizado em todas as seções. As regras constam do plano de segurança sanitária apresentado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, nesta terça-feira, 8.
O protocolo foi desenvolvido por especialistas da Fiocruz e dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein. De acordo com o plano, pessoas com mais de 60 anos, que integram o grupo de risco do novo coronavírus, terão um horário especial para votar. Preferencialmente, eles deverão comparecer às seções das 7h às 10h.
Além disso, a ordem é para que quem tiver febre na data da eleição -- seja eleitor, seja mesário -- não vá ao local de votação. O sintoma poderá ser usado como justificativa para a ausência. O mesmo vale para pessoas diagnosticadas com Covid-19 nos 14 dias anteriores ao pleito. Conforme o TSE, não haverá medição de temperatura nas seções para evitar aglomerações e, ainda, em razão do custo-benefício.
O tribunal recomenda que todos os eleitores levem suas próprias canetas para a assinatura do caderno de identificação. Caso esqueçam, porém, receberão unidades extras e higienizadas. Todas as pessoas precisarão manter um distanciamento mínimo de um metro nas filas de votação -- e também na conversa com mesários. O TSE ainda sugere que não sejam usadas luvas de plástico na cabine eleitoral.
A corte também alterou o formato para justificativa de ausência nas eleições de 2020 para quem estiver fora do domicílio eleitoral. Essas pessoas poderão fazê-lo por meio do aplicativo E-título. Quem não tiver um aparelho celular deverá ir normalmente à seção para explicar por que faltou à votação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Alessandro
2020-09-09 22:48:33Eu até acreditava no senhor Barroso, mas depois do disparate de querer criar cotas no parlamento... A POP VOTA EM QUEM QUISER E JÁ VOTA MAL! Mais um desserviço do Judiciário que não faz justiça, agora entendi o nome “Barroso”... francamente.
AIRTON
2020-09-09 17:39:58Já que o risco é concreto, votar deveria ser facultativo. Até porque o que a gente vê no Brasil que não faz muita diferença de quem se elege. É tudo farinha do mesmo saco.
Nadia
2020-09-09 13:22:44Vai no onibus e metro lotado votar. Segundo a OMD assintomáticos nao transmitem o Covid, entao qual a razão da mascara? to tentando entender
André
2020-09-09 10:09:00Só um imbecil, idiota, jumento, sai de casa pra votar. Trocar de bandido ou deixar o mesmo? São todos bandidos. E a sub-raça não percebe isso? Só voto com pena de morte pra corrupção. Aí não teremos candidato.
MARIA
2020-09-09 08:51:15O Ministério da Saúde desse país, desde a notificação do vírus na China, vem se mostrando a coisa mais inútil e acéfala. Leve sua caneta, mas esfregue a mão no livro para assinar. Fique a uma distância do funcionário da mesa, mas teremos recipiente com álcool em gel. Por que morre mais gente de COVID no Brasil, mesmo? Por causa do Bozo ou porque nossa população tem índices altíssimos de comorbidades ( diabetes e hipertensão) e nosso SUS conseguiu chegar no Século XXI, sem ser informatizado?
Odete6
2020-09-09 08:33:21Alívio, Ministro DR. LUÍS ROBERTO BARROSO, que o TSE esteja sob a sua proba presidência, num pleito de importância crucial e, num momento tão grave da vida nacional. Ao menos uma instituição em mãos indubitavelmente íntegras, respeitáveis, decentes e competentes. Será um prazer cumprir o confiável protocolo.
SARS-CoV-2
2020-09-09 07:08:02A favor da idiotice do voto obrigatório!
Angela
2020-09-09 01:18:13Deixa a eleição para o ano que vem!!!
Áureo
2020-09-08 21:33:09Faço meu , o seu comentário Matias, o voto deve ser facultativo
Matias
2020-09-08 21:11:36Uma boa ocasião para acabar com a obrigatoriedade do voto.