Alan Marques/FolhapressEike Batista revelou que bancos o ajudaram a manipular ações de suas empresas

Delação: Eike fecha acordo de R$ 800 milhões com a PGR

23.03.20 18:40

O empresário Eike Batista (foto) fechou os termos do acordo de colaboração premiada com a Procuradoria-Geral da República. Pelas condições acertadas, Eike pagará 800 milhões de reais em multa e ainda ficará quatro anos em reclusão, sendo um no regime fechado, um no domiciliar e dois no semiaberto.

A assinatura e o envio para homologação deverão ser efetuadas nos próximos dias. A primeira parcela, de 116 milhões de reais, será destinada ao Ministério da Saúde para o combate à pandemia do coronavírus. O resto dos 800 milhões será parcelado em quatro anos.

Eike tentou um acordo depois de ter sido preso pela primeira vez na Lava Jato de Curitiba, em 2017, mas não conseguiu. Em 2019, foi detido novamente, dessa vez pelos procuradores do Rio de Janeiro e partiu para uma nova tentativa.

Além de pagamentos para políticos relacionados à época em que comandava o Império X, o empresário aborda no acordo transações ilegais envolvendo bancos. As estratagemas teriam como objetivo esconder dinheiro dos seus sócios minoritários quando sua fortuna começou a ruir.

Como antecipou Crusoé, estava prevista para hoje um reunião entre o procurador-geral Augusto Aras e o advogado Rodrigo Mudrovitsch, responsável pela defesa do empresário. Faltava apenas definir a forma de pagamento dos 800 milhões de reais.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Interessante. O senhor Aras reunindo-se e fazendo acordo direto com o advogado desse bandido. Quem tem um Aras, militante de esquerda, como foi declarado pelo ex-ministro da justiça da Dilma, um tal de Aragão, estará, como sempre,fadado a injustiça. Pobre Brasil

  2. Acostumado a fazer festa (os tais investimentos mágicos) com o dinheiro público, o empreendedor "midas" tem que ter apontado como é que BNDES foi tão generoso com seus projetos concentrando e minimizando riscos. Foram pressionados pelos políticos da época? Cabral, lula e dilma são apenas referências políticas, coutinho, mantega e os demais têm que estar apontados pois o banco foi pra lá de irresponsável.

  3. Olhar a cara desse safado quando o país está atolado por causa de sujeitos como ele dá uma raiva monstra! Crápulas como Eike, Lula, Cabral, Cunha, Geddel, Collor, Os Batistas, Os Sarney, Dirceu, Aécio, Richa e outros vermes tinham mais é que pegar o coronavírus e sumir! Seria um alívio pra nação!

  4. Enquanto não acabarem com o Congresso e Judiciário e colocarem todos esses safados pra correr , nada vai acontecer nesse país. Fazer uma nova constituição e principalmente uma nova lei penal, inclusive com a pena de morte para qualquer corrupção, essa bandidagem vai continuar pra sempre! Precisa -se tomar uma posição já !

    1. Concordo!!!! Por quê não um plebiscito para que o povo aprove estas mudanças????

  5. Menino endinheirado...esse e o Brasil da corrupção e das tratativas empresariais, acordinho de 800...não faz nem cocega pra Eric!

  6. 800mi❓❓❓ E e onde está este dinheiro❓ Quanto foi roubado ❓ Apenas 04 anos e apenas 01 preso de fato ❓❓❓❓Realmente o crime compensa p bandidos ‼️‼️‼️

    1. para quem esteve na revista Forbes como uns dos mais bilionários do mundo e o mulusco elogiado com um exemplo para empresários brasileiros, 800 milhões e que nem 1000, 00 reais no meu bolso.

  7. Estou ficando assustado com a Crusoé e O Antagonista, não dão o braço a torcer, não escutam seus assinantes, não tem um ombudsman, nem um “erramos”, muito menos justificam ou retrucam os comentários. Também não possuem, um Reclame aqui. Nosso amigo Fernando fez uma correção gramatical, logicamente não para ofender, para denegrir, creio eu, apenas para ter um texto correto, sem imperfeições. Bem, o que são alguns As grafados indevidamente, diante de indiferença. Segue o velório.

    1. Estão K.gando pros assinantes, do contrário cumpririam o compromisso de ser uma ilha no jornalismo, íntegro e isento.

  8. Tenho nojo do nosso sistema judiciario em especial STF, STJ, CNJ e OAB, por mim pode fechar tudo isso e colocar o dinheiro que vamos economisar em educacao, saude e infra estrutura!! Por um Brasil melhor aonde o crime nao compensa!!! chega desse povo que so protege os bandidos poderosos e ricos, vamos investigar os mais de 1,000 casos que prescreveram no STF e os togados vao cair juntamente com os advogados milhonarios amiguinhos os quais os seus cliente se benificiaram das prescricoes dos casos

  9. Se depender do STF esses criminosos poderosos nunca vao ser presos, pagar pelo crime ou devolver a grana. STF trabalha pela impunidade do criminosos poderosos e rico o qual divide festas, restaurantes e gabinetes. temos que mudar isso o mais rapido possivel, so fortalecendo a Lava Jato para dar um jeito no Brasil aonde o crime compensa e muito!!! Fora STF, STJ, CNJ e OAB......voces nao vao fazer falta ao pais!!!

  10. A grana da Lava Jato está sendo útil né? "Thanks to" Moro e Bretas, é isso? "No thanks to" o time dos 6 dos 11, em especial ao Gilmar Beiçola que liberou mais bandidos comprovados do que se pode imaginar, em especial aqueles do relacionamento íntimo. O portuga Rei dos Ônibus é uma prova viva. A grana em caixa para a emergência do momento poderia salvar muito mais vidas do que simplesmente financiar lagostas!

    1. Quando li a chamada pensei igual... 800 Mi é merreca de fato. Aí tem, embora com essa cara de doente fdp irá durar pouco!

  11. sempre que expremem esses corruptos aparece muito dinheiro pra fazer acordo, imagino que esses criminosos oferecem no máximo 10 ou 15 por cento do que roubaram, então, após curta passagem pela cadeia são libertados para curtir os milhões que esconderam.

  12. Digamos, de uma forma humilde, q BRL 800 MM representem 10% de tudo que foi surrupiado. A tal delação atinge o judiciário ou as bancas de advogado? Hum....

  13. Teria que ser torturado até entregar tudo que roubou. E depois fuzilado. Ele e outros desses bandos, são responsáveis por muitas mortes, que estão por vir. Só assim,outros não nos roubariam mais.

    1. De pleno acordo! Acrescentaria sal no corpo deste larápio.

  14. Deixa ver se eu entendi, o sujeito rouba bilhões, esconde a grana tão bem que até agora não acharam, e esta nossa Justiça, propõe o seguinte,? "ao invés de devolver este dinheiro ao seus legítimos donos que são de todos os lesados, entregue este dinheiro para nós da justiça e estará perdoado, podendo gastar o que sobrou sem culpa", bando de picaretas.

  15. No Brasil o crime compensa! Esse Augusto Aras se encaixou como uma luva joga toda sujeira para debaixo do tapete! os corruPTos do judiciário agradece

  16. Vai vir mais merdas de lula, dilma e filiados. Não sei como pode um povo gostar tanto de ser roubados, pois batem panelas a favor desses ladrões.

  17. Vai devolver uma ínfima parte do que roubou, vai ficar livre pra gastar os milhões e milhões roubados do país e ainda vai ficar rindo de todos. Deveria é ficar preso naquelas celas imundas, convivendo com seus semelhantes, os ratos que infestam nossas cadeias.

  18. Acordo excelente para ele e péssimo para o Brasil e nós idiotas que batem palma para estes acordos. Nos países sérios este criminoso seria condenado à prisão perpétua, confisco de todos os seus bens e multas que chegam ao dobro do que roubaram !

    1. Verdade. Ser desonesto no Brasil é prática aceita e premia os maiores criminosos. Uma vergonha!

  19. Acordinho de merda, considerando o que o cara roubou, pagou de propina, comprou corruptos, etc. Ficar 2 anos verdadeiramente preso e pagar 800 milhões para ele são uma benção. O PGR já começou a botar as manguinhas de fora.

  20. que filho de uma egua....o tal que estava falido,....se ele concordou em devolver 800 m imagine quanto ele deve ter lá fora, para ele é dinheiro de pinga revoltante este acordo

  21. Como se roubava fácil nos "governos" anteriores. E tem BABACAS querendo isso de volta. São os "inteligentes" do fora Bolsonaro.

    1. Verdade. Se Bolsonaro fecha o comércio é criticado. Se manda abrir é criticado. Só o que importa para esses lixos é criticar Bolsonaro. Querem os ladrões de volta.

Mais notícias
Assine agora
TOPO