Eduardo Bolsonaro supera Lula em três redes sociais
Petista lidera presença digital entre 11 presidenciáveis, com destaque para Instagram e TikTok, mas filho de Bolsonaro também se destaca
A empresa de pesquisa e inteligência de dados Nexus, do grupo FSB, mapeou a presença digital de 11 personalidades políticas que considera como potenciais concorrentes à Presidência da República.
O levantamento, feito em cinco redes sociais de janeiro a julho de 2025, mostra Lula como líder no geral, com destaque para sua atuação no Instagram e no TikTok. Mas o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) supera o petista nas outras três redes, o que lhe deu o segundo lugar geral, logo à frente do irmão senador, Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
"Seus resultados são sustentados por altos volumes de interações, elevada frequência de publicações e boa eficiência. Vale destacar que Eduardo não teve presença no TikTok durante o período analisado, e seu desempenho no Instagram é expressivo, mas inferior ao de Lula e Flávio Bolsonaro", diz o relatório da pesquisa, divulgado nesta segunda-feira, 27.
A empresa de dados considerou também as redes de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, que aparece como quarto mais bem colocado no geral, além de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, do ex-governador Ciro Gomes (PSDB) e dos governadores Ronaldo Caiado (União, Goiás), Romeu Zema (Novo, Minas Gerais), Ratinho Jr. (PSD, Paraná) e Eduardo Leite (PSD, Rio Grande do Sul).
Detalhes
Eduardo, que passou semanas ameaçando o governo Lula com sanções dos Estados Unidos, mas, agora, se limita a torcer contra as conversas entre Donald Trump e Lula, é mais eficiente do que o petista no Facebook, no X e no YouTube, segundo o levantamento.
No X, por exemplo, o deputado tem três vezes menos seguidores do que os 9 milhões de Lula, mas posta três vezes mais do que o petista e teve 26,3 milhões de interações de janeiro a julho, enquanto o presidente contou 12,1 milhões.
É digno de nota também o fato de que Tarcísio é o segundo da lista mais competitivo no TikTok, atrás apenas de Lula, apesar de ter quase 400 mil seguidores a menos que o terceiro colocado, Flávio.
Michelle se distingue
Também chamam atenção as palavras mais usadas pelos 11 políticos analisados (foto).
No caso de Eduardo e Flávio Bolsonaro, se destaca a palavra "não", que expõe o discurso reativo dos dois na defesa do pai, Jair Bolsonaro, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e três meses de prisão.
Nos discursos dos governadores considerados no levantamento, destacam-se seus próprios estados, como é de se esperar. Mas Michelle se distingue entre os aliados, com as palavras "nosso" e "Deus" à frente do "não", bem menos expressivo.
Ciro Gomes, que se refiliou ao PSDB na semana passada, está longe de se concentrar no Ceará.
O ex-governador, cuja saída do PDT ocorreu no contexto de aproximação do partido com o governador Elmano de Freitas (PT), favorito à reeleição, deixou a porta aberta no discurso de filiação a possibilidade de disputar a Presidência da República.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)