Ecologistas se destacam e partido de Macron sofre derrota nas municipais
O presidente francês, Emmanuel Macron, e seu partido, o República em Marcha, sofreram uma dura derrota no segundo turno das eleições municipais deste domingo, 28. O grande destaque da disputa foram os candidatos ecologistas, que conquistaram o comando de cidades importantes, como Estrasburgo, Lyon e Bordeaux. Projeções divulgadas na noite deste domingo indicam a reeleição...
O presidente francês, Emmanuel Macron, e seu partido, o República em Marcha, sofreram uma dura derrota no segundo turno das eleições municipais deste domingo, 28. O grande destaque da disputa foram os candidatos ecologistas, que conquistaram o comando de cidades importantes, como Estrasburgo, Lyon e Bordeaux.
Projeções divulgadas na noite deste domingo indicam a reeleição da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, do Partido Socialista, que fez uma campanha com bandeiras ambientalistas. Quase desconhecida na capital francesa há seis anos, Anne nasceu na Espanha, chegou ao país aos dois anos e obteve a nacionalidade francesa aos 14.
Entre os projetos da prefeita que ajudaram a reelegê-la estão a proibição de circulação de carros a diesel na cidade até 2024, o fechamento de parte de vias às margens do Rio Sena para pedestres e a multiplicação de ciclovias.
De acordo com as projeções realizadas até agora, Macron deve emplacar apenas o primeiro-ministro Édouard Philippe na cidade de Havre. Na extrema-direita, a grande vitória foi na cidade de Perpignan, com a eleição de Louis Aliot.
Ele é ex-marido de Marine Le Pen, principal expoente do partido.
Mais de 16 milhões de eleitores foram às urnas neste domingo. Ao todo, 157 mil candidatos disputaram cargos em 4.820 comunas. O segundo turno das eleições municipais teve reforço na proteção sanitária por conta do coronavírus. O uso de máscara nos locais de votação foi obrigatório.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)