'É muito triste ver gente torcendo pela tirania'
No discurso que fez na formatura de novos diplomatas, nesta sexta-feira, 3, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo (foto), fez um discurso emocionado defendendo o apoio aos opositores venezuelanos contra o ditador Nicolás Maduro. E criticou os apoiadores de Maduro no Brasil, sem referir-se diretamente aos políticos e militantes de esquerda que reprovam a...
No discurso que fez na formatura de novos diplomatas, nesta sexta-feira, 3, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo (foto), fez um discurso emocionado defendendo o apoio aos opositores venezuelanos contra o ditador Nicolás Maduro. E criticou os apoiadores de Maduro no Brasil, sem referir-se diretamente aos políticos e militantes de esquerda que reprovam a postura diplomática brasileira na crise política do país vizinho.
"É muito triste ver gente no Brasil torcendo pela tirania apenas para ver este governo se dar mal", lamentou o chanceler. "Nossa política externa não recua diante do primeiro obstáculo nem da primeira crítica", avisou.
Araújo lembrou que "o mundo todo tem os olhos voltados para a Venezuela porque ali se dá um combate entre a democracia e a repressão". E disse que a diplomacia não é "ficar em cima do muro", "ver os grandes embates e aderir ao vencedor". Aos formandos, o chanceler avisou que "diplomacia tem de ter sangue nas veias".
No discurso na cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro ressaltou o papel da diplomacia na solução de conflitos, ao dizer que, quando ela falha, "entramos nós, das forças armadas", e acrescentar que "torcemos muito para não entrarmos em campo". No pronunciamento, Bolsonaro saudou o vice-presidente Hamilton Mourão, presente ao evento, como "amigo e contemporâneo da Academia Militar das Agulhas Negras".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Wesley Montechiari
2019-05-03 16:10:57Chanceler não chora. Chanceler não tem piti. Não se emociona. Chanceler é "o país".
Caio
2019-05-03 15:35:53Tem razão o Min. Ernesto Araujo. A turma do #elenão se diz boazinha mas apoia uma Ditadura cruel do Maduro.
Rafael
2019-05-03 15:07:25Francamente, não vejo incorreção nenhuma, por parte deste Ministro, em tomar-se partido quando o habitual era negligenciar, ficando em cima do muro. O Brasil escolheu um lado com a eleição do Bolsonaro, não dá para tapar o sol com a peneira.
Jose
2019-05-03 14:15:10Este Olavista é doente. Qual a pessoa que não tem sangue nas veias? Será que os diplomatas brasileiros são pessoas anormais? mutantes? sei lá! Tem cada ser estranho neste governo.
Igor
2019-05-03 14:13:22Parabéns Ministro
Márcia
2019-05-03 14:07:03Torcer por Nicolás Maduro, é torcer pela repressão, pela violência e pelo mal dos brasileiros.
Mauro
2019-05-03 14:05:05É isso aí!