E María Corina deu mesmo o Nobel da Paz para Trump
"Um gesto maravilhoso de respeito mútuo. Obrigada, María!", disse o presidente americano em sua rede social
Para não deixar qualquer dúvida de que conta com o apoio de Donald Trump para a possível transição do regime bolivariano na Venezuela, a líder opositora María Corina Machado entregou sua medalha do Nobel da Paz para o presidente americano, como se especulava nos últimos dias, inclusive pelo próprio Trump.
“Eu estava dizendo ao Presidente Trump que, há 200 anos, o General Lafayette presenteou Simón Bolívar com uma medalha com a imagem de George Washington, e desde então, Simón Bolívar nunca a devolveu. 200 anos depois, os herdeiros, o povo de Bolívar, estão presenteando o Presidente dos Estados Unidos com uma medalha em retribuição", disse Corina.
Trump gostou.
"Foi uma grande honra conhecer María Corina Machado, da Venezuela, hoje. Ela é uma mulher maravilhosa que passou por tantas dificuldades. María me presenteou com seu Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho que realizei. Um gesto maravilhoso de respeito mútuo. Obrigada, María!", disse Trump em seu perfil no Truth Social, sua rede social.
Os dois também posaram para um foto na Casa Branca, com Trump segurando um quadro com a medalha do Nobel da Paz, que Trump esperava ter recebido no ano passado do próprio Comitê Norueguês.
O quadro também carrega uma mensagem, que diz o seguinte:
"Em agradecimento pela sua extraordinária liderança promovendo a paz pela força, avançando a diplomacia e defendendo liberdade e prosperidade.
A medalha do Prêmio Nobel da paz concedida a María Corina Machado.
Presenteada como um símbolo pessoal de gratidão em nome do povo venezuelano em reconhecimento da ação decisiva e com princípios do Presidente Trump para assegurar uma Venezuela livre.
A coragem da América, e do presidente Donald J. Trump, nunca será esquecida pelo povo venezuelano."
George Washington
A foto com a qual a Casa Branca registrou o momento enquadra um quadro de George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos, como pode ser visto abaixo.

Apesar de Trump ter dito, logo após a captura de Nicolás Maduro, que María Corina é uma boa mulher”, mas “não tem o apoio nem o respeito dentro” da Venezuela, ela segue em busca do apoio completo do republicano na futura transição política.
Ao mesmo tempo, o chefe da Casa Branca tem elogiado a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, a quem chamou de "pessoa fantástica".
"Forte aliado"
Em entrevista, María Corina afirmou que Trump sabe "perfeitamente o potencial do país" como aliado dos EUA.
Segundo Corina, o republicano está preocupado com o povo venezuelano.
"Ele está profundamente preocupado com a segurança do povo venezuelano — com as crianças que não estão indo à escola porque os professores ganham pouco mais de um dólar por dia. O presidente realmente entende essa realidade", disse ela.
Leia mais: O périplo de María Corina nos EUA
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Clayton de Souza Pontes
2026-01-16 08:31:36A Corina deve estar desesperada pelo apoio do Trump, que parece se preocupar somente com seus interesses imediatos e, pelo conjunto da obra, não merece prêmio nenhum