Doria vai contratar empresa para fichar 'detratores' na internet e criar GIFs
O governador de São Paulo, João Doria (foto), abriu licitação de 15,8 milhões de reais para contratar um novo serviço de comunicação digital do governo. Entre as ações que devem ser executadas pela empresa especializada, estão o fichamento de influenciadores "detratores" e "apoiadores" da gestão tucana na internet e a "criação de GIFs animados". O...
O governador de São Paulo, João Doria (foto), abriu licitação de 15,8 milhões de reais para contratar um novo serviço de comunicação digital do governo. Entre as ações que devem ser executadas pela empresa especializada, estão o fichamento de influenciadores "detratores" e "apoiadores" da gestão tucana na internet e a "criação de GIFs animados".
O edital foi lançado no último sábado, 25, pela unidade de comunicação, órgão vinculado ao gabinete do governador. A previsão é a de que os envelopes com as propostas das empresas interessadas sejam abertos no dia 16 de março. O contrato terá duração de 15 meses, ou seja, ao menos até o segundo semestre de 2021. O tucano é tido como um dos presidenciáveis de 2022.
O governo Doria afirma que os serviços contratados já são prestados desde 2017 em São Paulo e que o novo edital prevê uma redução de custos de mais de 50%. Ainda segundo a gestão estadual, o modelo adotado de análise de redes sociais já é um padrão na administração publica desde 2014, com editais semelhantes no governo federal e outros estados, como o Rio de Janeiro.
A contratação tem como objeto o planejamento, desenvolvimento e execução de soluções de inteligência em comunicação nas plataformas digitais do governo, como sites e perfis em redes sociais. Na descrição dos serviços identificados como essenciais pelo governo Doria estão, além da produção de textos e gestão das páginas, o monitoramento 24 horas por dia das menções ao governo na internet e a análise dos dados.
Com o novo contrato, o governo Doria pretende acompanhar em tempo real a imagem da gestão em sites de notícias e nas redes sociais. O serviço deverá classificar todas as interações de usuários como positivas, neutras ou negativas, e "indicar sua repercussão, reputação, evolução de sentimento, principais influenciadores e demais informações estratégicas para a tomada de decisões".
Na descrição dos influenciadores digitais, o edital define que a empresa contratada deverá indicar e analisar "detratores e apoiadores" em "fichas individualizadas". A contratada deverá apresentar ainda relatórios diários com a análise das menções feitas ao governo nas redes e os assuntos mais comentados. Na estratégia de dar mais popularidades aos canais oficiais do governo, o contrato prevê até a "criação de GIFs animados" para serem divulgados nos perfis do governo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Francelina
2020-02-05 09:56:09Quando vamos nos livrar desses parasitas..???
Uira
2020-02-04 22:57:44O GOVERNO no MÁXIMO cuidaria de quem ESPALHA MENTIRAS, INVERDADES e NOTÍCIAS FALSAS, ao invés de quem FALA MAL DA ADMINISTRAÇÃO. Em uma DEMOCRACIA TODO CIDADÃO tem DIREITO a APROVAR ou DESAPROVAR, estar SATISFEITO ou INSATISFEITO. Se for para TODO MUNDO APROVAR e ficar SATISFEITO, para que DEMOCRACIA?
Uira
2020-02-04 22:54:36Aliás, a ADMINISTRAÇÃO já possui o BENEFÍCIO de escolher FAZER PROPAGANDA só das AÇÕES POSITIVAS, pq então precisa MONITORAR e FISCALIZAR a PROPAGANDA NEGATIVA que os CIDADÃOS INSATISFEITOS que a DESAPROVAM? Se alguém disser que a ADMINISTRAÇÃO JOÃO DÓRIA é DESASTROSA, cabe ao GOVERNO DE SP responder pela ADMINISTRAÇÃO? A ADMINISTRAÇÃO responde pelo GOVERNO, mas não o INVERSO, portanto quem deve ARCAR com os CUSTOS DE APOIO e DETRAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO são o GOVERNADOR e a LEGENDA.
Uira
2020-02-04 22:45:27Portanto, se uma ADMINISTRAÇÃO busca filtrar o PÚBLICO DAS REDE SOCIAIS em APOIADORES e DETRATORES, listando-os e classificando em FICHAS, ela estaria na realidade avaliando a FIGURA PÚBLICA e/ou LEGENDA por trás dela, o que EXTRAPOLA o PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE e a NATUREZA 100% PÚBLICA INERENTE ao ESTADO e GOVERNO. O GOVERNO é um ENTE dentro do ESTADO que tem relação com a ADMINISTRAÇÃO deste e que, por sua vez, não é IMPESSOAL.
Uira
2020-02-04 22:39:09Em essência, o ENTE de NATUREZA 100% PÚBLICA, ou seja, que não pode discriminar o PÚBLICO a que atende (excetuadas as DISTINÇÕES DE CUNHO NATURAL e SOCIAL que se decorrem de FATORES BIOLÓGICO, NORMAS SOCIAIS e qq OUTROS FATORES INDEPENDENTES DE ESTADO e GOVERNO), não deveria separar CIDADÃOS entre APOIADORES e DETRATORES, pois a partir disto já se entraria na SEARA DA ADMINISTRAÇÃO, que apesar de não poder DISCRIMINAR os CIDADÃOS, está associado a uma FIGURA PÚBLICA e uma LEGENDA.
Uira
2020-02-04 22:31:58Se alguém FALA MAL da ADMINISTRAÇÃO, do ADMINISTRADOR ou da LEGENDA à qual ele pertence, isto não está inserido na ESFERA PÚBLICA, mas PRIVADA de cada um destes ENTES ou PESSOAS, CABENDO A CADA UM DELES arcar com os CUSTOS DE ACOMPANHAMENTO e MONITORAMENTO. Se porventura o "DETRATOR" espalhar INVERDADES ou NOTÍCIAS FALSAS que envolvam o GOVERNO, mas não tenham POR ALVO DIRETOS a ADMINISTRAÇÃO, GOVERNADOR e/ou LEGENDA, não se trata de CONDUTA a ser APURADA CIVIL e/ou PENALMENTE?
Uira
2020-02-04 22:26:32O ATO DE GOVERNAR é IMPESSOAL ou João Dória, outros GOVERNADORES, PREFEITOS ou o PRESIDENTE podem UNILATERALMENTE decidir que só vão GOVERNAR para SEUS ELEITORES? Sendo assim, o GOVERNADOR até poderia ter APOIADORES e DETRATORES, mas não o GOVERNO DE SP, pois enquanto ENTE desprovido de qq CARÁTER PRIVADO, não haveria que se falar em DETRAÇÃO POR PARTE DE TERCEIROS, mas APROVAÇÃO ou DESAPROVAÇÃO, SATISFAÇÃO ou INSATISFAÇÃO, itens que valem inclusive para o SETOR PRIVADO.
Marco
2020-02-02 11:56:24*C*A*N*A*L*H*A*!!!
Bruno
2020-02-02 11:31:31Dória é um mentiroso CONTUMAZ. Odiado pela polícia paulista. Agora, como todo bom crápula, quer dar um jeito de controlar seus detratores... Nada mais próximo do tal " Controle Social da Mídia", sonho do PT por décadas. Aliás, à cada dia se mostra mais, aos olhos de quem os tem para ver, como o PSDB e o PT são gêmeos oriundos de um parto maldito.
Sergio
2020-01-29 22:28:57Atenção, paulistas, como contratos administrativos são públicos, sintam-se à vontade para acompanharem bem de perto os resultados dessa prestação de serviços.