Doria vai ao STF para vetar entrada de viajantes não vacinados em SP
O governo João Doria (foto) acionou o Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira, 10, na tentativa de implementar em São Paulo a exigência do passaporte vacinal para estrangeiros, a fim de barrar a entrada de não vacinados no estado por meio dos aeroportos. O tucano fez o pedido no âmbito de uma ação da Rede Sustentabilidade...
O governo João Doria (foto) acionou o Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira, 10, na tentativa de implementar em São Paulo a exigência do passaporte vacinal para estrangeiros, a fim de barrar a entrada de não vacinados no estado por meio dos aeroportos.
O tucano fez o pedido no âmbito de uma ação da Rede Sustentabilidade em andamento na corte sobre o assunto. Doria já havia oficiado o governo federal para adotar a medida e ameaçado impô-la, caso a gestão Jair Bolsonaro não o atendesse.
https://twitter.com/jdoriajr/status/1469436200469549058?s=20
O presidente da República demonstrou irritação com a investida do adversário político. "Outro governador, aqui da região Sudeste, quer fazer o contrário. E ameaça: 'ninguém vai entrar no meu estado…'. Teu estado é o cacete, porra", disparou Bolsonaro, em um pronunciamento no Planalto, na quinta-feira.
Nos últimos dias, o Ministério da Saúde anunciou somente a imposição de quarentena de cinco dias a não viajantes que pousarem em todo o país. A medida, que entraria em vigor neste sábado, 11, acabou adiada após um ataque hacker tirar do ar diversas plataformas da pasta, como o ConecteSUS, espaço que abriga os comprovantes de imunização.
Em nota, o governo paulista argumentou que o estado é o principal destino dos voos domésticos e internacionais do Brasil, com os três aeroportos mais movimentados do país: Cumbica, Viracopos e Congonhas. Frisou, ainda, que São Paulo recebe um terço dos voos caseiros e dois terços do total de voos internacionais do Brasil. Também conta com o maior porto da América da Latina.
"O Governo Federal é o responsável pela vigilância dos portos e aeroportos e a medida torna-se ainda mais importante diante do cenário de novas variantes, como é o caso da Ômicron. Somada a exigência da comprovação de vacinação vinculada ao passaporte, o Comitê Científico do Estado considera fundamental a obrigatoriedade da apresentação de teste PCR negativo válido por 48 horas ou teste antígeno negativo válido por 24 horas", anotou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-12-11 19:41:39um CHOCALHO é bem mais eficaz idiota.
Maria
2021-12-11 11:50:45MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Jaime
2021-12-11 11:30:55Não voto no pilantra do Bolsonaro nunca mais, mas esse infeliz ME representa quando vai pra cima desses governadores fascistas. A OMS já AFIRMOU que vacinados e não-vacinados podem portar e transmitir o cabrunco do vírus. Isto tá mais que provado (Google: Empresa da Noruega; festa; só vacinados; mais de 60 contaminados). Como a OMS não apoia essas ações fascistas, esses governadores passaram a citar a FIOCRUZ, cuja DIRETORIA apoia está barbárie (políticos e não pesquisadores).
AIRTON
2021-12-11 10:53:42Mais uma vez o Dória se mostra muito superior ai abestado e incompetente Genocida. Cuidar da saúde dos brasileiros é mais importante que as vaidades e loucuras do Desgoverno Federal.
Amaury Feitosa
2021-12-11 08:44:34aí quem sabe saia de 2 para 2.1% te manca imbecil só você não enxerga o ridículo que é? o pior está por vir quando o ministro Tarcisio lançar candidatura ao governo de Sampa e você terá o que merece oportunista cínico mentiroso o povo te dará a devida resposta aliás já está dando.
Globolixo
2021-12-10 21:29:27Bolso.22 país ético e competente!
Nyco
2021-12-10 20:31:14ATENÇÃO TODOS ANTAS y sus MUARES adestrados, URGENTE! __ Tribunal de Haia diz um sonoro “não” para senadores da CPI da Covid e deixaram bem claro que aquele excelso tribunal não tem vaga para delinquentes politiqueiros em busca de holofotes. A tríade do mal liderada pelo saltitante SIFÚ! __ MITO '22' reeleito em 2022 facinho.