Doria importa 3 mil respiradores da China por R$ 550 milhões
O governador paulista, João Doria (foto), assinou um contrato emergencial no valor de 550 milhões de reais para importar 3 mil respiradores da China para enfrentar a pandemia do novo coronavírus em São Paulo. O estado é o epicentro da crise no país, com 2.049 mortes e mais de 24 mil casos. Para conseguir adquirir...
O governador paulista, João Doria (foto), assinou um contrato emergencial no valor de 550 milhões de reais para importar 3 mil respiradores da China para enfrentar a pandemia do novo coronavírus em São Paulo. O estado é o epicentro da crise no país, com 2.049 mortes e mais de 24 mil casos.
Para conseguir adquirir os equipamentos, que estão em falta no Brasil, o governo paulista contratou a corretora e importadora Hichens Harrison Capital Partner LLC, presidida pelo banqueiro brasileiro Pedro Alberto Moreira Leite e que tem sede na Flórida, nos Estados Unidos.
Este é o contrato emergencial mais caro já assinado pelo governo Doria desde o início da crise, no fim de fevereiro. Ao todo, já são 58 compras feitas sem licitação em decorrência da pandemia. O primeiro lote dos respiradores já saiu de Xangai e deve desembarcar nesta quinta-feira, 30, em São Paulo, após uma escala em Nova York. A Polícia Militar deve escoltar a entrega dos aparelhos nos hospitais da rede pública.
Segundo a gestão tucana, a importação dos respiradores, que são essenciais para tratar pacientes com Covid-19 em estado grave, foi necessária porque o governo federal comprou todo o estoque da produção nacional para distribuir a estados e municípios. De um total de 14,1 mil aparelhos prometidos pelo Ministério da Saúde, apenas 272 devem ser entregues até o fim deste mês.
Ainda de acordo com o governo estadual, a Secretaria da Saúde fez uma pesquisa de mercado junto a oito fornecedores estrangeiros antes de assinar o contrato. "A aquisição cumpriu as exigências legais e os decretos estadual e nacional de calamidade pública", afirmou a pasta em nota.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)