Doria gasta R$ 106 milhões com propaganda do governo em 2019
Com uma campanha nacional exibida em horário nobre na TV, o governo João Doria (foto), do PSDB, gastou 106 milhões de reais com propaganda ao longo do primeiro ano de mandato do governador tucano em São Paulo. O valor, que se refere apenas às despesas com publicidade institucional do governo, corresponde ao dobro do que...
Com uma campanha nacional exibida em horário nobre na TV, o governo João Doria (foto), do PSDB, gastou 106 milhões de reais com propaganda ao longo do primeiro ano de mandato do governador tucano em São Paulo.
O valor, que se refere apenas às despesas com publicidade institucional do governo, corresponde ao dobro do que foi gasto no ano passado, e praticamente equivalente ao aplicado em 2017, na gestão Geraldo Alckmin, do PSDB.
Em 2018, segundo dados da Secretaria da Fazenda, foram gastos 53,2 milhões de reais com publicidade institucional e, em 2017, 108,8 milhões. No ano passado, a despesa foi menor porque a Justiça Eleitoral proíbe propaganda de governo por seis meses durante as eleições.
A peça publicitária mais recente lançada pelo governo Doria é uma campanha de veiculação nacional chamada "Visite SP". As inserções destacam os principais destinos turísticos paulistas. Uma versão em inglês é exibida nos canais da CNN ao redor do mundo.
Quando a peça foi lançada, Doria disse que era a "mais audaciosa campanha internacional de turismo já feita por um estado brasileiro". Segundo o tucano, "toda campanha foi financiada pelo setor privado", e não entraria na conta dos 106 milhões de reais gastos com propaganda.
Se considerar a despesa com campanhas de utilidade pública, como de combate ao mosquito da dengue e ao feminicídio, a despesa total com propaganda no primeiro ano do governo Doria sobe para 159 milhões de reais, também semelhante ao de 2017.
Em setembro, o governo tucano chegou a remanejar 15,5 milhões de reais que estavam no orçamento do Poupatempo, unidade que concentra uma série de serviços públicos, para usar na propaganda. Segundo a gestão Doria, o Poupatempo tinha orçamento superior ao necessário para a execução do plano de expansão de unidades.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
MARIO KUME
2019-12-24 05:48:51Este é o típico exemplo de que ser político neste país é perpetuar o seu poder e lugar para que possa gastar desenfreadamente. Gastar esta dinheirama em propaganda eleitoral é uma afronta ao ser humano onde tudo falta no país. Passou da hora do "nobre" eleitor separar finalmente o joio do trigo. Ficaria mais honesto se o Doria instalasse um belo outdoor com ele jogando ou queimando esta grana em praça pública e não gastar em prol da saúde da população. Nota ZERO !!!!!!!!!!!!
Mauricio
2019-12-24 03:42:08Esse almofadinha vai quebrar a cara .
LuisR
2019-12-23 20:18:19Esse ai só vive de Botox!!
RODRIGO
2019-12-23 20:13:24Lindo será ver o Dória tomar uma surra na disputa à presidência de 2022.
NELSON
2019-12-23 18:11:07Dinheiro público.pata propaganda eleitoral. De olho na presidência em 2022. Meu voto para esse pulha nunca mais.
Sílvio
2019-12-23 18:05:39Especialidade do governador João Doria sempre foi e será durante os quatro anos de governo fazer publicidade do seu governo. Agora obras que é o que precisamos somente na promessa e no papel. Da suas promessas de campanha, depois de uma ano não temos nada de concreto, somente viagens ao exterior sem nada de concreto. Será igual na PMSP 52 viagens e nenhum sucesso.
Laonte
2019-12-23 17:59:49Dória e Witzel, dois aproveitador e traidor.
Delso
2019-12-23 16:17:42Tá na cara que o homem está fazendo campanha antecipada!
Gilson
2019-12-23 14:44:11Doria, comprando a mídia para sua corrida as eleições de governo federal.
WILLIAM
2019-12-23 12:42:10Ou seja, Doria COMPRA a velha mídia, dando o que eles desejam: VERBAS PUBLICITÁRIAS GORDAS! Doria é só mais do mesmo (e isso não é um elogio).