Dono do grupo Wagner defende o fim da invasão russa na Ucrânia
O empresário Yevgeni Prigozhin, dono do grupo mercenário Wagner, afirmou na sexta-feira, 14, em um artigo publicado no Telegram, que a Rússia deveria declarar como cumpridos os objetivos da “operação militar especial” na Ucrânia. “Para as autoridades [russas] e a sociedade em geral, é necessário pôr um ponto final na operação militar especial”, escreveu. O...
O empresário Yevgeni Prigozhin, dono do grupo mercenário Wagner, afirmou na sexta-feira, 14, em um artigo publicado no Telegram, que a Rússia deveria declarar como cumpridos os objetivos da “operação militar especial” na Ucrânia.
“Para as autoridades [russas] e a sociedade em geral, é necessário pôr um ponto final na operação militar especial”, escreveu.
O ideal, segundo o homem que cresceu na vida como chef de cozinha de Putin, seria “anunciar que a Rússia alcançou os resultados que buscava e, de certa forma, nós conseguimos”.
“Em teoria, a Rússia já pôs um fim a isso, aniquilando uma grande parte da população masculina ativa da Ucrânia e intimidando outra parte, que fugiu para a Europa”, acrescentou.
Prigozhin afirmou que o Exército russo conseguiu tomar o Mar de Azov e uma grande parte do Mar Negro, além de confiscar uma “suculenta parte do território da Ucrânia” e criar um corredor terrestre para a península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014.
Com as mortes de milhares de soldados no campo de batalha e a fuga de russos para outros países, as Forças Armadas russas têm sido gradualmente substituídas pelos soldados mercenários do grupo Wagner. Um relatório do Instituto do Estudo da Guerra (ISW na sigla em inglês) apontou que mercenários comandados por Prigozhin estão tomando o lugar dos treinadores de soldados russos.
Na Duma, a Câmara baixa do Legislativo russo, há até uma discussão para dar aos veteranos do grupo Wagner os benefícios que recebem os soldados que lutaram nas Forças Armadas russas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Adriano
2023-04-21 19:11:03O Putin está perto da maior humilhação de sua medíocre história. E a humanidade agradece.
ROMEU
2023-04-19 17:00:31Pura propaganda de guerra. O Putin está em um beco sem saída, mas não pode recuar. Essa guerra ainda vai longe.
HERNANDO CORTEZ
2023-04-19 12:35:48A Base de Alcântara indenizou , construiu agrovilas, estradas, poços, escolas para os quilombolas que lá viviam nos anos 80. A base não vai crescer em tamanho, não há nada a ser compensado. Oque existe ai é um grupo de advogados de esquerda querendo impedir o avanço aeroespacial, em benefício de gente que vive na idade média, e quer ficar nela sustentados com recursos públicos, claro.
Oswaldo
2023-04-19 11:33:21Está chegando à Ucrania os misseis Patriot, tanques Leopard, então vem a hora do arrego e tentar ficar com aquilo que já tomaram.
Oswaldo
2023-04-19 11:30:01Está chegando à Ucrania os misseis Patriot, tanques Leopard, então vem a hora do arrego e tentar ficar com aquilo que já tomaram
Marcia E.
2023-04-18 19:14:39BOA IDEIA, mas se não funcionar dá um pouco de caviar com veneno que o Putin nem precisa decidir. Decidido estará com sua m.or.te
Oswaldo
2023-04-18 18:45:53Arrego, a chapa tá quente