Secom/Bahia

Dono da Petrópolis diz que bancos recomendaram caixa 2 no exterior

24.02.20 14:07

Denunciado pela Lava Jato por ter recebido milhões de dólares de origem ilícita em contas secretas na Suíça, o empresário Walter Faria (foto), dono do Grupo Petrópolis, disse que os recursos faziam parte de um caixa 2 particular criado por recomendação dos próprios bancos.

Em depoimento prestado no dia 19 ao juiz federal Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara Criminal de Curitiba, Faria negou ter participado de um esquema de lavagem de dinheiro vinculado a um contrato da Petrobras e disse que seu “único erro” foi ter usado doleiros para fazer operações de dólar-cabo.

O empresário relatou que, por intermédio de um sobrinho, entregava reais em espécie a doleiros no Brasil para receber dólares em contas no exterior. A prática, segundo ele, foi recomendada pelos bancos Safra e BSI, da Suíça, para que ele tivesse uma reserva financeira fora do país.

“Os próprios bancos vinha (sic) atrás da gente para fazer caixa 2 e deixar lá fora. Eram os bancos que ficavam correndo atrás. E eu caí nesse erro”, disse Faria em depoimento. “O banco já trazia uma conta pra você. O banco trazia da prateleira a offshore”, completou.

O empresário admitiu ser o titular das contas secretas na Suíça e afirmou que não sabia a origem dos dólares depositados nelas. Segundo ele, cabia aos bancos fazer esse controle. “O banco não recebe dinheiro de político e traficante. Se era de uma conta suspeita, o banco não aceitava”, relatou.

Faria foi denunciado em setembro do ano passado junto com o sobrinho Vanuê Antônio da Silva Faria e Nelson de Oliveira pelo crime de lavagem de dinheiro. Os três são acusados de terem recebido de operadores financeiros, entre 2006 e 2007, 3,68 milhões de dólares em contas secretas na Suíça.

Na denúncia, o Ministério Público Federal do Paraná afirma que as operações foram feitas pelos lobistas Jorge Luz, Fernando Baiano e Júlio Camargo, e que os “possíveis destinatários” finais seriam os senadores Renan Calheiros e Jader Barbalho, do MDB, e o deputado Aníbal Ferreira Gomes, do DEM. Faria disse que não conhece pessoalmente nenhum deles.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Grupo Petrópolis não foi um dos "queridos" patrocinadores das "palestras" do Lularápio!? É só juntar as peças! O mesmo grupo tb foi grande tomador de financiamento do BNDES

  2. Montadoras, farmacêuticas, químicas, construtoras, frigoríficos, bancos, agronegócio, mineradoras, alimentos... A nata do empresariado nacional está envolvida até a boca nesse mar de lama e ainda tem “liberal” puxando o saco dos grandes empresários.

    1. Só ñ vê quem ñ quer. Os mesmos grupos, os mesmos políticos se renovando através de dinastias e de QI.

  3. Do Oiapoque ao Chuí,de cabo Blanco a ponta Seixas,este país está dominado pela bandidagem,patrocinada na sua maioria pelos membros do senado,e congresso,claro com exceções,nada anda ,o povo é servil,desonesto na essência,o ranço ibérico impera,como don João Vó,fazia cocô na rua do Rio de janeiro o povo continua com os mesmos hábitos!!!

    1. Característica, ñ sei, ñ vi . Foram os amigos. Tão ingênuo!!!!! Vai q cola! Afinal, existem aqueles q acreditam p interesse outros.

  4. Faltam 20 dias para 15 de março, o #DIAdoFODA-SE. Nas RUAS é que se ganham as batalhas e que se vencem as guerras. Indo para as RUAS, ESCORRAÇAMOS a dilmANTA, ENJAULAMOS o luLARÁPIO e ENFIAMOS a Reforma da Previdência pela GOELA ABAIXO do congresso. Dia 15 de março o #DIAdoFODA-SE . Em Copacabana às 10h no Posto 5. Contra as chantagens do congresso. Contamos com todos, até com o gadelha e o jose. Favor divulgarem outros locais e horários de encontros do #DIAdoFODA-SE - 15 de março.

    1. Enquanto a gente grita FODA-SE, Bolsonaro e filhinhos se acertam com os corruptos e gritam: FODA-SE o país!

    2. Parabéns, Miguel! Para corruptos como estes citados: FODAM-SE!!!

  5. Dizer que não os conhece, não nega ter sido feito para atender pessoas determinadas. Há que se investigar e encontrando provas, ou, se, nada for encontrado, que seja cumprida a lei.

    1. Aonde entra os ladrões dono dos Bancos? Quando vão ser chamados pra depor e ligo após cana neles.

  6. Não existe crescimento vertiginoso de empresa sem que haja esquemas ilícitos, taí a explicação do porquê esta cervejaria cresceu tanto seu proprietário não deixa mentir.

    1. E os banqueiros SAFRA,e etc........... Tão aí gozando livremente da nossa cara. Realmente esse país pertence a eles banqueiros e cervejeiros.

Mais notícias
Assine
TOPO