Agência Brasil

Dodge volta a pedir que Marcos Valério não vá para o semiaberto

22.05.19 14:48

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, informou na terça-feira, 21, ao Supremo Tribunal Federal, ser contra o pedido de progressão de regime fechado para o semiaberto apresentado pelo publicitário Marcos Valério (foto), condenado a mais 37 anos de prisão pelo mensalão.

Marcos Valério foi preso em 2013 e tenta desde o ano passado cumprir o restante da sentença em regime domiciliar. Como já sustentou no início do ano, Dodge frisou a existência de indícios de que ele cometeu faltas graves e recebeu tratamento diferenciado e regalias na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado de Sete Lagoas, em Minas Gerais, onde cumpre a pena. Assim, não teria direito ao benefício.

O Ministério Público de Minas Gerais investiga se houve regalias desde 2018, e a suspeita também resultou na instauração de um Processo Administrativo Disciplinar. A apuração interna absolveu o publicitário, mas Dodge lembrou na manifestação enviada ao ministro Luís Roberto Barroso que o procedimento reuniu relatos de que Marcos Valério recebeu tratamento diferenciado com permissão do então presidente do estabelecimento, afastado do cargo por decisão judicial.

Segundo os testemunhos, o publicitário era o único entre os detentos a não usar algemas em saídas da instituição, como em idas ao dentista. Além disso, ele teria se encontrado com a mulher no consultório odontológico e usado um telefone celular cedido pelo próprio dentista.  Outro funcionário da prisão disse que “já ocorreu de o filho e a filha do Marcos Valério entrarem na Apac, no regime fechado, junto com os advogados dele, isso sem que tivessem feito o registro de visita e também em dia que não destinado à realização de visitas”.

A defesa de Marcos Valério diz que ele é vítima de uma série de extorsões consistentes na cobrança de valores, que variariam de 100 reais a 200 mil reais, de novembro de 2017 a maio de 2018, feitas por outros detentos e trabalhadores da unidade prisional. Dodge afirma que há inconsistências na documentação apresentada para provar o fato.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Foi ensinar suas artimanhas para o PT e se lascou. Perdeu a dignidade, família e negócios. Mas deve ter uma baba escondida em algum paraíso fiscal.

  2. Pois é. O Marcos Valério está 6 anos preso e tudo que é pedido por sua defesa é negado pela justiça. Enquanto isso notórios bandidos engravatados não demoram muito na cadeia que logo vão para casa mandados por seus amiguinhos do STF, mesmo que estejam já condenados.

  3. O carequinha merece,pois ele foi o criador do "efeito Marcos Valério",ou seja segurou calado e tomou 37 anos pela cara no mensalão,enquanto os poderosos se saiam bem. Foi assim que Paulo Roberto Costa e Alberto Yousef resolveram abrir a fila das delaçoēs premiada,para não sofrerem penas pesadas para proteger os "CHEFOĒS".

  4. Dois pesos e duas medidas! Não tenho presidiário de estimação, mas como são as condições do Lula na prisão? Pelo visto ele está em um SPA, recebendo visitas de quem quer que seja, está até namorando. A última visita de Bresser o encontrou gozando de boa saúde ( deve ter parado de beber) fazendo esteira. Já o Marcos Valério, segurou toda bucha do mensalão, como operador e servindo a escória do PT, onde cada um desses Lula, sequer foi julgado, Zé Dirceu foi perdoado pelo STF. Simples assim!

  5. Tudo bem se estes fatos forem comprovados! Mas em contra partida porque ela não se posicionou assim quando da soltura de José Dirceu? Agora o meliante tá preso novamente, mas já tem audios dele falando que tem vários recursos no Supremo e que ele tá na trincheira! Este verme NÃO PODERIA NUNCA TER SIDO SOLTO, deveria ter ficado na cadeia como o Valério! Agora cumpre prisão por 8 anos e os outros 30 e tantos, caducou?

  6. Fica a pergunta que não quer calar: será que o "Mula" não tem essas mesmas regalias em Curitiba? Seus filhos não o visitam? Ou a imprensa marrom não divulga as visitas? A Constituição diz: "todos são iguais perante a lei". Aqui isso é uma falácia. Alguns, amigos do rei, são mais iguais que os outros.

  7. Nao se trata de um santo com certeza! Mas a PGR precisaria explicar melhor pq dos amiguinhos ladravazes dela, tipo ciro nogueira, renan, aecio, maia, etc ela é tao agil em pedir arquivamentos, etc e aqui se esforça sobremaneira pra manter o cara preso? Nao q nao deva estar. É uma pergunta q merece resposta. Essa moça esta sempre a serviço do mal, podem crer. Novamente, nao acho q deva ser solto. Mas q ai tem ... tem!

  8. Marcos Valério deve ter ainda muita coisa a revelar, e tem muita gente com medo do que ele tem a dizer. A PGR está dificultando ao máximo que ele jogue toda lama no ventilador, como também o STF. Um dos assuntos de Marcos Valério: o assassinato de Celso Daniel. O cadáver teima em sair da sepultura.

    1. Sempre comento, e já o fiz aqui, que um dos maiores erros da ORCRIM - política, togada, advocatícia e empresarial - foi o "acordão" no Mensalão para salvar os chefes (alguns receberam penas ridículas). O M. Valério levou a pena maior, achando que depois seria, aliviada, ou mesmo relevada. Compraram o silêncio dele e não efetuaram o pagamento. Ele quer falar agora, pois se sente traído. Mas o esquema é grande e estão dando uma canseira nele para obrigá-lo a ficar calado.

    2. Pois é, a PF podia propor uma delação com proteção a testemunha.

    3. Cati; ele foi o único a não fazer a premiada e pegou cana pesada. Deve saber de muita coisa e deve ter sido ameaçado; família inclusive.

    1. Tem de cumprir, mas, como Lula, Dirceu et caterva recebem tratamento diferenciado...

Mais notícias
Assine agora
TOPO