Adriano Machado/Crusoé

Censura a Crusoé: Documento de Odebrecht é retirado dos autos

15.04.19 18:31

Um dia após a reportagem de Crusoé mostrar na quinta-feira, 11, que o delator Marcelo Odebrecht identificou o ministro do STF Dias Toffoli como “o amigo do amigo de meu pai” em documento encaminhado à Lava Jato em Curitiba, a explicação do dono da empreiteira foi retirada dos autos da investigação, que tramita sob sigilo.

O registro do andamento do do inquérito indica que a documentação foi desentranhada dos autos às 19h07 de sexta-feira, 12, após um despacho do juiz da 13ª Vara Federal em Curitiba, responsável pelas investigações da Lava Jato em primeira instância.

Como está sob sigilo, porém, não é possível ter mais detalhes sobre o que levou ao desentranhamento dos autos. A PF e o MPF ainda não responderam às perguntas de Crusoé sobre a retirada do documento dos autos.

Nesta segunda-feira, Crusoé foi notificada para retirar imediatamente a reportagem do ar em cumprimento a uma decisão do ministro Alexandre de Moraes (foto), relator de um inquérito instaurado por ordem do presidente do STF, Dias Toffoli, para apurar, entre outros fatos, agressões à corte.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Nossa que lavada. Foi cutucar o Leão com.vara curta se foderam. Eu amo O Antagonista. Agora tem que sair a CPI da lava toga. Pior é que a matéria vai ficar no ar até sabe lá quando. Os dois devem.estarnum arrependimento. Ontem em Os pingos nos is o Augusto Nunes leu tres trechos de obrars públicadas por Alexandre de Moraes a favor da Liberdade de Imprensa. O Tofolis não presta. Mas o Alexandre de Moraes não era do mesmo nível. Foi se juntar com tipo errado acabou com belas defesa que fez da Libe

  2. Estamos no fundo do poço. Ninguém confia no stf, rasgaram a Constituição, desrespeitam Lei, as Instituições..... esta é a pior das Ditaduras Judiciário. "Rui Barbosa".

  3. Toma vergonha na cara vcs. Até mesmo pq vcs sabem que sem a ajudinha dos amigos os dois já mais estariam onde estão. Tão fazendo o jogo certinho pra vcs né. É isso justiça que eu tenho que ver vcs fazerem e ficar batendo palmas. Um raio não cabeça de vcs pra mim é pouco

  4. Causa perplexidade a retirada desse documento dos autos do processo SEM que tenha sido encaminhado à PGR. Parecem querer proteger o Dias Toffili com o sumiço da prova. Algo grave e que passa a abalar, por ora, a credibilidade da Lava Jato. Espero que isso seja esclarecido o mais rapidamente possível.

  5. o que causa estranheza e a rapidez que trabalha o supremo, noticia de sexta-feira, investigou, julgou, e condenou, epa, Vladimir Putin, nao e tao rapido quanta democracia, a pauta deve estar em dia.BASTA , ONDE ESTA O RESTANTE DO STF, ELES REPRESENTAM TODOS. CONTRA A CORRUPÇAO NADA, SO HABEUS CORPUS.ah entendi.

  6. Não entendi essa "desentranhada" dos autos do processo. Afinal, a ação foi presencial ou virtual? O juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba teve ou não ciência da retirada do documento?

  7. Moraes, Toffoli, Gilmar e Lewandowski há muito perderam o respeito dos brasileiros. Essa seria a pá de cal no STF, caso não soubéssemos que são capazes de muito mais. Crusoé e o Antagonista: não desanimem. Cabeças frias. O povo não é burro. Vamos às ruas. Tenham vocês ou não fé em Jesus, em Nossa Senhora e nos Santos da Igreja Católica, a partir de ontem, 15/4, seus nomes estão em todas as orações e missas. São Miguel Arcanjo os defenda no combate aos inimigos da democracia. Deus os abençoe.

  8. Cheio de orgulho por ter optado, desde a primeira hora, pela "Ilha no Jornalismo". Parabéns Crusoé! Equipe inteira de gente de primeiríssima qualidade profissional. Vamos que vamos! Os mares bravios servem para fortalecer os comandantes que os atravessam.

  9. Como desentranhar, ou melhor roubar, folhas de um processo que se encontra em primeira instância, que trata de ladrões do colarinho branco? Será que estamos diante da velha justiça onde um juiz educava toda sua família com um só processo em sua vara? POBRE BRASIL !!!!

  10. Esse sujeito é sinistro é perigoso. Lava toga urgente pra sanear o supremo. Esses fascínoras são um impecilho para o desenvolvimento do país. Estão esperneando de medo e desespero. A luta é ferrenha. Esperamos posicionamento do Moro q, infelizmente, parece , aparentemente, ter perdido toda a combatividade Minha esperança é que esteja empenhado com toda sua força na aprovação de seu projeto no congresso. E vs queridos força!!! É uma honra serem admoestados pela corja jurídica aterrorizada.

    1. Sinistro mesmo. Lembra o Fester, irmão da Família Adams

  11. os processos são numerados para que dele nada se retire. o que ficará no lugar se não podem renumerá-los? um vazio???. Nao é uma fraude a retirada de documento já incluída num processo????

  12. Parece o aparecimento de 82 votos na urna para eleição da presidência do senado que continua com investigação sem fim. Podres poderes.

  13. Auditoria independente já, para vir às claras a fundamentação legal (ou ilegal) que levou ao desentranhamento do documento dos autos. Além do imprescindível levantamento do sigilo do processo. Arbitrariedade, autoritarismo e fascismo andam juntos.

  14. Estamos vivendo numa ditadura plena do judiciário. Fora Toffoli, Gilmar Mendes, Lewandowisk, Marco Aurélio e Celso de Mello.

  15. Estranhíssimo! Critica a um elemento da corte não é, de forma nenhuma, agressão à corte. O min. Tofoli não é o STF. Pra proteger a corte deveria ele, em primeiro lugar, dar se por suspeito é não dizer que a corte está sendo agredida.

    1. O Jonas quer calar o povo? Legitimar a mordaça? A censura imposta pelo STF, QUE TEM COMO DEVER CONSTITUCIONAL DEFENDÊ-LA? PENSAS QUE ESTÁS NA VENEZUELA? VAI PRÁ LÁ, CARA!

    1. Os bozos nunca tiveram uma idéia melhor do que essa e ficam repetindo ela para o gáudio dos seus seguidores......

  16. Só o povo pode tirar da toca esses Srs do Legislativo, judiciário e Executivo que teimam em não deixar o Brasil e sua sociedade avançarem!! Forças Armadas, presente!!!

    1. Como seria possível isso se o próprio filho do Bozo é contra?

  17. Não seria possível questionar o Juiz Titular da 13a Vara a razão do "desentranhamento" e também da não remessa do documento à PGR?

  18. Alguém se lembra de Tofoli estar vangloriando quando um amigo seu "sumiu" com um processo físico há anos para que não se executasse uma certa sentença??

  19. Agora é a hora do presidente e seu séquito de generais e ministros manifestarem! Esse é o fato mais grave dos últimos tempos, a máfia da toga chegando a extremos, pra onde vamos daqui?

  20. É retirar o documento somente reforça a sua verdade. Deram um tiro no pé. Se a coisa for fechada, com certeza não fará falta. E aí capachildo Morais? Tem uns que se prestam a "cada coisa"!

    1. Exato! Não se retira uma coisa que não existe. Se o documento foi retirado do processo é porque ele estava lá. E Sra. Dodge disse que não sabia de nada. Isso está cheirando muito mal.

    1. Como é que o Ministro Moro vai se manifestar? Ou mesmo Bolsonaro só se ele fechar o STF , o país vai aceitar um golpe?

    2. Pois é! Medo de um bando de bandidos de toga colocados no STF por outros bandidos. Se fecharem o STF o povo não irá protestar.

  21. O problema de tentar tapar o sol com peneira, é o mesmo de tentar segurar Água morro abaixo e Fogo morro acima... Tal merda está do tipo quando mais mexe, mais fede. O estapafúrdio é tão confuso e tão nebuloso que denuncia o desejo escancarado e premente de jogar sujeira debaixo do tapete. MAS,

    1. Seu xará, Antonio Souza, concorda plenamente contigo. Não há mais como suportar as incongruências do Congresso e do Judiciário.

  22. Povo de merda, país d merda tem essa justiça de merda. Esperar o que. Aqui só com um IRA pra explodir alguns lares. Só Assim seremos respeitados

    1. Falou e disse! Povo de merda que se sujeita à tudo! País de merda, onde lei só existe pra mané, os espertalhões só se dão bem! Cadê os responsáveis pela queda dos prédios na Muzema? Cadê os responsáveis pelos desastres de Mariana e Brumadinho? Cadê os responsáveis pelas compras das refinarias de latão? Os pilantras continuam soltos, gozando a vida!

  23. Tudo isso é cheio de irregularidades.. de toda forma já lemos a matéria e temos ciência do conteúdo. Agora retirar documentos do processo..como assim?? Meu apoio irrestrito a Crusoé e ao O Antagonista!!!

  24. Os “Crusoe” e os “Antagonistas” somado a seus leitores precisam ficar alertas e pressionar por explicações. Como retiraram documentos? Seria briga de força? Quem pode mais? Os “Togas Impuras” querem calar os “Lava Jato”? O STF fala em abuso. Os outros em cerceamento! Parem, nós só queremos apuração dos fatos! Isto só acontecerá se houver liberdade de investigação. Que palavras mais bobas estas minhas...até parece que os doutores membros da “família real imputável” estão preocupados....

  25. Meu integral apoio à Crusoé e ao Antagonista; vejo que a implantação da ditadura esquerdista prossegue impávida, apesar da eleição do antípoda de [email protected] Redatores: ignorem esta ordem esdrúxula; mantenham a publicação! Ordem ilegal e decisào teratológica não se cumpre: prende-se o emissor!

  26. As agressões, se é que são agressões, não são à Corte. Alguns membros são questionados e questionáveis, segundo alguns órgãos e pessoas. A Instituição ainda é maior do que os seus membros! Que devem ter conduta ilibada! Tem de investigar! Ninguém pode estar acima da Lei.

  27. Ótima notícia para quem gosta de ditadura. A única justificativa para esta afronta desesperada à constituição e à democracia é a certeza cega que não haverá uma CPI da lava-toga. Quem enterrou a lava-toga? Quem trabalhou contra a CPI? Quem não assinou a petição? Quem votou contra? Quem silenciou? Estes capas-pretas do STF não se lançariam numa aventura destas sem o compromisso de executivo e legislativo de que não se oporiam.

    1. Ocultação de provas. Desentranhamento as 7 horas da noite ? Coisa de bandido mesmo. Parece que o Alexandre aprendeu bastante coisas com seus clientes mais famosos e que o levaram a ser escolhido.

  28. Presidente Bolsonaro já estou achando que tem coelho nesse mato, votamos em você para tirar o PT, mas tem cheiro de merda nessa sua relação com outros poderes.

  29. Presidente Bolsonaro já estou achando que tem coelho nesse mato, votamos em você para tirar o PT, mas tem cheiro de merda nessa sua relação com outros poderes.

    1. Quer dizer que quem governa o Brasil é o Flávio Bolsonaro?

    2. Explicação: Flavio Bolsonaro pressionou 2 senadoras para retirarem suas assinaturas da CPI Lava Toga.

    3. ?????? Me explica: relação com outros poderes???

  30. Estes órgãos estão mancomunados ? a impressão que se tem é que "se você não fizer isto, vou contar que você fez aquilo". Cada um com seu rabo preso com o outro? um protegendo o outro com medo de retaliação? que coisa !!!!. Onde vamos parar ? Deixo aqui meu apoio à CRUSOÉ e ao Antagonista.

  31. Além da censura a Crusoé, outro fato perturbador é a declaração do Marcelo Odebrecht ter sido "desentranhada dos autos" logo após despacho do juiz responsável pelas investigações da Lava Jato na primeira instância.

  32. Esse tal desentranhamento da prova documental dos autos do processo da Lava Jato precisa ser explicado ou o juiz que o determinou também deverá responder pelo ato suspeito depois de revelado quem é o "amigo do amigo de meu pai". Tudo está se desenrolando como uma "desesperada" manobra dos togados do STF envolvidos, sendo que, até agora, somente o Ministro Marco Aurélio se manifestou a favor da liberdade de imprensa. Os demais parecem agir como "avestruz" diante da ameaça. Uma vergonha este STF.

  33. E o Alexandre para tomar uma atitude destas deve estar com o que preso?Ora se é possível isso. O retorno da ditadura em pleno seculo XXI.

  34. Parabéns Crusoé.A verdade somente a verdade nada mais que a verdade e é por isso que Toffoli está trocando a cueca de hora em hora.Ele sabe que tá ralado e usou o pior recurso para calar quem mais tem coragem no Brasil e em Veneza.Parabéns e estou na torcida por vocês que certamente vencerão.

  35. SEM COMENTÁRIOS... OS REPRESENTANTES DO POVO GOSTAM MESMO É DE APLICAR DITADURAS. OS “DEUSES” do STF SÃO PAGOS COM DINHEIRO PÚBLICO

  36. É extremamente lamentável essa atitude de um ministro num país que orgulha de sua democracia. É ditatorial e exibe frontalmente a psique de alguns Ministros que se julgam acima de qualquer suspeita.Não faz muito tempo foi revelada o recebimento por parte de Ministro Tofoli de cem mil reais por parte do escritório de sua mulher advogada onde transcorem processos sujeitos a julgamento no STF. Para que se saiba da verdade o próprio Ministro deveria, a meu ver, responder a estas publicações .

  37. Tem que fazer como o Peru, presidente preso(inclusive por envolvimento com Odebrecht) e supremo todos ministros perderão cargo. Temos o presidente preso , só falta o supremo!!! Só depende da nossa pressão. NÃO VAMOS DAR TRÉGUA PARA ESSES BANDIDOS.

  38. Mas o novo juiz da Lava Jato nada fala? Só cumpre? E sob ordem/pedido de quem? E o MP, também silencia? Tem algo queimando além de Notre Dame.

  39. Só um Cabo, com uma pistola na cintura, 01 soldado, com um FAL ( Fuzil Automático Linear ) e um Jeep acaba com a farra deles, foi avisado que a repressão iria vir do outro lado da pista, vocês estão sentindo na pele agora

  40. Está claro que há algo muito grande por trás disso tudo. A imprensa precisa ganhar força nesse momento. O apoio da população é fundamental para o esclarecimento desses fatos. É tudo muito estranho.

  41. A capa preta eh referente mágico de prestidigitação - nada nesta mão, nada naquela, cadê o processo com o nome do amigo do amigo!? O cara foi capacho do molusco de nove tentáculos e agora vai tentar rescrever seu passado.

  42. Tudo cheira a uma óbvia e escandalosa armação para esconder o caso. Sugiro que o Senado convoque o Sr. Marcelo Oldebrecht para que esclareça: 1) Se deu aquele depoimento. 2) Se o "amigo do amigo" é realmente o Sr. Dias Toffoli.

  43. Crusoé, não recue e não se amedronte! Seus leitores e a imprensa livre farão sua defesa. O Marcelo delator, se tiver um mínimo de caráter , precisa sustentar suas declarações. Alguém nesse país tem que ter a coragem de ir até o fim da linha.

  44. Abuso de poder claro. Efeito desejado: intimidar a imprensa livre. 2 crimes pois exigiram a retirada do depoimento de Oderbrecht dos autos do processo. Outro abuso de poder.

    1. Um ataque direto e frontal à constituição, à democracia e às liberdades. Uma associação de uma ousadia inaudita. Esta banda insidiosa do STF não ousaria tanto sozinha. Executivo e legislativo afiançam o ataque. Sem apoio destes o ato seria mais que ousado. Seria desespero.

  45. Puxa, isso é pior que a censura imposta. Acho que a Crusoé deveria vazar cópias do documento desentranhado do processo. Assim, a máscara cairia de vez. Onde chegamos por conta deste STF? O sonho do PT do controle social da mídia está se concretizando pela dupla Toffoli-Moraes? Inacreditável!

  46. O mecanismo tem força, ouvidos enormes, braços longos, mas pernas curtas. O acordo envolve muita gente, se vai dar em democracia e justiça dependerá de nós, enquanto povo, a vigiar, protestar e lutar contra a mentira e a tirania.

  47. Não adianta, a decisão do Moraes gravou a fogo as maquinações do presidente do STF na memória dos brasileiros. Podem desentranhar dos autos, podem chorar, pular, rasgar que o destino desse pessoal tá pesado e medido...

  48. Esse povo vai se enforcando sozinho. É um erro pra encobrir outro pra encobrir outro... Mas um dia vão pagar. O Brasil não aguenta mais!!

  49. Se houve um telefonema do STF ao juízo da 13ª Vara de Curitiba para desentranhar o documento é outro abuso e desvio de finalidade.

  50. Independente da motivação, o juiz federal Luiz Antonio Bonat, novo titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, mostrou a que veio!

  51. Pode isso, Arnaldo? Aqui pode! A toga é sempre inimputável! Agora, vai um aparecer um pobre cidadão indefeso e sem expressão: será preso incomunicável, sem direito a fiança, em regime fechado na pior masmorra que houver no país. E caladinho hein, senão entorna todo o caldo de vez! FDPs!

    1. Estávamos indo para a ditadura plena, estão tentando manter o status cuo.

    1. Precisa ser um jipão, Francisco, pra caber mais da metade do STF.

    2. Porra de ONU. Chama o cabo e o soldado e prepara o jipe.

  52. Estranho nestes tempos atuais e com o atual STF seria as informações serem esclarecidas Não tem esperança se nossa Justiça continuar cega muda surda e com mãos ágeis.

    1. totalmente. comandada pelo pior representante que há no setor

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO