Ditadura de Cuba bloqueia redes sociais e aplicativos de mensagens, mas protestos seguem
A organização não governamental Netblocks, que monitora a liberdade na internet, confirmou nesta segunda, 12, que a ditadura cubana bloqueou parcialmente a rede após os protestos pedindo o fim do regime. Centenas de pessoas foram detidas (foto) por policiais à paisana na repressão estatal que se seguiu. A estatal de comunicações cubana, Etecsa, e a única...
A organização não governamental Netblocks, que monitora a liberdade na internet, confirmou nesta segunda, 12, que a ditadura cubana bloqueou parcialmente a rede após os protestos pedindo o fim do regime. Centenas de pessoas foram detidas (foto) por policiais à paisana na repressão estatal que se seguiu.
A estatal de comunicações cubana, Etecsa, e a única operadora de celulares da ilha, Cubacel, bloquearam as plataformas WhatsApp, Facebook e Instagram, além de alguns servidores usados pelo Telegram.
As redes sociais foram fundamentais para que os protestos se espalhassem por mais de 20 cidades do país em poucas horas no domingo.
Contudo, as redes VPN, que podem ser usadas para driblar a censura, continuavam sendo usadas por muitos usuários.
"A Netblocks encontrou um padrão similar nas restrições de redes sociais ao que foi usado em novembro de 2020, quando ocorreram protestos em San Isidro, em Havana, pedindo liberdade artística", diz a organização em um comunicado. Daquela vez, a internet foi afetada ao longo de três dias.
Apesar da censura, os protestos prosseguiram nesta segunda, 12, em pelo menos quatro cidades de Cuba. Nas ruas, os gritos são de "liberdade" e "abaixo a ditadura".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
PAULO
2021-07-12 18:56:461- Tivemos nos últimos dias, manifestações dos partidos da esquerda ao governo Bolsonaro. Teve alguns casos pontuais de violência, o mais sério e criminoso, ocorreu no Recife. Me lembro nas manifestações contra o PT, de uma fala do corrupto Lula: "Em áudio, Lula diz que 'peões' aguardariam 'coxinhas' para dar porrada." ISSO É A ESQUERDA CRETINA, QUE NÃO RECONHECE QUE CUBA É UMA DITADURA, E TAMBÉM AGEM COM VIOLÊNCIA CONTRA OS CIDADÃOS CONTRÁRIOS À VISÃO DE MUNDO DELES.
Fernao
2021-07-12 18:52:32Combater as ditaduras chinesas,iranianas ,sírias, cubanas e venezuelanos é dever de todo Democrata
João
2021-07-12 18:20:43Zezinho diarreia chorando……
Peter
2021-07-12 17:52:05Faço votos para que o movimento pedindo liberdade seja o começo do fim do regime retrógrado cubano
MARCIO
2021-07-12 16:20:50Enquanto isso a esquerda, as universidades e escolas estão chorando ksksksksksksksks
Lenora
2021-07-12 16:17:27Olha que beleza! A brazuellla de 2022. Força greisi