Distância entre Lula e Bolsonaro se estabiliza, mostra pesquisa Ipespe/XP
Nova pesquisa Ipespe/XP, divulgada hoje, confirma leve tendência de crescimento de Jair Bolsonaro, dentro da margem de erro. As intenções de voto no presidente da República subiram de 31% para 32%, reduzindo a 12 pontos percentuais a distância em relação a Lula, que manteve os 44%. Não houve alterações em relação a Ciro Gomes (8%), João...
Nova pesquisa Ipespe/XP, divulgada hoje, confirma leve tendência de crescimento de Jair Bolsonaro, dentro da margem de erro. As intenções de voto no presidente da República subiram de 31% para 32%, reduzindo a 12 pontos percentuais a distância em relação a Lula, que manteve os 44%.
Não houve alterações em relação a Ciro Gomes (8%), João Doria (3%), André Janones (2%) e Simone Tebet (1%). Os demais postulantes não pontuaram.
No cenário espontâneo, o ex-presidente Lula avançou um ponto e foi a 39%, seu maior patamar desde o início da série histórica, enquanto Bolsonaro se manteve com 29%. Nas simulações de segundo turno, Lula permanece à frente de Bolsonaro, com 54% a 35%.
A avaliação positiva (ótimo e bom) do governo também subiu de 31% para 32%, enquanto a negativa (ruim e péssimo) caiu de 52% para 51%. A rejeição a Bolsonaro recuou de 60% para 59%.
O levantamento reforçou ainda a temática econômica como a mais importante para o eleitor. A inflação é hoje o problema mais relevante para 26%. Somados, os itens econômicos representam a principal preocupação de 49% da população. Apesar do cenário, oscilou para cima a parcela do eleitorado que vê a economia no caminho certo, de 32% para 33%.
Foram realizadas 1.000 entrevistas, nos dias 9, 10 e 11 de maio. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
MARCOS
2022-05-13 19:36:33O Bolsonaro pensava que o Lula seria o opositor mais fácil para vencer. Ledo engano! Fez tudo que pode para solta-lo a tempo das eleições, com a sua “perspicácia” e a ajuda de GM, RL, DT, NM, Fachin e Carmen Lúcia.
Marcia E. B
2022-05-13 15:35:18Ainda me pergunto se essas pesquisas valem alguma coisa. Mil pessoas? para um Brasil de mais de 200 milhões? e, tem mais, nunca fui entrevistada numa dessas pesquisas. Nem eu, nem nenhum conhecido meu. Estou louca para ver se essa polaridade existe mesmo, ou aparecerá alguma novidade até as eleições, que permita-nos ter um vencedor mais palatável que Bozo e Molusco.
Nyco
2022-05-13 12:26:44O ex-detento cachaceiro e ladrão ganhou a liberdade, foi inocentado de tudo, se tornou elegível num passe de mágica, com que intenção? __ Tirar o Bolsonaro a qualquer preço da praça, of course. As urnas eram a Pedra Filosofal, o Santo Graal, para encher o cu do cachaceiro de votos, mas, ... não! _ A turma desconfiou do golpe e agora se tentarem algo do gênero, o bicho vai pegar, porque haverá milhões de olhos fiscalizando nos míínimos detalhes..