Disputa pelo governo do DF entra no radar do Republicanos
Pesquisas internas do partido sobre o deputado federal Fred Linhares animaram o presidente da Executiva Nacional da sigla, Marcos Pereira
Pesquisas internas do Republicanos apontam que o deputado federal Fred Linhares (foto), integrante do partido, desponta como líder nas principais sondagens feitas pela sigla ao longo deste mês.
Em um cenário de disputa contra Michelle Bolsonaro, Linhares teria 16,6% das intenções de voto contra 16,2% da ex-primeira-dama e 10,6% da atual vice-governadora Celina Leão (PP).
Já em um segundo cenário, sem Michelle na disputa mas com a senadora Damares Alves no jogo, Linhares teria 34,9% dos votos contra 23% da vice-governadora e 15% da ex-ministra do governo Jair Bolsonaro. Em outros cenários sem a ex-primeira-dama na disputa, o deputado federal do Republicanos teria índices também superiores a 30%.
Um outro quadro do partido, o senador Cleitinho, por sua vez, desponta como líder das pesquisas nas sondagens para a disputa pelo governo de Minas Gerais. O parlamentar de primeiro mandato teria 26% das intenções de voto contra o experiente e conhecido deputado federal Aécio Neves, que figura, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta semana, com 15% das intenções de voto. Em Minas, o terceiro colocado, conforme a Quaest, é o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (Republicanos), com 14%. Já Rodrigo Pacheco (PSD), teria apenas 7% das intenções de voto.
Ex-auxiliar de Dino também deve entrar na disputa pelo DF
O PSB tem trabalhado intensamente para que o ex-secretário-executivo do Ministério da Justiça Ricardo Capelli dispute o governo do Distrito Federal nas próximas eleições. Capelli foi o interventor no DF após os atos de 8 de janeiro deste ano.
Os socialistas já comandaram o DF recentemente por meio de Rodrigo Rollemberg. Rollemberg foi eleito em 2014, mas não se reelegeu no pleito seguinte.
Valdemar já sugeriu dobradinha na disputa pelo Senado em 2026
O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, sinalizou em junho deste ano que caberá ao ex-presidente Jair Bolsonaro decidir sobre uma eventual dobradinha entre o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), com ex-primeira-dama na disputa pelo Senado em 2026.
“Conversei com o governador recentemente e gosto do Ibaneis, mas quem vai resolver isso é o [ex-presidente da República, Jair] Bolsonaro”, afirmou Valdemar em entrevista ao R7.
Em 2026, haverá uma renovação de dois terços do Senado Federal, com a eleição de dois senadores do estado. Faltando pouco menos de dois anos para a disputa eleitoral, o governador do DF já tenta pavimentar o apoio ao seu nome no campo bolsonarista.
Durante entrevista à rádio Mix FM de Brasília, também em junho, Ibaneis defendeu a "dobradinha" com a ex-primeira-dama na chapa pelo Senado.
“Ela tem o voto ideológico, que é muito importante no DF, e eu tenho outro tipo de voto, que é o voto daqueles que gostam do trabalho que a gente vem realizando. Eu sempre digo que eu não trabalho muito com essas ideologias. Sou de direita, mas não sou de direita ideológica. Então, acho que seria uma junção muito boa para o Distrito Federal”, afirmou.
“A Michelle saindo candidata, para nós, será um prazer muito grande. Eu já tive a oportunidade de estar com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, onde entabulamos um caminho para 2026”, completou Ibaneis.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)