Diretor da Aneel vai ao Planalto, em meio à polêmica sobre taxação de energia solar
O presidente Jair Bolsonaro recebe na tarde desta terça-feira, 7, Rodrigo Limp Nascimento, diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em meio à polêmica sobre a proposta de taxação da geração de energia solar, em debate na agência reguladora. O encontro está previsto na agenda do presidente para as 15h. Em outubro, a Aneel abriu...
O presidente Jair Bolsonaro recebe na tarde desta terça-feira, 7, Rodrigo Limp Nascimento, diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em meio à polêmica sobre a proposta de taxação da geração de energia solar, em debate na agência reguladora. O encontro está previsto na agenda do presidente para as 15h.
Em outubro, a Aneel abriu uma consulta pública para rever as regras da chamada geração distribuída, em que os consumidores podem gerar a própria energia em suas casas ou empresas. Pelas normas atualmente em vigor, os consumidores que instalarem placas solares podem entregar a energia excedente ao sistema elétrico e receber a energia de outras fontes de geração durante a noite.
Eles têm direito a subsídios, criados para incentivar a geração de energia solar. A Aneel estuda acabar com esses incentivos, com o argumento de que há uma transferência dos custos aos demais consumidores e de que o aumento do uso da energia solar pode encarecer a conta de luz. O presidente Jair Bolsonaro tem se posicionado sistematicamente contra a proposta da Aneel. Ele quer barrar qualquer iniciativa para taxar a geração de energia solar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Edmundo
2020-01-07 19:20:37Aneel foi criada para defender a sociedade ou as empresas? Pergunta que não quer calar!
So o Voto Salva!
2020-01-07 18:58:37Pode trocar esse diretor fraco! A Anatel era para prestar servico a populacao com melhores solucoes de disponilidade energetica e reduzir o custo da energia que esta carrissima e baixissima qualidade, quando queima tudo por variacao de voltagem na rede, quem paga por isso? temos q andar em direcao ao futuro, acabar com impostos e taxas para energia limpas e amplia-las ao maximo que no final das contas o pais ganha e a populacao tambem. Sou a favor do sistema OFF GRID e do sistema comunitario
Luiz
2020-01-07 18:29:51Quando é esse pessoal das agências reguladoras vão tomar alguma decisão que não prejudique o cidadão ! Sempre estão a favor das empresas ! Quem tenta gerar energia solar deveria ser aplaudido e não taxado! Me poupem!!?
MARIO KUME
2020-01-07 18:26:22Se ocorrer a taxação da energia solar geradas por placas fotovoltaicas que são pagas pelo próprio indivíduo, o Brasil entrará definitivamente na contramão do incentivo às energias limpas. É um absurdo mesmo. Assemelha-se à época que todos transformavam seus motores a álcool por incentivo do próprio governo e em seguida aumentava o preço do álcool. Várias regras para um mesmo assunto... assim não dá !!!
Renata
2020-01-07 18:23:44Para o Brasil crescer precisará de energia. E não tem. Quem colocar um sistema com placas fotovoltaicas deveria receber medalhas.
EDVALDO
2020-01-07 16:12:37Taxar não, mas eliminar subsídios sim.
Itamar
2020-01-07 16:10:48Está é uma escolha entre energia limpa e suja das termoelétricas e os interesses dos donos das mesmas. Onde estão os ambientalistas.
Paulo Renato
2020-01-07 16:00:26Logo no início quando ainda se começava a falar em placas fotovoltaicas, achei aquilo fantástico e me animei a fazer um orçamento de uma instalação completa para a minha residência. Após fazer o levantamento das cargas, pus-me a calcular a quantidade de placas necessárias e as baterias, conversores, etc...etc... e cheguei ao valor de R$ 36.000,00 em números redondos, só de impostos já era um absurdo e agora querem taxar ainda mais! Já não valia a pena, agora então...
Eduardo
2020-01-07 15:24:58Nomeado pelo governo Temer, de direita.
Marcos
2020-01-07 15:22:23Quanto mais painéis instalados, menos energia precisa ser gerada por usinas, geralmente poluidoras. A Aneel ser contra mostra que ela só protege as grandes empresas geradoras. Como acontece em todas as agências reguladoras.