Adriano Machado/Crusoé

Diante de impasse sobre caso Daniel Silveira, Lira e aliados agora querem ganhar tempo

18.02.21 07:32

A determinação da prisão de um parlamentar pelo Supremo Tribunal Federal  com base no que os deputados chamam de “decisão elástica”  foi um precedente que assustou aliados de Arthur Lira (foto). Por isso, o presidente da Câmara queria construir com o STF um acordo que consistiria na derrubada em plenário da prisão do deputado Daniel Silveira e na posterior cassação de seu mandato pelo Conselho de Ética.

Mas a possibilidade de a Câmara soltar Silveira apenas com a promessa de uma cassação futura não ganhou a adesão de ministros. Ao mesmo tempo, o placar unânime no Supremo pela prisão do deputado bolsonarista constrangeu muitos parlamentares que inicialmente planejavam votar de forma a contrariar a decisão dos magistrados. Para os deputados, o 11 a 0 — nem mesmo o ministro indicado por Bolsonaro, Kassio Nunes Marques, votou a favor de Silveira — se revertido em plenário pela Câmara, ganharia ares de afronta institucional.

Diante desse novo quadro, cresceu a tese de adiar ao máximo a votação em plenário para que o deputado passe, pelo menos, o final de semana preso. No início da próxima semana, os parlamentares mediriam novamente a temperatura da situação e poderiam decidir com mais calma o que fazer.

Nesse meio tempo, os advogados do deputado bolsonarista questionariam o “flagrante” e, caso fossem bem sucedidos, haveria até a possibilidade de a Câmara não precisaria deliberar sobre a prisão.

O tempo ganho também está sendo usado pelo presidente da casa para ainda alinhavar uma saída que seja boa para todas as partes com ministros e deputados. Uma última reunião de líderes foi convocada para tratar do assunto. Interlocutores de Lira admitem, inclusive, que a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, prometida a Bia Kicis, pode entrar no pacote da negociação, já que o nome da parlamentar desagrada a maioria dos ministros do STF. O plano B seria Lafayette Andrada, do Republicanos. 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. 1.1 - Colocaram o bode na sala. Agora, vomo tirar o bode da sala? E o bode está fedendo. E cada dia que passa, vai feder mais. O STF na verdade, como ja externei, não engoliu o general Villas Bôas. O deputado Zé Ninguém foi o bode expiatório. Ingenuidade achar que esse deputado medíocre coloca em risco à democracia. É tudo um jogo de ego. Não estamos vivendo o Minority Report. Senão como avaliar o Gilmar Mendes chamar o Bolsonaro de genocida. Se é genocida prende. Se é e não prende, é cúmplice.

    1. Temos mais de 242 mil mortes por covid, pessoas passando fome e o STF, pelo simples fato de estar com o ego ferido, cria este carnaval em plena quarta-feira de cinzas. Se o deputado tivesse trabalhando para o país, não teria tempo de falar asneiras criminosas. Se o STF tivesse trabalhando para o Brasil, não perderia tempo com essas asneiras. Trabalhar mais para o país. É disso que o Brasil precisa.

  2. Vermes sempre agem debaixo da terra, escondidos dos olhos do público. Transparência e idoneidade passam longe dos novos aliados do desviador de verba de gabinetes parlamentares.

    1. Os vermes tem muita utilidade, transformando muitas vezes matéria repgnante em terra novamente.

  3. A Constituição não prevê "acordos" da Câmara com o STF. Apenas outorga à Câmara o poder de autorizar ou não a prisão de deputado. Negar a autorização não é ofensa nem agravo à decisão do STF aliás, no caso, bastante questionável. Trata-se apenas de preceito constitucional inscrito no princípio da separação e harmonia entre poderes.

  4. Era visível que esse tipo de coisa ia acontecer em relação ao STF, que tem se tornado um antro de proteção a LADRÕES DO DINHEIRO PÚBLICO. P/ isso inutilizaram o sistema penal brasileiro deixando livres, além desses LADRÕES, todo tipo de criminoso e o cidadão de bem vivendo sob o julgo do crime. Esse tipo de reação nunca começa por pessoas pacatas. Talvez seja para esse fim que o universo cria pessoas como Deputado Daniel Silveira. Afinal, coube aos urubus a nobre tarefa de eliminar a carniça.

  5. "" URNA NÃO É LAVANDERIA DE ILÍCITOS. VOTO NÃO É INDULTO E ELEIÇÕES NÃO TORNA NINGUÉM IMUNE ÀS EXIGÊNCIAS DO DEVIDO PROCESSO ( ARTIGO 5° INCISO LXI CONSTITUIÇÃO FEDERAL) PESSOAS QUE DAQUI EM DIANTE NÃO TERÃO COMO RECORRER AO DISCURSO DE QUE AS URNAS ABSOLVEM. VOTAÇÃO EXPRESSIVAS NÃO CONSTITUEM CAUSA DE PUNIBILIDADE NÃO APAGA OS CRIMES COMETIDOS"! CONSTITUIÇÃO FEDERAL

  6. Poucos concordam com a forma que o deputado expressou sua indignação com o STF, porém, muitos concordam que os nossos digníssimos ministros, transformaram o STF no MONTE OLIMPO, onde o absolutismo reina como nas teorias de Busset no século XVIII. Que os nosso "deuses" possam prestar conta dos seus desmandos como qualquer outro poder!

  7. Meus Deus, me socorre!!!!!!!!!!!!!, Ministros do STF faz lobby para não eleger uma Deputada a CCJ, isso não é interferência de poder, onde está a independência de poderes, tão esbrajevada pelo Supremo. Mas na outra linha vemos como nossos Deputados Federais são omissos e submissos............velha frase.........quem tem tem medo

    1. Kkkkkkkk. Até mesmos os Bozistas são contra colocar a desequilibrada como membro do CCJ. Bozistas são pândegos!

  8. Estou quase apostando que a Câmara vai autorizar a prisão desse deputado. Aliás, deputado que age como miliciano, fala como miliciano e ameaça ministros de um tribunal, tem mais é que ser preso mesmo e perder o mandato. Tem mais: depois de preso e já no prédio da Polícia Federal ainda ameaça uma policial que lhe diz que deve colocar a máscara. A ofende e diz que é deputado. Pois que fique em cana por muito tempo. Meus parabéns ao Supremo!

  9. O que é a Câmara, Dep. Daniel Silveira? Ou é a Instituição com representantes do povo brasileiro? Cabe aos deputados responderem. Eu acho que o nó apertou no pescoço do Daniel Silveira.

    1. Se as leis que o judiciário interpreta e executa estiver erradas que os deputados as corrijam! A Câmara é a representante da vontade do povo. Eu como simples eleitor não aceito ou ñ quero ditadura no país. Se o Presidente Bolsonaro e seus apoiadores deseja devemos submete-lo ao Inpitmam. .

  10. ...e a história da impunidade continua solta no Brasil, para os poderosos que se protegem. E as dezenas de processos pendentes de julgamento no STJ e STF, que ficam submetidos a “pedidos de vistas” e que só retornam à pauta quando estão próximos de prescrição ou quando o povo já esqueceu.

    1. "" URNA NÃO É LAVANDERIA DE ILÍCITOS. VOTO NÃO É INDULTO E ELEIÇÕES NÃO TORNA NINGUÉM IMUNE ÀS EXIGÊNCIAS DO DEVIDO PROCESSO LEGAL ( ARTIGO 5° INCISO LXI CONSTITUIÇÃO FEDERAL) PESSOAS QUE DAQUI EM DIANTE NÃO TERÃO COMO RECORRER AO DISCURSO DE QUE AS URNAS ABSOLVEM. VOTAÇÃO EXPRESSIVAS NÃO CONSTITUEM CAUSA DE PUNIBILIDADE NÃO APAGA OS CRIMES "! STF

  11. Essa estratégia é a mais velha tática para acobertar os pares pelos políticos. Busquem na memória quantos se safaram da lei apostando no esquecimento pelo corporativissmo parlamentar? Não tem nada pior do que saber que gtemos parlamentares presos usufruindo de salários e de mandatos. Que mundo é esse o dos políticos (brasileiros)??? Podem tudo, sem limites e se protegem acima de qualquer valor ético e moral.

  12. Um descalabro com a população. 11 vice Reis envergando de forma vergonhosa os representantes do povo, que de forma acovardado, têm medo dos seus rabos de palha. O Chande se tornou o capataz dos brasileiros.

    1. 1)São sim 11 vice reis, porém estão lá na forma da lei;2)nenhum deputado ou senador representa o povo;3) Moraes apenas cumpre seu papel. Entenda que as leis são feitas por eles e para eles. A constituição não é constituição pois não foi feita por constituintes mas por deputados e senadores. As leis eleitorais e demais são feitas para lhes beneficiar. O código de leis no Brasil é uma FRAUDE, a começar pela falsa constituição de 1988. Ledo engano quem chama estes códigos de JUSTIÇA.

  13. Kkkkkkkk. Deixe de incompetência Lira. Rifa logo o delinquente para que vocês possam manter o mínimo de credibilidade junto à opinião pública. Não que vocês tenham muita credibilidade, mas..fica aqui o conselho!

    1. E está sendo. Publicando notícias. O bozista delinquente ameaços os ministros e por isso deve ser cassado, pois não é função de um parlamentar fixar fazendo ameaças. E não vem com esta história de liberdade de expressão, que liberdade de expressão não ê fazer ameaças. Um bom dicionário ajudaria as mentes pervertidas que não conseguem compreender a diferença.

  14. Estamos em uma plena detonação da Constituição Brasileira. Os ministros enrolados com corrupção e amigos de criminosos estão protegendo seus rabos. Estão prendendo qualquer um que fale como aquela Casa está infectada de ratos.

  15. As relações promíscuas entre os poderes tem lá seus revezes. Infelizmente a Lava Toga, a extinção da imunidade parlamentar e a prisão em segunda instância não acontecerão para moralizar essa bandalha.

  16. O gado é sempre enganado mas continua iludido. É o único rebanho que acredita no Bolsonaro e na sua quadrilha de milicianos.

    1. Pelo teor das conversas que vejo por aqui, acredito que a Fezenda Nacional não anda tão ruim assim. Pelo visto, tem bastante gado e...será que tem também um Chiqueiro com onze pórcos?

  17. A proliferação de factóides para disfarçar o inadmissível!!! >>>>> O farsante e os disfarces: 》》》》》》》》https://www.em.com.br/app/colunistas/ricardokertzman/2021/02/18/interna_ricardo_kertzman,1238643/as-vacinas-estao-no-fim-e-bolsonaro-tenta-disfarcar.shtml?utm_source=onesignal&utm_medium=push

Mais notícias
Assine agora
TOPO