Desembargador derruba ordem de prisão contra Silas Roudeau
O desembargador Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, revogou a ordem de prisão contra Silas Rondeau, ex-ministro de Minas e Energia do governo Luiz Inácio Lula da Silva, e outros 11 alvos da Operação Fiat Lux, deflagrada nesta quinta-feira, 25. A investigação mira supostas propinas na Eletronuclear, delatadas pelo lobista e operador...
O desembargador Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, revogou a ordem de prisão contra Silas Rondeau, ex-ministro de Minas e Energia do governo Luiz Inácio Lula da Silva, e outros 11 alvos da Operação Fiat Lux, deflagrada nesta quinta-feira, 25.
A investigação mira supostas propinas na Eletronuclear, delatadas pelo lobista e operador do MDB, Jorge Luz. Entre os alvos, também estava o ex-deputado Aníbal Gomes, do MDB. A operação foi autorizada pelo juiz federal Marcelo Bretas, que conduz a Lava Jato no Rio.
Ivan Athié acolheu pedido do advogado Fernando Fernandes, defensor de Ana Cristina Toniolo, filha do ex-presidente da Eletronuclear Othon Luiz Pinheiro. O advogado sustentou ao desembargador que a prisão foi decretada como forma de substituir a condução coercitiva para interrogatório — proibida pelo Supremo Tribunal Federal em 2018.
"A prisão temporária, nos termos em que decretada, viola o princípio constitucional da não auto incriminação e da presunção de inocência", considerou Athié.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)