Desaprovação de Gabriel Boric atinge patamar recorde
Levantamento AtlasIntel registra reprovação de 62% para o presidente chileno; Insegurança e corrupção são as maiores preocupações

A três meses das eleições no Chile, o presidente Gabriel Boric atingiu 62% de desaprovação no levantamento divulgado pela AtlasIntel.
Esse é o maior índice registrado desde o início da série histórica.
A aprovação de Boric caiu 4 pontos percentuais.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 25 de agosto com 2.717 entrevistados.
Maiores problemas
Para 57,3% dos chilenos entrevistados, a insegurança é hoje principal problema do país.
A escalada da criminalidade no Chile levou o governo Boric a adotar uma postura dura e impopular entre eleitores de esquerda.
O governo chegou a anunciar a construção de uma prisão de segurança máxima e a criação de um Ministério de Segurança Pública.
A corrupção aparece em segundo lugar, sendo apontada por 54,9% dos entrevistados.
Crises internas
O governo Boric enfrentou crises internas.
A maior delas foi a acusação de assédio sexual e divulgação de imagens íntimas por um incidente ocorrido em 2013.
Na ocasião, Boric era estudante de direito e realizava estágio na cidade de Punta Arenas.
Em novembro do ano passado, a Procuradoria de Magallanes confirmou a abertura de uma investigação preliminar com base na denúncia de uma mulher.
A defesa do presidente chileno nega todas as acusações.
Além dele, o ex-subsecretário do Interior foi acusado de estupro.
Os dois episódios geraram desgaste e contribuíram para a queda de popularidade do governo.
Cenário eleitoral
O Chile terá eleições presidenciais em novembro e a Constituição do país não permite a reeleição
No cenário de primeiro turno, a candidata governista Jeannete Jara, ligada ao Partido Comunista e integrante da coalizão de Boric, lidera com 33,2% das intenções de voto.
Em segundo lugar, está José Antonio Kast, que já foi comparado a Jair Bolsonaro, com 21,6%.
Em eventual segundo turno, Kast venceria Jeannete com diferença de 12 pontos percentuais.
Ele seria beneficiado pelos votos dos outros candidatos de oposição a Boric e Jeannete.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)