Agência Câmara

Deputados podem ter sido atacados por hackers, diz parlamentar que recebeu ‘ligações estranhas’

25.07.19 10:30

Com a prisão de hackers suspeitos de invadir celulares de várias autoridades, o deputado federal Paulo Martins (foto), do PSC do Paraná, disse a Crusoé que ele e outros parlamentares estão preocupados com a possibilidade de também terem sido vítimas do grupo. Martins contou ter recebido “ligações estranhas” há dois meses e meio e disse que vários colegas da Câmara relataram o mesmo fato.

O deputado contou que não informou à polícia legislativa ter recebido as ligações, “pois na época não se falava nisso”, referindo-se aos ataques hackers que levaram à Operação Spoofing, em que quatro pessoas foram presas na terça-feira, 23. “Eu achava que era erro da operadora quando recebia ligação do meu próprio número, ou problema do aparelho, que já estava velho”.

Segundo o parlamentar, a descoberta de que o celular do presidente Jair Bolsonaro também foi hackeado agrava o temor. “Estamos à beira da República do hackeamento. Como garantir que esse tipo de ataque não volte a acontecer?”, questionou. “Todos estamos preocupados e curiosos sobre quem mais foi atacado. Parece que os hackers vagabundos deram um ‘Salve Geral’”, declarou.

No domingo, 21, a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann, do PSL de São Paulo, já havia afirmado que o celular foi vítima de um ataque cibernético, nos mesmos moldes do realizado contra o ministro da Justiça, Sergio Moro. O titular da Economia, Paulo Guedes, também relatou à Polícia Federal ter sido hackeado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É só aqui, que um gringo, paga para hackear de forma criminosa, um ministro de estado, e ainda fica falando merda e dando de inocente. Era pra esse palhaço já estar preso, claro, se aqui fosse um país sério

  2. Enquanto era só com o Moro e os procuradores estavam todos só olhando e, muitos, rindo. Agora que a coisa é geral quero ver todos provando do mesmo veneno. O Moro saiu limpo e o Dalagnol também. Quem mais pode dizer a mesma coisa? Dizem que ministros do STF foram hackeados, já pensou no que encontraram? Agora, quem tem , tem medo! Ate quando o Verdevaldo vai ficar comandando o show?

  3. Crusue vira o disco,já sabemos, vamos ao que interessa, esperamos anciosos as provas com o envolvimento do intercept com estes hackes, os valores pagos por cada pacote,a abertura do processo para expulsão do valdeverde do país.

  4. Enquanto não chegarem ao "cabeça", aquele que encomendou o raqueamento, é besteira ficar focando só nos hackers. Esses fizeram o trabalho sujo pelo qual receberam pagamento, vide rastreamento do COAF. A pergunta é: quem quis esses dados e pagou caro por eles?

    1. É possível que não tenha havido encomenda, mas aceito a oferta dos hackers em negócio camarada. Se fossem profissionais experientes no ramo, teriam pedido milhões. Mas companheiros de militância na ideologia e em crimes fazem negócios fraternais.

  5. será que o congresso chamará um a um para explicar as conversas pouco republicanas que certamente a polícia federal encontrou nos celulares de vossas excelências ?

  6. Sabíamos que a quadrilha que governou esse País desde 88 não iria aceitar isso fácil, só não sabíamos que iriam tão longe desde o atentado ao PR e isso agora.

    1. Pavão hackeou, mas nenhum deles quis prestar queixa... pq será?

  7. 🇧🇷 Cabe as operadoras só habilitar o número de celular em outro chip com a presença do interessado na loja munido dos documentos.

  8. tudo isso tá muito estranho...hackers que deixam rastros primários...mas acredito na PF , pois tenho certeza que irá a fundo neste caso...deve existir muito dinheiro lá fora que ainda não foi encontrado e deve pagar estes serviços e bancas de advogados...será que estes "hackers"(rsrs) são testa de ferro de alguém apenas para assumir?

    1. Mas sempre há alguns amadores que aprendem a técnica e buscam ganhar algum dinheiro, apenas o suficiente para financiar seus vícios. Amadores com viés ideológico, quando conseguem alguma coisa que interpretem como comprometedora para o outro lado, correm para vender a quem do seu lado se interesse. Os compradores são tão amadores quanto os vendedores, ainda mais que estão desesperados por alguma coisa que tire seu capo da cadeia.

    2. Ouvi alguém comentar e concordo plenamente com aquele raciocínio: Hacker que se preza, profissional mesmo, geralmente é um sujeito discreto, a preocupação nº 1 deles é não deixar rastros. Não são esses "porta bandeiras de escola de samba" que foram presos.

  9. Não se preocupem senhoras e senhores deputados e senadores, a essa altura o MJSP já está de posse de suas pilantragens, sem querer, querendo. Coloquem suas barbas de molho.

  10. Enquanto as escutas miravam o Ministro Moro e membros do executivo, o Congresso, indignado (membros puxadinhos do PT), pedia cabeças e punição exemplar. Agora que parece ter caído na mesma arapuca, mudam o comportamento. Moro não deve e não teme, já o nosso Congresso.......

Mais notícias
Assine agora
TOPO