Câmara dos Deputados

Em pleno recesso, deputados usam quase R$ 600 mil da cota parlamentar

01.02.20 14:04

Os deputados federais gastaram 596,1 mil reais da cota parlamentar durante o recesso de janeiro. A divulgação de atividades parlamentares liderou as despesas. Mesmo sem trabalhar, os deputados gastaram 196,7 mil reais com publicidade do mandato.

A contratação de trabalhos de consultoria e pesquisas, como escritórios de advocacia e outros profissionais liberais, representou uma despesa de 183,5 mil reais. Nem mesmo no recesso, os parlamentares deixaram de abastecer carros com dinheiro público: as despesas com a compra de combustíveis e lubrificantes somou 78 mil reais.

O envio de cartas pelos correios gerou um custo de 68,6 mil reais para a Câmara, só em janeiro. O valor da cota parlamentar varia de acordo com o estado do parlamentar. Mensalmente, os deputados podem gastar entre 30,7 mil  e 44,6 mil reais.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Tendo em vista que o Brasil tem mais de 5 MIL MUNICÍPIOS e mais de 55 MIL VEREADORES, se cada um deles tivesse uma COTA PARLAMENTAR DE 1 MIL REAIS, seriam PELO MENOS 55 MILHÕES POR MÊS e MAIS DE 600 MILHÕES POR ANO. Se 600 SENADORES e DEPUTADOS já "DESPERDIÇAM" MUITO DINHEIRO, quanto 55 MIL NÃO "DESPERDIÇARÃO"?

  2. Deste PONTO DE VISTA, a COTA PARLAMENTAR é uma GOTA em um OCEANO DE CORRUPÇÃO e DESPERDÍCIO. Diante deste OCEANO, as pessoas até PERDEM A CAPACIDADE de se ESPANTAR e se INDIGNAR, mas a TÁTICA DE SOLAPAR A BASE DA PIRÂMIDE DA CORRUPÇÃO está FUNDAMENTADA justamente nas GOTAS e não no OCEANO. No CASO DA COTA PARLAMENTAR, por ser uma GOTA em um OCEANO, o VALOR AGREGADO teria um IMPACTO MAIOR. Inclusive, seria INTERESSANTE se saber qual o VALOR CONSOLIDADO das TRÊS ESFERAS.

  3. Pela QUALIDADE DOS SERVIÇOS OFERECIDOS no país, este VALOR é só uma ESTIMATIVA BEM CONSERVADORA, pq o VALOR poderia MUITO BEM passar dos 200, 300, 400 BILHÕES POR ANO, colocando-se na FATURA as REMUNERAÇÕES AVILTANTES dos SETORES PRIVILEGIADOS DO SERVIÇO PÚBLICO. Se for ADICIONADO o CUSTO ELEVADO DA DÍVIDA PÚBLICA, em 10 ANOS o Brasil JOGARIA FORA MEIO PIB. Em 100 ANOS, quanto não foi PERDIDO devido à CORRUPÇÃO e INEFICIÊNCIA?

  4. O VALOR pode até não parecer GRANDE DEMAIS, mas isto é sem se CONSIDERAR O CUSTO DA CORRUPÇÃO, excluindo parte destes 30 BILHÕES que vão para o BOLSO DOS PARLAMENTARES (COTAS, RACHADINHA, ETC). É DESVIO DE RECURSOS que deveriam ir para EDUCAÇÃO, SAÚDE, OBRAS, SEGURANÇA PÚBLICA em um país cujo JUDICIÁRIO REITERADAMENTE atua na CONTRAMÃO do COMBATE À CORRUPÇÃO e é ELE MESMO um FONTE POTENCIAL DE CORRUPÇÃO. O Brasil perde FÁCIL, FÁCIL com a CORRUPÇÃO e a INEFICIÊNCIA mais de 100 BILHÕES POR ANO.

  5. O LEGISLATIVO BRASILEIRO (ESFERAS MUNICIPAL, ESTADUAL e FEDERAL) devem custar FACILMENTE algo PERTO DOS 30 BILHÕES POR ANO - CONGRESSO 10,8 (https://noticias.r7.com/prisma/r7-planalto/congresso-nacional-gasta-r-108-bilhoes-por-ano-17052019), ASSEMBLEIAS 11,2 (https://www.diarioav.com.br/alesc-esta-entre-as-mais-caras-do-brasil/), CÂMARAS 10 (https://politica.estadao.com.br/blogs/legis-ativo/quanto-custa-um-legislativo/).

  6. Aliás, vários deles até mesmo buscam EVITAR AS REDES SOCIAIS a TODO CUSTO, pois não bastassem a FICHA CORRIDA e o FILME QUEIMADO, eles ainda não querem ser COBRADOS nem PRESTAR CONTAS aos ELEITORES. Mas mesmo assim a COTA PARLAMENTAR é só UMA GOTA é um OCEANO MAIOR, qual é o CUSTO ANUAL DO CONGRESSO? Se forem INCLUÍDAS as ASSEMBLEIAS ESTADUAIS e CÂMARAS MUNICIPAIS, para quantas DEZENAS DE BILHÕES vão? Só as ASSEMBLEIAS DE RJ, SP e MG gastam mais de 1 BILHÃO por ano.

  7. No entanto, se UMA ANDORINHA SOZINHA NÃO FAZ VERÃO, o mesmo não é pode ser dito de um BANDO. Neste quesito, o ELEMENTO DISTINTIVO está no EFEITO MANADA, pegando-se o VALOR MÍNIMO DE 30 MIL e MULTIPLICANDO POR 500, dá 15 MILHÕES MENSAL. Parte deste valor é gasto com PASSAGENS AÉREAS, mas fora estas que JUSTIFICATIVA há para os OUTROS GASTOS? Em PLENO SÉCULO XXI, com INTERNET, REDES SOCIAIS, para que PARLAMENTARES precisam de BASES REGIONAIS?

  8. Mas isto não é uma COMPROVAÇÃO de como nossos PARLAMENTARES são ATUANTES e COMPROMETIDO com seus ELEITORES? Ou será que foi pq a JUNÇÃO DE FESTAS DE FINAL DE ANO com as CONTAS DE INÍCIO DE ANO fizeram um ROMBO NO ORÇAMENTO e eles precisavam fazer um CAIXA EXTRA? Na MELHOR DAS HIPÓTESES, nossos PARLAMENTARES são DINOSSAUROS. É mais do que evidente que há MUITAS IRREGULARIDADES no uso das COTAS PARLAMENTARES, mas um CONGRESSO que não PUNE nem os que DESVIAM MILHÕES, vai fazer o que quanto a isto?

  9. Em tempos de internet gastar com correspondências via Correios é um acinte. E mais, os gastos durante o recesso são verdadeiro descaso e falta de respeito ao cidadão pagador de impostos.

  10. Precisamos votar em gente honesta, que entenda que o dinheiro do povo é para ser gasto com o povo. Estou cansada destes jacus que entram na política para melhorar de vida, às custas do suor dos pagadores de impostos.

    1. É Geraldo, são uma facção criminosa institucionalizada!!! Salvaguardadas as raríssimas e honrosas exceções.

  11. 4- O DR. SÉRGIO FERNANDO MORO, sempre trabalhou exemplar, competente e aplicadamente em área que nem politica é, nunca investiu um centavo sequer em autopromoção e tem a maior aprovação e indução espontânea à candidatura à Presidência da República no país inteiro!!! É só ele querer que ganha de lavada as eleições país afora!!! Porque será, não é mesmo, "congressolândia" e "executivolândia"???!!!...

  12. 1 - Isso CRUSOÉ, contem tudo em todos os detalhes e não nos escondam nada. Na minha casa aprendemos que o erário é sagrado e, que o que é dos outros É dos outros, devendo ser assim indiscutivelmente considerado e absolutamente respeitado. Não importando se 1 centavo ou um milhão, será sempre e inapelavelmente o bem alheio e, portanto intocável.

    1. 4- O DR. SÉRGIO FERNANDO MORO, sempre trabalhou exemplar, competente e aplicadamente em área que nem politica é, nunca investiu um centavo sequer em autopromoção e tem a maior aprovação e indução espontânea à candidatura à Presidência da República no país inteiro!!! É só ele querer que ganha de lavada as eleições país afora!!! Porque será, não é mesmo, "congressolândia" e "executivolândia"???!!!...

    2. 3- E desde quando mandato precisa de ""publicidade" do tipo "marketing"" ???!!!! Cargos públicos precisam de publicidade é no sentido de "acessível ao conhecimento público", o que é aliás, um dos princípios elementares regentes da administração pública!

    3. 2- Torrar um centavo que seja em pleno recesso parlamentar sem justificativa legal, moral e plausível, é roubo sim!!! É preciso acabar com essa mentalidade tacanha de que roubar pouco não é roubo!!! Isso, claro, de acordo com a avaliação de marginais, porque aliás, com esse "pouco", mais de um salário mínimo, arrimos de família tentam miraculosamente sustentá-las inteiras mês após mês! Roubar um alfinete alheio é roubo sim!!! Questão de bons conceitos e de valores éticos e probos.

    1. Antônio Cedraz Oliveira Político no Brasil é sinônimo de malandragem, desfaçatez e de usar dinheiro público como se eles tivessem ganhadado com o suor do seu trabalho. Cambada de vagabundos desavergonhados.

    1. Perdão, Rogerio, realmente interpretei mal o que você escreveu. Estou revoltada, como a maioria deve estar. Todo dia fala-se em valores gastos por políticos e afins enquanto falta $ para o básico do básico. Arrecada-se muito e gasta-se mal. E concordo com você, seria muito bom vermos a lista com os nomes, valores e finalidade especificados, isso sim seria uma matéria bem feita.

    2. A questão é que esses gastos devem estar concentrados em alguns deputados. A matéria deveria indicar quais foram os deputados que mais gastaram nesse período e com o que. Desta forma seria possível fazer uma cobrança efetiva.

    3. Oi Regina. Sim, todo gasto indecente precisa ser noticiado sim. Não estou defendendo esses caras não, longe de mim isso. Mas um gasto médio de 1.160 por deputado, mesmo sendo recesso, não quer dizer nada. Existem custos mesmo no recesso. Agora claro que o nosso dinheiro é muito mal aplicado por eles. O meu comentário foi no sentido de que a matéria é fraca e tende a ser sensacionalista.

    4. Você acha que não há problema por serem gastos equivalentes a "somente $1000 e poucos" cada um enquanto estão em recesso, Rogério? Todo gasto indecente tem que ser noticiado, sim, para sabermos o quanto tiramos desnecessariamente de nosso orçamento para sustentar esses folgados. Ou você não paga impostos, não trabalha mais de 5 meses por ano para manter a tal da máquina pública? E deve pagar plano de saúde, guarda de rua ou segurança de condomínio, escola ou faculdade, etc etc.

    5. Exato. 1160 para cada um dos 513 deputados. Não é tanto assim. Pouco mais de um salário mínimo pra cada. Podia ser pior. O problema é a quantidade de deputados. Eu acho que um por estado estava de bom tamanho. Seriam 27 ao todo. Ou 2, no máximo, por estado. Pensando bem, 1 por região, e que fossem voluntários, Ah, quer saber? Nenhum é melhor. Raça de bandidos!

  13. Fico pensando quando gasta o namoradinho da Fátima Bernardes, também conhecido como deputado federal, nessas andanças com ela por aí. Fico pensando se ele não gasta com ela nosso suado dinheirinho enquanto ela guarda os caraminguás que recebe na Globo. Eu acredito que esses caras são capazes de tudo.

  14. Ė querer demais que esses políticos tenham consciência.Ë pra ostentar poder e sugar os nossos impostos que eles vão pra lá.Pior que não vejo saída, só se empenham naquilo que os beneficiam.O povo que se dane e nas eleições assinam o mecanismo que sabem que funciona.

  15. Boa matéria, Helena. Mas insisto na necessidade que sente o contribuinte, forçado a remunerar a todos, de reduzir o total absurdo de políticos e seus séquitos de parasitas. Nenhum dos chamados poderes da Res Putrida exibe conduta racional. Há excesso de ministérios e estatais no âmbito do Executivo, embora em nada se comparem com as 39 pastas da Dilma guilhotinada. Há senadores e deputados demais. Existe uma exorbitância de políticos togados, com assessorias enormes e injustificáveis.

    1. Claro, amigos, que só falei bobagens. É a minha revolta com esses lixos que comandam o nosso país e dirigem as nossas vidas. 😡

    2. Concordo. 1 presidente, 1 senador por estado, 2 deputado federal por estado. Para os estados 1 governador, 1 deputado por município. Nos municípios 1 prefeito e 1 vereador. Sem vices. Apenas suplentes. No judiciário, reforma drástica também. Iniciando pelo FIM DO STJ e ministros do STF com 4 anos de exercício. Qualquer cargo político eletivo, reeleição apenas uma vez. Depois 8 anos inelegível.

    3. Qual a necessidade do excessivo número de parlamentares que ora integra o Congresso Nacional se as decisões são dos líderes e a pauta é de responsabilidade da presidência da casa. Ter 513 deputados ou 200 é realmente a mesma coisa, então para quê tê-los? Deve ser para representar a Casa no Brasil e exterior; Para compor as comissões; Para melhor encobrir as maracutaias dos partidos... Para quê?

  16. Dinheiro público gasto sem o menor controle, melhor, gasto do dinheiro público sob os auspícios e controle de quem o gastou... Tadinho do povo....

  17. Pseudo consultoria é a maior MALANDRAGEM utilizada pelos "se berço", mal caráter e incompetentes. Notas Fiscais FRIAS é uma peste muito antiga e conhecida dos responsáveis em auditá-las. Bando de safados!

  18. Essa sim é notícia relevante e que mostra ao Brasil que presta o nível de podridão a que o "congresso nacional" chegou. Muito mais importante do que publicar que a Regina Duarte almoçou no bandeijão. Aproveitem o sopro de sensatez e se dediquem a investigar e encontrar respostas para: 1- Quem matou Celso Daniel 2- Quando a Cadáver Insepulto, o Jacques Wagner , o Pimentel e o Gabrielli serão presos? 3- Quem mandou matar o atual Presidente Bolsonaro em 2018? A Globo terá renovada a concessão?

  19. Não entendi onde a jornalista quer chegar : 596.100 para 513 deputados dá 1.161 para cada um. Só isso? Qual o espanto? "Boiei" nessa. Parece até que foi escrito pelo gadelha.

    1. Exatamente o que eu pensei... Assim, os caras gastam pra cacete, isso é fato... Mas nesse caso é irrisório, exceto é claro se o gasto estiver concentrado em meia dúzia, mas a reportagem não fala nada disso... Assim fica parecendo matéria sensacionalista...

Mais notícias
Assine agora
TOPO