Câmara dos Deputados

Depois de um ano, votação relâmpago pelo fim do foro privilegiado

11.12.18 17:58

Uma votação relâmpago aprovou na tarde desta terça-feira, 11, a proposta de emenda à Constituição que acaba com o foro privilegiado, na comissão especial da Câmara (foto) que analisava a medida.

O texto estava para ser votado há um ano na comissão, depois de aprovado na  Comissão de Constituição e Justiça da Casa. A mudança tira o foro privilegiado de mais de 55 mil cargos.

A proposta aprovada garante o foro a cinco autoridades: o presidente da República, o vice-presidente, e os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado e do Supremo Tribunal Federal.

Com o texto aprovado, deixam de ter foro privilegiado em crimes comuns ministros, governadores, prefeitos, chefes das Forças Armadas, todos os integrantes das casas legislativas do país, do Ministério Público, do Judiciário e dos Tribunais de Contas.

A proposta ainda precisa ser analisada nos plenários da Câmara e do Senado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ainda acho que tem uma pegadinha ai!! O senado nao iria aprovar com unanimidade essa PEC. La do tem senadores com falda cheia.Checa direito antagonista. Tem muita farinha nesse angú.

  2. Vou pagar pra ver um juiz ou promotor comparecer a uma delegacia de polícia para responder por uma infração penal que tenha cometido. Como também ser processado por um juiz de primeira instância.

  3. Entenderam o porquê de Renan Calheiros e Rodrigo Maia necessitarem tanto ser Presidentes das respectivas casas legislativas? Sem foro é choro! Remem!!!

  4. Esta é apenas a primeira etapa do processo todo de aprovação! É preciso passar pela Câmara e o Senado antes sanção presidencial! Temos que alertas para que a proposta não seja deformada pelos deputados e senadores!! A vigilância precisa ser mantida!!!

    1. Não devemos alimentar espectativas, aguardemos o que vai rolar.

  5. Vamos conquistando coisas importantes. Parabéns Álvaro Dias pois sabendo onde estamos, através do zapzap nos colocou de prontidão desde a manhã de hoje, fazendo chegar aos congressistas nossas expectativas. Ponte legal. Brasil acima de tudo.

  6. Parece até que os parlamentares fizeram um favor ao país. Não, deputados, era uma obrigação de vocês acabar com essa blindagem nojenta. "Todos são iguais perante a lei", esqueceram isso, deputados? Portanto, não fizeram nada mais que suas obrigações, caríssimos, e põe caros($) nisso deputados.

    1. você realmente acha que nossos políticos "só fazem o serviço que lhes é devido?". Acorda!!! Eles DEVERIAM fazer isso, mas só fazem se proteger!

  7. O foro privilegiado só serviu para proteger criminosos no setor público, se o cara quiser ser servidor público faça seu trabalho com honestidade que não vai precisar de foro nenhum.

  8. Ninguém deveria ter foro privilegiado mas, a aprovação deste projeto representa um bom começo rumo a igualdade entre todos os cidadãos brasileiros.

  9. Pela pressão popular puramente, várias petições, a baixos assinados... Esperamos que no plenário da Câmara não se atrevam a desaprovar! Finalmente estamos evoluindo, só nosso País tinha esta proteção ridícula, coisa de republiqueta corrupta. Agora precisamos aprovar as 10 medidas anti corrupção e algo mais que o Super Moro quiser para limpar nosso País. E vamos ser felizes, rumo a prosperidade e a decência. JK queria 50 anos em 5. JB vai conseguir fazer realizações de 30 anos em 3. Deus grande!

    1. A população tem que pressionar, através de abaixo-assinado, petição, qualquer coisa... Vamos obrigá-los a nos representar na Câmara e no Senado de forma digna, justa, honesta e legítima! Chega de fanfarronice e tenebrosas transações!

Mais notícias
Assine agora
TOPO