Defesa e Forças Armadas rebatem Aziz e falam em postura 'irresponsável'
O ministro da Defesa, general Walter Braga Neto (foto), e os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica criticaram, em nota, o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz, pela declaração de que existem "membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos em falcatruas" no governo federal. O texto afirma que as "acusações" de Aziz...
O ministro da Defesa, general Walter Braga Neto (foto), e os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica criticaram, em nota, o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz, pela declaração de que existem "membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos em falcatruas" no governo federal.
O texto afirma que as "acusações" de Aziz desrespeitaram as Forças Armadas, generalizando esquemas de corrupção. "Essa narrativa, afastada dos fatos, atinge as Forças Armadas de forma vil e leviana, tratando-se de uma acusação grave, infundada e, sobretudo, irresponsável", diz a nota.
A Marinha, o Exército e a Força Aérea Brasileira acrescentaram que "são instituições pertencentes ao povo brasileiro e que gozam de elevada credibilidade junto à nossa sociedade conquistada ao longo dos séculos". "As Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às Instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro."
Aziz fez menção às Forças Armadas durante o depoimento de Roberto Ferreira Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde e ex-controlador de tráfego aéreo da Força Aérea Brasileira, acusado de cobrar propina para fechar contratos para a compra de vacinas pela pasta e de pressionar o servidor Luis Ricardo Miranda de exercer "pressão atípica" pela liberação da importação da Covaxin.
Na oitiva, Ferreira Dias implicou outros nomes ligados às Forças, a exemplo do ex-secretário executivo do Ministério da Saúde, coronel Elcio Franco, e o ex-assessor do Departamento de Logística Marcelo Blanco.
"Olha, eu vou dizer uma coisa: as Forças Armadas, os bons das Forças Armadas devem estar muito envergonhados com algumas pessoas que hoje estão na mídia, porque fazia muito tempo, fazia muitos anos que o Brasil não via membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do Governo. Fazia muitos anos", disse o presidente da CPI.
Poucos minutos depois, Aziz buscou conter danos e declarou que não estava "generalizando". "Infelizmente, para as Forças Armadas brasileiras, que sempre tiveram um papel de destaque, principalmente na minha região, grandes comandantes militares da Amazônia que passaram por lá – e eu tive a oportunidade de conviver com eles, o Eduardo [Braga] teve a oportunidade de conviver – são pessoas brilhantes que contribuíram muito, para todos os efeitos, com o que nós tivemos ali na Zona Franca ou na seca ou na cheia. Então, não é... De forma nenhuma, nós estamos entrando aqui no mérito que as Forças Armadas têm."
Após a manifestação da Defesa e das Forças Armadas, o presidente da CPI foi às redes afirmar que os signatários da nota tentam distorcer sua fala e intimidá-lo. "Não aceitarei! Não ataquei os militares brasileiros. Disse que a parte boa do Exército deve estar envergonhada com a pequena banda podre que mancha a história das forças armadas. Mais uma vez esse grupo se apega a fake news para distorcer os fatos e criar sua narrativa. Mas a verdade sempre aparece", escreveu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Suely
2021-07-09 00:08:07Os militares a serviço do governo fizeram a maior manipulação da verdadeira msg do senador. É só ler desenhando. A grande estratégia é tirar o foco e provocar confusão.
Helio
2021-07-08 14:22:27Com Renan na relatoria , sendo um dos maiores corruptos do Brasil , fica difícil a credibilidade da comissão
Vimar Maddarena
2021-07-08 12:41:49Contra os fatos não há argumentos. Essa é uma verdade insofismável. Por que demitiram os ex comandantes das Forças Armadas? E não digam que é um ato natural porque não é. Bolsonaro está fazendo muito mal ao nosso Brasil.
Odete6
2021-07-08 12:04:09Ah!!! É mesmo??? E porque não discutem como não apoiar um genocida, como tornarem-se as FFFAAA do BRASIL e dos BRASILEIROS e como largar esse broncossauro tresloucado sozinho e, com a posse do vice-presidente, deixarem a DEMOCRACIA FLUIR?????? https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2021/07/08/interna_politica,1284647/militares-discutiram-protestos-e-comunismo-no-pais-em-reuniao-no-planalto.shtml?utm_source=onesignal&utm_medium=push
Roberto
2021-07-08 11:59:50Irresponsável é o apoio a esse governo sem rumo.
ANTONIO
2021-07-08 11:29:42O Omar Aziz fez uma declaração pontual ( não generalizou) a corrupção nas instituições. Tá certo o Aziz.
Celso
2021-07-08 10:50:42Senhores por favor as instituições não são corruptas mas sim seus membros, hoje no Brasil está difícil com os membros que estão na politica toda instituição passa ser corrupta, quanto as forças armadas já deveria ser profissional a muito tempo.
Caetano
2021-07-08 10:23:53Considerar a fala do senador um ataque ás instituições é de tacanhez ímpar. A interpretação possível é que tais instituições são constituidas por vestais ou por corrúptos, dois absurdos.
Francisca
2021-07-08 09:56:21Essa linguagem em certos trechos, parece com os pronunciamentos de Bosonaro.
Marcello
2021-07-08 09:50:25É só os militares não se meterem em cargos no governo! Simples assim!