'Defender o nazismo não é liberdade de expressão', diz Rodrigo Pacheco
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (foto), condenou a defesa do nazismo e declarou nesta quarta-feira, 9, ser "lamentável" que alguns cidadãos preguem tolerância à disseminação de ideias que admitam a existência de regimes ou partidos cujos programas estejam vinculados ao genocídio de grupos populacionais. Pacheco manifestou-se após a veiculação de um episódio do Flow Podcast,...
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (foto), condenou a defesa do nazismo e declarou nesta quarta-feira, 9, ser "lamentável" que alguns cidadãos preguem tolerância à disseminação de ideias que admitam a existência de regimes ou partidos cujos programas estejam vinculados ao genocídio de grupos populacionais.
Pacheco manifestou-se após a veiculação de um episódio do Flow Podcast, apresentado pelo youtuber Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark, que contou com a participação dos deputados federais Kim Kataguiri e Tabata Amaral, do PSB, na noite de segunda-feira, 7.
Na conversa, Kim declarou que a Alemanha errou ao criminalizar o nazismo após o Holocausto, em 1945, e Monark defendeu a admissão ao exercício de um partido como o popularizado por Adolf Hitler.
O presidente do Senado falou sobre o caso ao anunciar a convocação de uma sessão especial em homenagem às vítimas do Holocausto. Pacheco afirmou ser necessário que o Legislativo "sempre atue de forma a não tolerar a disseminação de qualquer ato que atente contra os princípios básicos de uma convivência humana harmoniosa, como o fazem algumas ideologias políticas caracterizadas pelo preconceito, xenofobia e ódio irracional".
O senador acrescentou que todos precisam estar sempre vigilantes para evitar que "fatos como os acontecidos recentemente não voltem a se repetir". "Quem legitima o nazismo afronta a memória das vítimas e dos sobreviventes desse regime e desdenha das atrocidades por ele causadas. Defender o nazismo não é uma justa manifestação da liberdade de expressão. Defender o nazismo é crime", emendou.
Na terça-feira, 8, o procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou a abertura de um procedimento preliminar para investigar se Kim e Monark praticaram o crime de apologia ao nazismo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Marco Antônio de Almeida Ribeiro
2022-02-10 21:39:52Querendo aparecer e chutando "cachorro morto".O Monark falou muita asneira (m*rda mesmo) por desconhecimento histórico e não por apologia ao nazismo. Deveria ser processado e julgado pelas vias legais pelo que falou. Agora vem um monte de gente, idiotas do mesmo nível, tirando proveito da situação, julgando e condenando o sujeito sem nenhuma chance de defesa, exatamente o que o nazismo fazia.
Heitor
2022-02-10 12:10:07Por que as pessoas falam tanto e nazismo? Pelo motivo que antigamente a pergunta era: você acredita em Deus? É uma maneira de pegar alguém de calça curta. O que tem a ver o nazismo com a realidade brasileira? Nada! É só uma pegadinha que deixa muita gente tropeçar nas palavras. Esse podcasts estão à venda. Os apresentadores conhecem o jogo, colocam qualquer armadilha à vista, por exemplo, um patrocinador constrangedor para constranger o ingênuo convidado. É preciso entender o jogo.
Euzenil Maria Nascimento Silva
2022-02-10 10:33:43Que decepção com esse Presidente do Congresso. Orçamento secreto ficou quietinho pois compartilhou desse butim.
Luiz
2022-02-10 09:56:49Verdade, mas, pra ficar completo e perfeito, deveria incluir o comunismo/socialismo. “Seitas” tão assassinas quanto. Mais de 100 milhões de pessoas.
Jose
2022-02-10 08:52:10Bozo disse ser contra o nazismo. Ele está mentindo. Leiam este artigo aqui (https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/08/brasil-vive-escalada-de-grupos-neonazistas-e-aumento-de-inqueritos-de-apologia-do-nazismo-na-pf.shtml) e mais este (https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2011/04/06/neonazistas-ajudam-a-convocar-ato-civico-pro-bolsonaro-em-sao-paulo.htm). O Nazismo é uma parte integral do Bozismo!
Claide
2022-02-10 08:12:37Não vi que Kataguiri tenha feito apologia ao nazismo...o que entendi foi que tudo deva ser discutido para que o nazismo nunca mais ocorra.Querem destruir um político brasileiro que lutou bravamente contra a corrupção na CPI das vacinas..lembram-se? Os políticos BANDIDOS querem criminalizar Moro e Kataguiri. VERGONHA!
Fnc
2022-02-09 23:43:05Esse deputado japonês deve admirar a covardia do Japão contra o povo chinês no século passado. Aliás, de covardia esses japonês entende. Lembram do ataque ao Havai na segunda guerra?
Globo esselixo
2022-02-09 23:09:13Povo chato. Turma de bostas! Não se pode falar mais nada! Vão tomar no cu seus fdps
Amara
2022-02-09 21:55:23Estamos órfãos de bons candidatos. A escala de pecados é gradativamente. Um com mais pecado cabeludo que o outro. Todos são uns hipócritas. Dá vontade de chorar.
Marco
2022-02-09 20:15:34Assim como Bolsonaro amarelou, quando o senador de Sergipe Alessandro Vieira propôs a CPI da Lava Toga e ele e seus filhos trabalharam contra. Esse foi até a gota d`agua para o finado senador Major Olímpio, deixar a base de apoio de Bolsonaro.