Crusoé
08.06.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    Declaração de imposto de Trump indica conflito de interesses, mas não traz nada sobre Rússia

    Uma matéria investigativa do jornal New York Times, que teve acesso às declarações de imposto de renda do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), revelou que ele não pagou impostos em dez dos últimos quinze anos. Isso aconteceu principalmente porque suas perdas foram maiores do que suas receitas. As revelações do jornal também mostram possíveis conflitos...

    Crusoé
    5 minutos de leitura 28.09.2020 10:13 comentários 4
    Donald Trump
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    Uma matéria investigativa do jornal New York Times, que teve acesso às declarações de imposto de renda do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), revelou que ele não pagou impostos em dez dos últimos quinze anos. Isso aconteceu principalmente porque suas perdas foram maiores do que suas receitas. As revelações do jornal também mostram possíveis conflitos de interesses entre suas atividades como presidente e como dono de hotéis, mas não chegaram a mostrar relações obscuras de negócios com os russos.

    "A maioria dos principais empreendimentos de Trump — de seus campos de golfe a seu hotel em Washington — relata perder milhões, senão dezenas de milhões, de dólares ano após ano", diz a reportagem, que continuará trazendo informações nos próximos dias. O jornal diz que parte das receitas que Trump ganhou com o programa de televisão O Aprendiz foram usadas para "tapar buracos" nessas outras operações. Com os negócios em crise, Trump declarou pouco à Receita. Ele pagou 750 dólares de impostos em 2016, ano de sua eleição, e outros 750 dólares no ano seguinte.

    Embora a matéria tenha tido acesso às declarações de imposto de renda, os jornalistas admitem que não conseguiram verificar os prejuízos relatados pelos negócios de Trump. Existe a possibilidade, portanto, de que as perdas tenham sido mascaradas para evitar o pagamento de impostos. Ou que Trump tenha comprado diversas propriedades, principalmente campos de golfe, para não ter de declarar ganhos à Receita. A reportagem também insinua possíveis conflitos de interesses entre a atividade do presidente e seus negócios, que seguiram funcionando depois de ele tomar posse, em janeiro de 2017.

    "Suas propriedades se tornaram balcões de negócios para arrecadar dinheiro diretamente de lobistas, autoridades estrangeiras e outros que buscam tempo, acesso ou favorecimento (na Casa Branca)", diz a matéria. Como exemplo, o New York Times diz que a Associação Evangélica Billy Graham pagou quase 400 mil dólares para sediar um evento em um hotel de Trump em 2017, o primeiro ano de seu mandato.

    Desde a década de 1970, todos os presidentes americanos têm revelado suas declarações de imposto de renda. Trump tem se recusado a fazê-lo, levantando suspeitas. Uma decisão da Suprema Corte deste ano entendeu que o cargo não dá ao presidente imunidade que o isente de divulgar sua declaração, mas alegou que os casos precisam ser bem construídos e enviou as ações que tinham sido iniciadas para as cortes inferiores, o que tomará tempo.

    Uma das suspeitas era a de que Trump tinha algum negócio com a Rússia, o que justificaria sua postura passiva em relação ao presidente russo Vladimir Putin. Segundo o jornal, as informações divulgadas se referem apenas aos dados que Trump revelou à Receita americana, e não incluem toda a sua riqueza. "Eles (os dados) também não revelam quaisquer conexões anteriormente não relatadas com a Rússia", diz o jornal. A matéria afirma que Trump faturou 2,3 milhões de dólares com um concurso de Miss Universo em Moscou em 2013, algo que já era conhecido.

    No total, as receitas que Trump recebeu do exterior somam 73 milhões de dólares. Os valores foram gerados por seus campos de golfe na Escócia e na Irlanda e em acordos de licenciamento nas Filipinas, na Índia e na Turquia.

    O jornal também não conseguiu identificar possíveis pagamentos para a atriz pornô Stephanie Clifford, conhecida como Stormy Daniels. Segundo a atriz, ela recebeu 130 mil dólares para não revelar sua relação com Trump. O valor teria sido repassado pelo advogado Michael Cohen, que admitiu ter feito a transferência. A declaração de imposto de renda de Trump, contudo, não traz informações sobre isso.

    A matéria informa que Trump está em uma negociação com a Receita americana sobre uma restituição de imposto de 73 milhões de dólares que ele recebeu em 2010, referente a pagamentos entre 2005 e 2008. A restituição foi parte de uma política implementada pelo seu antecessor, o democrata Barack Obama. Ao aliviar a situação dos empresários após a crise financeira de 2007 e 2008, Obama pretendia injetar dinheiro na economia. O cheque que Trump recebeu foi contestado pela Receita e atualmente está sendo analisado. Caso Trump seja derrotado, ele terá de pagar 100 milhões de dólares.

    Em resposta a um pedido do New York Times, o advogado das Organizações Trump, Alan Garten, disse que "a maioria, se não todos os fatos parecem imprecisos". Em uma coletiva de imprensa, Trump disse que a reportagem era fake news. O assunto deve entrar no primeiro debate presidencial, marcado para esta terça, 29.

    Parte da discussão nos próximos dias será se Trump cometeu algum delito na sua declaração de imposto de renda. As suspeitas sobre conflitos de interesses sobre grupos que usarem seus hotéis para ganhar influência na Casa Branca ainda precisam ser provadas. As perdas milionárias ao longo de vários anos seguidos arranham a imagem de empresário bem-sucedido que Trump sempre tentou vender. Nos últimos anos, diversos livros publicados também contestaram a fama do presidente como um empresário de sucesso, mas nenhum impacto foi sentido em sua base de eleitores até o momento.

    "A meu ver, nenhum crime foi revelado até agora, ou até mesmo insinuado", opina o cientista político americano Michael Munger, da Universidade Duke. "Na verdade, em 2010, o ano mais problemático, a razão pela qual Trump recebeu um grande reembolso do governo foi porque o presidente Barack Obama quis ajudar seus amigos ricos. Parece que o problema era muito mais com as políticas de Obama do que com as práticas contábeis de Trump."

    Diários

    Oposição questiona pagamento de R$ 168 mil por show em jantar de Lula e Macron

    Guilherme Resck Visualizar

    Crusoé 370: Naufrágio anunciado

    Crusoé Visualizar

    A afobação de Lindbergh Farias no caso Carla Zambelli

    Wilson Lima Visualizar

    Netanyahu na berlinda pode mudar guerra em Gaza

    Duda Teixeira Visualizar

    Embaixada americana condena "condições desumanas" em fábrica da BYD

    Crusoé Visualizar

    Jornalista é alvo de inquérito policial após reportagem

    Redação Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    3 motivos para a família Bolsonaro se calar sobre Zambelli

    3 motivos para a família Bolsonaro se calar sobre Zambelli

    Visualizar notícia
    A afobação de Lindbergh Farias no caso Carla Zambelli

    A afobação de Lindbergh Farias no caso Carla Zambelli

    Visualizar notícia
    Censor na mira

    Censor na mira

    Visualizar notícia
    CIA, Mossad e mais: 7 agências de espionagem em 2025

    CIA, Mossad e mais: 7 agências de espionagem em 2025

    Visualizar notícia
    Crusoé 370: Naufrágio anunciado

    Crusoé 370: Naufrágio anunciado

    Visualizar notícia
    Embaixada americana condena "condições desumanas" em fábrica da BYD

    Embaixada americana condena "condições desumanas" em fábrica da BYD

    Visualizar notícia
    Estorvo ambulante

    Estorvo ambulante

    Visualizar notícia
    Jornalista é alvo de inquérito policial após reportagem

    Jornalista é alvo de inquérito policial após reportagem

    Visualizar notícia
    Naufrágio anunciado

    Naufrágio anunciado

    Visualizar notícia
    Nikolas Ferreira em uma palavra

    Nikolas Ferreira em uma palavra

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Barack Obama

    Donald Trump

    Estados Unidos

    Imposto de renda

    Michael Cohen

    O Aprendiz

    Rússia

    Stephanie Clifford

    Stormy Daniels

    < Notícia Anterior

    Setor de açúcar e etanol espera mais de Ernesto Araújo

    28.09.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Lideranças do Congresso e Jair Bolsonaro discutem texto da reforma tributária

    28.09.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (4)

    Joaquim

    2020-09-28 14:42:00

    Isso mostra como não só Trump e a maioria dos bilionários mundiais escondem suas fortunas singrando impostos. Crusoé vamos fazer matérias iguais aqui no Brasil. Que sejam com FHC, Aécio, irmãos JBS, Eike Batista, Luciano Hulk, Rede Globo, João Doria é uma infinidade de artistas, personalidades e empresas de todos os tipos. Talvez assim a classe operária pague menos tributos.


    Alberto, o de sempre

    2020-09-28 14:14:38

    Duda Teixeira, o New Yourk Times "is just another piece of leftist shit", do mesmo n;ivel da Crusoé e dos esquerdopatas que nela defecam pelos dedos. Qual é o interesse que vocês tem em só publicar aquilo que é desfavorável ao melhor presidente que os Estados Unidos já teve desde que Ronald Reagan deixou o cargo? Ahh, já sei. É o mesmo que vocês tem em só publicar o que desfavorece o melhor presidente do Brasil desde que a corja petista foi surrada nas urnas. Vai fazer algo útil, Duda.


    MARCOS

    2020-09-28 12:18:55

    Essa é para comentar: Um bilionário (Trump) pagou 750 dólares de imposto (ano). No Brasil quem ganha dez mil por mês paga 4400 DÓLARES por ano.


    Jose

    2020-09-28 10:33:12

    Trump la, Bozo aqui. As mesmas estratégias, a mesma mediocridade e o mesmo resultado: milhares de vidas sacrificadas! A quem eles servem?


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (4)

    Joaquim

    2020-09-28 14:42:00

    Isso mostra como não só Trump e a maioria dos bilionários mundiais escondem suas fortunas singrando impostos. Crusoé vamos fazer matérias iguais aqui no Brasil. Que sejam com FHC, Aécio, irmãos JBS, Eike Batista, Luciano Hulk, Rede Globo, João Doria é uma infinidade de artistas, personalidades e empresas de todos os tipos. Talvez assim a classe operária pague menos tributos.


    Alberto, o de sempre

    2020-09-28 14:14:38

    Duda Teixeira, o New Yourk Times "is just another piece of leftist shit", do mesmo n;ivel da Crusoé e dos esquerdopatas que nela defecam pelos dedos. Qual é o interesse que vocês tem em só publicar aquilo que é desfavorável ao melhor presidente que os Estados Unidos já teve desde que Ronald Reagan deixou o cargo? Ahh, já sei. É o mesmo que vocês tem em só publicar o que desfavorece o melhor presidente do Brasil desde que a corja petista foi surrada nas urnas. Vai fazer algo útil, Duda.


    MARCOS

    2020-09-28 12:18:55

    Essa é para comentar: Um bilionário (Trump) pagou 750 dólares de imposto (ano). No Brasil quem ganha dez mil por mês paga 4400 DÓLARES por ano.


    Jose

    2020-09-28 10:33:12

    Trump la, Bozo aqui. As mesmas estratégias, a mesma mediocridade e o mesmo resultado: milhares de vidas sacrificadas! A quem eles servem?



    Notícias relacionadas

    Oposição questiona pagamento de R$ 168 mil por show em jantar de Lula e Macron

    Oposição questiona pagamento de R$ 168 mil por show em jantar de Lula e Macron

    Guilherme Resck
    07.06.2025 10:00 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé 370: Naufrágio anunciado

    Crusoé 370: Naufrágio anunciado

    Crusoé
    07.06.2025 08:00 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    A afobação de Lindbergh Farias no caso Carla Zambelli

    A afobação de Lindbergh Farias no caso Carla Zambelli

    Wilson Lima
    06.06.2025 16:18 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Netanyahu na berlinda pode mudar guerra em Gaza

    Netanyahu na berlinda pode mudar guerra em Gaza

    Duda Teixeira
    06.06.2025 16:14 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Redação Brasília

    SAFS Quadra 02, Bloco 1,
    Ed. Alvoran Asa Sul. — Brasília (DF).
    CEP 70070-600

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso