Casa Branca

Decisão da Suprema Corte sobre imposto de renda ainda não é derrota para Trump

09.07.20 20:09

A Suprema Corte dos Estados Unidos anunciou nesta quinta, 9, decisões em dois casos que pediam a divulgação da declaração de imposto de renda do presidente Donald Trump (foto). Nos dois casos, por um placar de 7 a 2, os magistrados entenderam que a presidência não dá a Trump imunidade para que ele se recuse a entregar seus dados.

O anúncio, contudo, não diz que Trump deve fazê-lo. Os casos foram enviados para as cortes inferiores, as quais deverão analisar os processos seguindo um padrão mais rigoroso do que foi usado até agora. Será preciso, por exemplo, provar que a informação desejada é necessária e que não pode ser obtida de outra maneira. A Suprema Corte também entendeu que convocar o presidente a depor pode prejudicar o seu desempenho no cargo. Sendo assim, Trump poderá alegar isso em sua defesa no futuro.

Com essas ressalvas, uma sentença final exigindo que Trump revele seus dados financeiros dificilmente acontecerá antes da eleição de novembro. Possíveis conflitos de interesses entre sua vida de empresário e o cargo de presidente não serão revelados a tempo do pleito.

No Twitter, o presidente criticou a decisão. “Isso tudo é uma perseguição política. Agora tenho que continuar lutando em uma Nova York politicamente corrupta. Não é justo com esta presidência ou administração!”, escreveu Trump.

Mais notícias
Assine agora
TOPO